Wikipédia:Não destrua a casa enquanto ela está sendo construída – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um artigo esboço ou com problemas é como um casa sobre construção. Ajude a construir, não a destrua!
Por vezes, editores criam apenas o trabalho básico, com a intenção de voltar pra melhorar, ou para outros fazerem o melhoramento
Um homem tenta construir uma casa. Ele tem alguns de seus vizinhos que o ajudam. Eles estão trabalhando bem e organizados, como você esperaria de pessoas que estão tentando construir uma casa.
Pouco depois, um inspetor de construção aparece. "Essas escadas não parecem estar certas", o inspetor diz, puxando uma fita métrica, "e por essas medidas, elas não são largas o suficiente."
Os construtores respondem: "As escadas ainda não estão prontas."
O inspetor segue. "Essa parede não está bem suportada", o inspetor diz.
"Claro que não", o construtor responde. "Nós ainda não acabamos ela."
"E veja!" o inspetor diz. "Não há telhado! O dono dessa casa vai ficar mesmo com raiva quando chover."
"Eles não vão!" o construtor responde, "porque quando a casa estiver pronta haverá um telhado!"
O inspetor ignora ele. "Essa casa não está boa, construtor. Ela precisa ser derrubada." No dia seguinte ele envia uma pessoa para demolir a casa.

Assim como nessa história absurda, nós como Wikipedistas devemos olhar para a casa que nós estamos construindo. A Wikipédia, a potencial "soma de todo o conhecimento humano", como uma regra geral, é um trabalho em andamento. A Wikipédia não é publicada toda de uma vez. Ela evolui e cresce. Todos os artigos ainda estão sendo construídos, mesmo que lentamente. Roma não foi construída em um dia, nem os artigos poderão ser criados em estado perfeito.

Um prédio, como um artigo, demora tempo para ser criado. Imagine se esse prédio tivesse sido constantemente destruído enquanto estava sendo construído?

Quando um artigo está sendo escrito, e as fontes estão sendo encontradas e validadas, ele será pequeno e, em sua maior parte, sem referências e com pouca informação. Isso é, obviamente, chamado de esboço. Esboços são esboços porque eles ainda precisam ser expandidos.

Algumas vezes, aparecerão um artigo ou um grupo de artigos que estarão sem muita informação. Por vezes não serão nada além de cruft que devem ser removidos. Mas outras vezes é apenas um artigo em progresso. Ao invés de colocar o artigo para eliminação, tente expandi-lo.

Você conhece o assunto em questão? Ao invés de eliminá-lo, vá e procure fontes. Se não, procure alguém que conhece o assunto. Ou, se você se sentir confiante, vá e pesquise sobre isso e se torne um especialista no assunto você mesmo, para que assim você encontre as fontes muito mais facilmente.

Assim como a casa, o conhecimento leva tempo para se construir. Não seja o inspetor, erguendo os problemas antes de o produto estar sequer apresentável. Você não pode esperar que todo artigo esteja completo quando ele é escrito pela primeira vez. Se fosse assim, a Wikipédia teria falhado há muito tempo. Tente não esquecer o espírito da Wikipédia: compartilhar o conhecimento.