Wikipédia:Predefinição de navegação – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma predefinição de navegação (em inglês: navbox, topicbox) é um agrupamento de ligações internas usadas em vários artigos relacionados para facilitar a navegação entre eles. A edição de uma navecaixa, como também é chamada, é feita em um local central: a página da predefinição.

Os artigos linkados na navbox devem ter uma certa proximidade de temas de modo que quem consulte uma das páginas possa ter interesse em consultar as outras. Devem ser evitados navboxes que agrupem muitos temas diferentes apenas por se localizarem na mesma região (principalmente quando a navbox acaba ficando muito grande); por exemplo, quem consulta o artigo de uma faculdade da cidade dificilmente terá interesse em ler sobre as praias dessa cidade ou os templos da região. A menos que o tema da navbox permita essa mistura de temas (p. ex., pontos turísticos), isso deve ser evitado.[1]

A categoria !Predefinições de caixas de navegação é a categoria-mãe desse tipo de predefinição. Alguns WikiProjetos mantêm uma lista de suas predefinições de navegação.

Propriedades[editar código-fonte]

O estilo de qualquer navbox depende de seus artigos, de como ela pode ser mais intuitivamente apresentada, e convenções estabelecidas previamente, como as de acessibilidade.

Navboxes fornecem navegação dentro da Wikipédia[editar código-fonte]

  • O objetivo não é colocar o máximo possível de artigos relacionados em um único espaço. Pergunte a si mesmo, isso ajuda o leitor a ler os tópicos relacionados? Pegue dois artigos quaisquer da navbox. Um leitor realmente se interessaria em ir de A para B?
  • As navboxes devem ser mantidas em um tamanho pequeno, pois navboxes grandes tem um baixo valor de navegação.[1] Para navegação entre muitos artigos, considere:
    • Dividi-los em múltiplas e menores navboxes para cada subtópico. Por exemplo, en:Template:EMD diesels lista todos os modelos de locomotivas diesel construídas por uma empresa, mas é muito grande para ser transcluída em cada um dos seus artigos. Por outro lado, as seções individuais da navbox foram divididas em navboxes próprias: en:Template:EMD GPs, en:Template:EMD SDs, etc.
    • Faça o mesmo que acima usando uma única navbox, usando ParserFunctions.
    • Faça o link apenas para os artigos imediatamente relacionados enquanto esconde o resto, como no caso de Johnny Cash.
    • Evite repetir links para o mesmo artigo dentro de uma navbox (e se o fizer, utilize sempre o mesmo texto, por questões de acessibilidade).
  • Elas não devem ser muito pequenas. Uma navbox com poucos links pode ser facilmente substituída por seções "Ver também" ou links para {{artigo principal}} e {{vertambém}} dentro das seções dos artigos.
  • Navboxes não devem fornecer ligações externas para outros websites.

Navboxes fornecem navegação entre artigos existentes[editar código-fonte]

  • Ligações e redirecionamentos vermelhos devem ser evitados normalmente, a menos que sejam muito provavelmente desenvolvidos em artigos. As ligações vermelhas podem ser retidas em modelos de navegação que representam um conjunto de dados bem definido e completo (divisões geográficas, eventos anuais, filmografias, etc.), onde a exclusão de ligações vermelhas deixaria um resultado incompleto e enganoso. Mesmo assim, os editores são encorajados a criar o artigo primeiro.
  • Texto não linkado deve ser evitado (exceto em títulos e subtítulos), podendo ser mais apropriado para o artigo ou uma lista.[2]
  • Ligações externas devem ser incluídas nos artigos apropriados, ao invés da navbox.
  • Nota: Em navboxes sobre conjuntos musicais, pode ser apropriado listar todos os membros do conjunto, a fim de evitar a percepção de que o conjunto é um ato solo, dado que apenas um membro do conjunto seja notável.

