Wikipédia:Argumentum ad Jimbonem – Wikipédia, a enciclopédia livre

Eu acho que quase qualquer argumento, em qualquer tópico, no qual tenha premissas que comecem com "O Jimbo disse..." seja um argumento muito fraco. Certamente os méritos da proposta devem ser primários, não o que eu possa pensar.

Jimbo Wales

Argumentum ad Jimbonem é uma falácia lógica que "o que Jimbo disse" é a A Verdade™. Evite criar propostas de política baseadas sobre interpretações vagas das palavras dele.

Naturalmente nunca devemos ignorar o que Jimbo tem de dizer sobre uma questão, e de fato ele tem a autoridade para criar uma política do zero se ele achar necessário. Contudo, não devemos basear as nossas decisões em uma interpretação acidental de algo que ele disse em uma matéria semi-relacionada há vários anos.

Citação errônea[editar código-fonte]

Ninguém gosta de ser citado erroneamente, e Jimbo não é nenhuma exceção a isto.

Citações errôneas podem originar-se por ignorar o contexto original de uma citação: assim se você estiver pensando na citação de alguém em uma discussão na página de conversação, o mínimo que você deve fazer é procurar o contexto original da citação para verificar se ela realmente se aplica: você verá que muitas vezes não é possível usar a citação para o que você destinou. Se você está acrescentando ou retirando a ênfase, ou aplicando reticências, ou qualquer edição da citação,tenha cuidado para não fazer a citação de uma forma distorcida, e sempre claramente indique quando e onde as modificações de layout foram aplicadas.

A razão por que muitos argumentos ad Jimbonem causa problema é que eles são muitas vezes do que não cita erroneamente em primeiro lugar:

[Wikipedista Confiante:] Pensei ter ouvido que você fosse [...]
[A resposta de Jimbo:] Graças a Deus. Sei que isto soará áspero, mas penso que você deva talvez considerar procurar outro passatempo se você acha que "Pensei ter ouvido que você fosse [...]" é um argumento válido para incluir uma afirmação em uma enciclopédia! - Jimbo Wales [...][1]

Referências