Wikipédia:Não seja um avestruz – Wikipédia, a enciclopédia livre

Quando em pé corretamente, os avestruzes têm um largo campo de visão. Tente emular isto.

Nomear artigos para eliminação pode ser às vezes uma ação controversa. Artigos de autores notáveis, cientistas e artistas têm sido nomeados para eliminação simplesmente porque os proponentes não tinham ouvido deles e, o que é mais importante, não se deram ao trabalho para investigar o sujeito.

É importante para os editores que criam artigos citar fontes fiáveis e afirmar a significância. Contudo, os recém-chegados muitas vezes precisam de ajuda. Wikipedistas experientes sabem disso e devem atuar consequentemente.

Não seja um avestruz.

Não ponha sua cabeça na areia.

Não mantenha sua cabeça na areia.

Só porque você não sabe o que é o sujeito de um artigo não significa que ele não tem mérito de inclusão na Wikipédia. Não devemos fazer nossos próprios julgamentos sobre a importância de um tópico, usamos fontes fiáveis em vez disso. Assuma a boa fé dos novos editores. Uma pequena pesquisa sobre um tópico que você pouco conhece tomará quase tanto tempo como levar um artigo para eliminação. Uma vez que foi esclarecido que um artigo satisfaz as regras, não há nenhuma razão em avançar com a eliminação.

  • Se o contexto parecer pouco conhecido ou não-notável, considere primeiro se o artigo ou a lista são um desmembramento necessário de um ou mais artigos principais ou série de listas. Pense se a eliminação do sub-tópico interromperia a natureza coesiva total do tópico principal.
  • Antes de nomear um artigo recentemente criado, por favor considere que muitos bons artigos começaram a sua wikivida de forma bastante ruim. Se o artigo puder ser melhorado, isto é normalmente preferível à eliminação. A menos que ele seja obviamente um caso desesperado, considere compartilhar suas reservas com o criador do artigo, mencionando suas preocupações na página de discussão do artigo, e/ou adicionando uma etiqueta como {{Reciclagem}} em vez de propor a eliminação; isto pode ser preferível se o artigo tiver algum conteúdo útil.
  • Ler e entender a política de eliminação da Wikipédia, que explica justificativas válidas para eliminação.
  • Familiarizar-se com as recomendações frequentemente citadas, como de biografias, de músicas, sobre ficção, sobre política, sobre conflito de interesses além de outros.
  • Ler a página de discussão do artigo, que pode fornecer razões por que o artigo deva ou não ser eliminado.
  • Fazer um teste de busca sobre o tópico do artigo. Esta técnica é usada por sustentadores para extirpar disparates, ficções, teorias pessoais e hipóteses. Também é usado para apurar se um tópico tem interesse suficiente para merecer inclusão na wiki.
  • Clicar em "artigos afluentes" na barra de ferramentas do artigo, para ver como a página é usada e referida dentro da Wikipédia.
  • Preferir criar uma página de redirecionamento útil ou proposta de fusão ao invés de eliminação. Nenhuma dessas ações necessitam uma eliminação de página.
  • Confirmar que o artigo não se encontra nos critérios de Wikipédia:Eliminação rápida ou Wikipédia:Páginas para eliminar.