Wikipédia:WikiCeticismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

WikiCeticismo é uma filosofia praticada por wikipedistas que duvidam do sucesso da Wikipédia. Mais genericamente, é a aplicação do ceticismo a criação, desenvolvimento, e manutenção de fontes de informação e educação online e colaborativas como a Wikipédia, Wikilivros, classes da Wikiversidade, definições do Wikidicionário, e assim por diante. O ponto cardinal de todas as formas de ceticismo é a rejeição dos axiomas, pressuposições conclusivas, e preceitos particularmente quando são uma sabedoria vinda de dogmas e ortodoxias institucionais.

O WikiCeticismo é o meio termo entre a WikiFé, que crê no modelo wiki, e o Anti-wiki, que deseja aplicar conceitos opostos.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

Um WikiCético é um forte apoiador do princípio que a Wikipédia vai contra a natureza humana. Eles acreditam que o individual fará decisões tão erradas quanto a opinião popular. Eles também argumentam que por causa da ambiguidade entre Wikidemocracia e Wikindividualismo, construir uma enciclopédia online livre é uma impossibilidade.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

É um ponto de vista em contraste com o Wikindividualismo e a Wikidemocracia.