Wikipédia:Incrementalismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Incrementalismo é uma filosofia de wikipedistas que acreditam que com o aumento na quantidade de artigos ao longo do tempo, itens que uma vez foram considerados insuficientemente notórios para terem artigo poderão eventualmente ter notabilidade o suficiente para ter uma página.

Os incrementalistas acreditam que um artigo pode ser considerado inapropriado por falta de notoriedade do seu assunto quando o escopo da Wikipédia é pequeno. Conforme o escopo aumenta, entretanto, ele pode não mais ser considerado não-notório. Por isso, se espera que incrementalistas mudem sua atitude com tipos específicos de artigo ao longo do tempo, passando de mais delecionista para mais inclusionista, e também esperam que os critérios de notoriedade da Wikipédia mudem do mesmo modo.

Por essas razões, incrementalistas tendem a não ver os critérios de notoriedade da Wikipédia como escritos em pedra, esperando que eles mudem conforme a Wikipédia cresça. Eles achariam estranho que uma Wikipédia com algumas centenas de artigos tivesse o mesmo critério de notoriedade que uma com várias dezenas de milhares de artigos, ou uma com dezenas de milhares de artigos ter o mesmo critério que uma com mais de um milhão de artigos.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

Em termos de inclusão e exclusão de artigos, os incrementalistas podem agir mais como delecionistas - ou pelo menos fusionistas - quando a Wikipédia é pequena, e mais como inclusionistas quando ela cresce. O voto dos incrementalistas muitas vezes refletem um sentimento de "apagar ou fundir agora, mas sem objeções a recriar como um artigo separado em algum momento no futuro".

Os incrementalistas então se situam no meio termo entre delecionistas e inclusionistas, entendendo que "A Wikipédia não é de papel", mas também desejam evitar fancruft ao menos até um momento em que os artigos mais importantes já estiverem desenvolvidos. Artigos sobre pessoas, lugares, e conceitos de pouca importância podem ser perfeitamente aceitáveis para a Wikipédia nessa visão, mas apenas como artigos posteriores - a prioridade deve sempre ser dada aos assuntos mais notáveis quando possível.

Os incrementalistas compartilham alguns fatores com o inclusionismo e eventualismo e com padrões legais para assumir a inocência. Um artigo, conforme ele melhore, pode mostrar que um assunto é merecedor de inclusão antes do que se pensava vendo o seu esboço. É importante notar, entretanto, que alguns esboços quando editados podem simplesmente revelar que o assunto tem pouca importância. Um incrementalista não teria problemas em apagar esses artigos.

O incrementalismo é largamente consistemente com o eventualismo, apesar dos dois terem razões diferentes para as suas visões similares. Enquanto o eventualista acredita que o valor da Wikipédia aumenta com o tempo e com o movimento para uma completude nunca alcançável, um incrementalista acredita que o mesmo processo vai inevitavelmente fazer com que informações que foram uma vez julgadas como não-notórias serem vistas como mais notórias. Assim, é perfeitamente possível para um wikipedista ser eventualista e incrementalista.