Wikipédia:A Wikipédia não é o lugar para publicar seu currículo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um artigo da Wikipédia não é uma compilação de méritos, realizações, carreiras, filmes, livros, prêmios, estudos, atividades ou algo semelhante

Promover-se com a Wikipédia[editar código-fonte]

A Wikipédia, por sua grande visibilidade, tornou-se uma plataforma desejável para quem deseja divulgar um grupo, serviço ou site: grupos de rock, empresas de web design, currículos pessoais, fóruns, blogs, etc. No entanto, por sua própria natureza como uma enciclopédia, a Wikipédia é seletiva quanto às informações que armazena e apresenta.

A Wikipédia certamente não possui regras fixas, mas isso não significa que tudo seja válido. Por exemplo, há verbetes sobre grupos de rock: The Beatles ou sobre os escritores Gabriel García Márquez, que, embora não existam mais e não criarão mais, suas realizações alcançaram a relevância enciclopédica necessária para perpetuar-se na Wikipédia.

Desse modo, não há lugar para um artigo que seja uma lista mais ou menos extensa de realizações de uma personagem, onde seus estudos, prêmios, exposições, romances, álbuns ou artigos sejam detalhados, sem mais contexto do que uma relação que nem adiciona nada ao artigo nem o torna relevante.

A Wikipédia não é o lugar para ser conhecido ou promovido,
logo:
A Wikipédia não é o lugar para publicar seu currículo


Alguns aspectos para manter em mente[editar código-fonte]

Antes de decidir postar seu currículo na Wikipédia, tenha em mente algumas das seguintes considerações:

  1. Ninguém vai ler seu currículo na Wikipédia. Porque se suas conquistas são importantes, você não precisa publicá-las aqui. E se não forem, então você pode ter delírios de grandeza.
  2. Se as pessoas lerem seu currículo na enciclopédia, certamente não mostrarão interesse em você, porque ninguém quer contratar alguém desesperado o suficiente para postar seu currículo na Wikipédia. Pergunte a si mesmo: publicar seu currículo na enciclopédia realmente lhe renderá algum crédito notável?
  3. Se você está buscando reconhecimento pessoal postando seu currículo aqui, saiba que você corre o risco de ser ridicularizado por outras pessoas, ao invés de levá-lo a sério. Publicar seu currículo na Wikipédia não lhe renderá nenhum reconhecimento extra.
  4. A Wikipédia é, por definição, uma enciclopédia gratuita onde qualquer pessoa pode editar. Se você colocar seu currículo aqui, correrá o risco de ser editado por qualquer pessoa, portanto, é um claro convite para que pessoas que você não conhece adicionem ou removam impiedosamente coisas importantes de sua carreira. Você realmente quer passar por esse transe?
  5. Você também pode estar interessado em ler esta política sobre como identificar um conflito de interesse.