Wikipédia:Anti-wiki – Wikipédia, a enciclopédia livre

Anti-wiki é uma filosofia praticada por wikipedistas que são contra os princípios intrínsecos do modelo wiki - isto é, cooperação, comunidade, e muitas vezes até o open-source. É uma grande ironia que a filosofia anti-wiki apareceria logo em uma wiki, de todos os lugares, mas ela aparece - mais comumente nas pessoas que tem pouca visão a longo prazo desejando impor limites e controles típicos de uma filosofia não-wiki, sob a percepção que eles iriam melhorar o modelo wiki. Na verdade não melhora, como eles frequentemente a contradizem diretamente. Uma atividade comum que pode arruinar a wiki é o WikiStalking.

O Anti-wiki é o oposto da WikiFé, que crê no modelo wiki, sendo o meio termo o WikiCeticismo, que apenas duvida que dará certo.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

"Anti-Wiki" significa coisas diferentes para pessoas diferentes, assim como "wiki" significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, WikiWiki (a primeira Wiki) era open source, mas não era aberta no conteúdo, e muitas funcionalidades do MediaWiki poderiam ser consideradas "anti-Wiki" quando julgadas contra a original - logins, histórico completo das páginas, e bloqueios.

Embora nós saibamos que a Wikipédia não é a Wiki, nós deveríamos também reconhecer que, de muitas maneiras, a Wikipédia é verdadeira em relação ao espírito "wiki". A questão é, nós estamos evoluindo o espírito wiki, ou corrompendo-o e o tornando pior?