Wikipédia:Estar aqui para construir uma enciclopédia – Wikipédia, a enciclopédia livre

O objetivo da Wikipédia é criar uma enciclopédia bem escrita e confiável tal qual Encyclopaedia Britannica mostrada aqui...exceto que a Wikipédia é muito, muito maior: enquanto a Britannica tem em torno de 120 mil artigos, a Wikipédia lusófona já tem mais de 1 milhão de artigos.

Um pilar central da Wikipédia é que esta é uma enciclopédia e uma comunidade de editores que a constrói. Isto significa que um editor está aqui primariamente para ajudar a melhorar os artigos e o conteúdo de enciclopédia, além de fazer contribuições construtivas em discussões da comunidade e nos processos focados na melhoria do funcionamento do projeto e da qualidade do conteúdo, fazendo isto alinhado com as fronteiras definidas, as políticas e a missão mais ampla. Por ser uma comunidade colaborativa, na Wikipédia os editores cujas agendas pessoais e ações pareçam conflitar com o seu propósito enciclopédico correm o risco de terem seus privilégios de edição revogados.

A expressão "aqui para construir uma enciclopédia" é uma regra de longa data usada para distinguir usuários e páginas construtivos daqueles não construtivos. Foi escrita várias vezes nos Cinco Pilares da Wikipédia e em versões mais velhas da Política de Bloqueio.

Quando um(a) usuário(a) está aqui para construir uma enciclopédia[editar código-fonte]

Sinais de que um usuário está aqui para construir uma enciclopédia incluem:

Interesse e melhorias genuínos.
Um interesse genuíno em melhorar o conteúdo enciclopédico (artigos e mídia). Isto frequentemente envolve uma ampla gama de interesses e edições/escrita de artigos substanciais ou outras atividades significativas (exemplos: programação, patrulhamento ou wikignomeamento). Pode também incluir melhorias construtivas significativas aos processos que estão envolvidos em melhorar o conteúdo, ou mitigar e reduzir problemas que causam contribuições negativas à Wikipédia.
Respeito aos padrões de edição centrais.
Comportamento de acordo com as políticas centrais acordadas ao editar, incluindo as políticas de conteúdo e de comportamento.
Foco na construção da enciclopédia.
Contribuições não-relacionadas a enciclopédia mantidas em nível limitado, em comparação com contribuições diretamente construtivas à enciclopédia ou seus processos editoriais

Quando um(a) usuário(a) não está aqui para construir uma enciclopédia[editar código-fonte]

Indicações de que um usuário claramente não deve estar aqui para construir uma enciclopédia incluem:

Autointeresse estreito e/ou promoção de si mesmo e seus negócios.
Atividade de escrita de artigo estreitamente autointeressada ou promotiva (veja WP:CDI).
Trata edições como campo de batalha.
Promoção pessoal excessiva, importação ou exportação de disputas, agressividade repetida hostil e coisas do tipo podem sugerir que um usuário está aqui para brigar, ao invés de para construir uma enciclopédia. Um usuário cuja raiva tenha tornado-o obsessivo pode descobrir que brigar se tornou seu foco, não a elaboração da enciclopédia.
Comportamentos desonestos e trapaceiros.
Subversão do sistema, socking, e outras formas de desonestidade editorial. A Wikipédia funciona de um forma especialmente baseada na confiança e na boa fé. Tais atividades minam essa confiança e sugerem outros motivos, como o "lulz" (diversão pela destruição, ou schadenfreude), ou uma completa falta de interesse na prática de boas condutas editoriais.
Agenda de longo prazo inconsistente com a construção de uma enciclopédia.
Usuários que, baseando-se numa evidência substancial relacionada à Wikipédia, parecem querer privilégios editoriais apenas para legitimar promoção pessoal. Por exemplo, engajarem-se em edições básicas não tanto para "construir uma enciclopédia", mas mais para poderem afirmar que são "editores produtivos"... quando suas palavras ou ações indicam motivações de longo prazo inconsistentes com "estar aqui para construir uma enciclopédia".
Interesse em ganhar o máximo de privilégios ou estatutos possíveis (ou focar-se demasiado em privilégios no geral).
Ver artigo principal: Wikipédia:Colecionar chapéus
Usuários que querem ganhar tantos estatutos quanto forem possíveis, ou que focam um monte de atenção em ganhar tais privilégios. Ainda que ter estatutos não seja negativo em geral, focar-se nos estatutos como direito, e não como privilégio, é distrativo e não é o objetivo dos privilégios de usuários.