Navboxes fornecem navegação entre artigos relacionados[editar código-fonte]

  • Se a relação entre os artigos não está estabelecida por fontes confiáveis no artigo, então provavelmente é melhor não ligar os artigos.
  • Para tópicos complexos em ciência, tecnologia, história, etc, uma navbox pode fornecer uma introdução compreensiva sobre o tópico. Por exemplo, en:Template:Wind power possui ligações para tópicos de apoio e subsidiários que fornecem um background e contexto necessário para o entendimento do artigo principal Wind power. Embora o artigo principal Wind power já possua essas ligações no texto, os artigos de apoio são menores e o seu texto pode não colocá-los em um contexto apropriado entre si. Usuários que trabalham nos artigos de apoio isoladamente podem não perceber esse contexto. As navboxes fornecem um modo fácil para os artigos de suporte, mesmo quando eles começam como esboço, para aderir instantaneamente a estrutura conceitual do artigo principal.

Navboxes não devem ser decorativas arbitrariamente[editar código-fonte]

  • Deve haver uma justificativa para a navecaixa não seguir o padrão estabelecido de cores e estilos, e tais modificações não devem prejudicar a acessibilidade do conteúdo.
  • Há dois estilos básicos:
    • Do lado direito do artigo, usando {{sidebar}}
    • No rodapé, usando {{navbox}}
      • A largura da navecaixa deve ser 100%, a não ser que a convenção para esse tipo de artigo diga o contrário. O artigo fica com uma aparência inconsistente se múltiplas navecaixas em um mesmo artigo possuírem larguras variadas.
  • A inserção de imagens deve levar em conta que:[3]
    • Imagens de uso restrito não devem ser inseridas em navecaixas.
    • Imagens pouco relacionadas ao tema não devem ser inseridas em navecaixas.
    • Imagens que comprometam o leiaute da navecaixa (por exemplo, aumentando o tamanho da linha do texto, vide exemplos 1, 2 e 3) devem ser ajustadas, senão eliminadas.
    • Navecaixas que já possuem muitas hiperligações (por isso já estão grandes) não devem comportar imagens, pois elas aumentarão o tamanho já considerado grande (vide exemplos 1, 2, 3, 4 e 5).

Predefinições de base[editar código-fonte]

Comparação das predefinições de navegação
Desmontável Cor de cabeçalho Imagem Grupos Parâmetro/s
de estilo (corpo)
Exemplos
{{Navbox}} desmontável navbox Esquerda/direita do corpo Sim Sim
{{Navbox com grupos anexos}} desmontável navbox Esquerda/direita do corpo e/ou em cada lista Sim Sim
{{Navbox with columns}} desmontável navbox Esquerda/direita de colunas Não Sim
Atributos desmontáveis
Tipo Classes CSS JavaScript Desmonta-se quando Estado inicial
personalizado
Aninhamento
Tabelas expansíveis collapsible Definido em MediaWiki:Gadget-ElementosOcultaveis.js 2 ou mais autocollapse na página Sim Sim

Há também a predefinição:Barra de navegação.

Tipos específicos[editar código-fonte]

Navecaixa lateral[editar código-fonte]

A caixa lateral, ou barra lateral, é uma predefinição para você estabelecer navegação na porção direita das páginas, geralmente em artigos sobre temas mais abstratos e naqueles em que ilustrações são mais raras. Para criar uma caixa lateral, é usada a {{Sidebar}} ou {{Sidebar with collapsible lists}}.

Caixa de sucessão[editar código-fonte]

A caixa de sucessão é uma predefinição para você criar uma linha de sucessores de títulos (como presidentes, reis, ditadores, etc). Para criar uma caixa de sucessão, é usada a {{Caixa de sucessão}}.

Caixa de campanha[editar código-fonte]

A caixa de campanha é uma predefinição para você estabelecer navegação dentro de infocaixas, em geral, muito comum em batalhas para listar aquelas que compuseram uma guerra. Para criar uma caixa de campanha, é usada a {{Campaignbox}}.

Referências