Wikipédia:Negue reconhecimento – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nunca alimente os trolls

Verdadeiros vândalos e trolls (distinguidos dos usuários que efetuam pequenos vandalismos) normalmente sofrem de alienação crônica e impotência real ou percebida, e buscam reconhecimento e infâmia por meio da interrupção e frustração da comunidade e do projeto Wikipédia. Tais usuários experienciam a atenção excepcional como empoderamento, reconhecimento, e encorajamento. Isso é particularmente verdadeiro para aqueles vândalos prolíficos que foram imortalizados em páginas da Wikipédia, meticulosamente catalogadas por categorias, visadas por predefinições dedicadas, e, assim, tornam-se uma parte notável da cultura wiki.[1]

Encorajamento[editar código-fonte]

Essa glorificação do vandalismo através da infâmia encoraja memes de internet através do reforço, onde usuários imitam métodos de vandalismo notórios ou únicos para diversão, para compartilhar a infâmia, ou para a emoção de desafiar as autoridades e/ou interferir no trabalho de outros usuários. Negar o reconhecimento e infâmia neutraliza motivadores primários comuns para vandalismos e disrupção.

A exposição midiática do vandalismo na Wikipédia parece convidar o aumento do vandalismo. Quando uma pessoa escreve em um jornal, ou diz na televisão que é fácil inserir absurdos na Wikipédia, invariavelmente um número de imitadores querem ver por sua conta, e acreditam que são "hackers". Fazer com que esse problema pareça mais importante do que realmente é reforça esse comportamento (veja retroalimentação positiva).

Continuar a lidar com vandalismos[editar código-fonte]

Algum material ainda será válido ao lidar com vandalismos, então isto não é sobre fingir que o vandalismo não existe. Em vez disso, informações sobre vandalismos devem ser analisadas criticamente: primeiro, se tem um valor real; então, se esse valor realmente é superior a qualquer prejuízo resultante da publicidade daquele vândalo/vandalismo. Afirmar que certo indivíduo está envolvido em vandalismo muito óbvio provavelmente não permite um melhor reconhecimento ou resposta a esse vandalismo, apenas acrescenta à "lenda" de um vândalo específico. Por outro lado, documentar uma nova forma de vandalismo de modo neutro como Wikipédia:Vandalismo#Tipos de vandalismo garante uma conscientização adequada da existência daquele vandalismo.

Como mitigar vandalismos[editar código-fonte]

Se você vir uma página informativa sobre vândalos ou vandalismo que você acha que não têm propósitos práticos,

  • Se a página é vandalismo puro, ou um ataque pessoal óbvio (nesse caso, remova todo o conteúdo antes), marque com {{ER|20|2=~~~~}};
  • Do contrário, reverta ou branqueie a página silenciosamente. Reserve a eliminação por consenso para assuntos sérios, notando que uma discussão de alta visibilidade de um vandalismo é o oposto de "negue reconhecimento".

Páginas de usuário de usuários bloqueados indefinidamente (exceto fantoches), que não possuem propósito prático, podem ser nominadas para eliminação como tal após pouco tempo.[2] Lembre-se que isso não é uma regra de eliminação rápida, a não ser que a página seja vandalismo puro, ou um ataque pessoal.

Páginas similares:

Páginas contrastantes:

Notas de rodapé[editar código-fonte]

  1. Um exemplo notável é um vândalo pedindo para que sua própria página de abuso contumaz seja criada (em inglês) - esse mesmo usuário havia anteriormente capturado os vandalismos de suas contas-fantoche e adicionado estas a outras páginas de abuso contumaz.
  2. Endereços IP armazenados para usuários registrados são armazenados no sistema por pouco tempo; categorizar um usuário após esse período não serve propósito algum.

Leitura adicional[editar código-fonte]