Wikipédia:Seja audaz – Wikipédia, a enciclopédia livre

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Seja audaz: você está entrando para um mundo completamente novo. Sinta-se à vontade para explorar suas possibilidades, mas, antes de tudo, seja responsável. Considere a seriedade deste projeto e mãos à obra. Capriche, mostre o melhor de si mesmo e não se sinta intimidado. A comunidade da Wikipédia aconselha os seus utilizadores a serem inovadores e arrojados ao atualizarem e melhorarem artigos. Esta e todas as outras páginas são suas, como de todo o mundo que chegar.

Em especial, se domina um assunto, participe. Os wikis crescem mais rapidamente quando as pessoas não hesitam em corrigir problemas e erros gramaticais, adicionando fatos e garantindo que a linguagem usada é a mais adequada. Não há problema em editar um artigo. Acredite! É isso que todos esperam que faça. Por mais incrível que possa parecer, funciona. É certo que requer alguma dose de simpatia e educação, mas funciona. Experimente e veja.

Seja audaz...

Se você acha que pode fazer melhor, então faça...

Se achar que alguém escreveu um artigo de má qualidade, irônico, rude ou simplesmente um esboço, abane a cabeça e edite o artigo corrigindo os erros, apagando os insultos e acrescentando o que falta. Não se preocupe em ferir os sentimentos do autor anterior. Se achar que, da forma como o artigo está, ele é mesmo uma perda de tempo, vá em frente e substitua-o por um texto decente. É assim que funciona a Wikipédia.

Na maioria dos casos, o desejo instintivo por parte de um autor de ser o "dono" do texto que escreveu é totalmente contraproducente aqui e é até bom que esses preconceitos emocionais sejam fortemente abalados por alterações concisas que melhorem o seu resultado final. Todos ganhamos com isso.

Claro que outros virão, ousadamente e sem remorso, editar aquilo que você escreveu. Não encare isso como um ataque pessoal. O seu objetivo, tal como o de todos nós, é simplesmente melhorar a Wikipédia o máximo possível.

...mas não seja irresponsável

...mas pense no que vai fazer.

Os novos utilizadores, assim que compreendem a natureza livre da Wikipédia, têm tendência a se deixar levar e mergulhar de cabeça nessa liberdade. Isso é bom, mas tenha cuidado, ser ousado ao alterar artigos não significa que deve apagar textos longos sobre assuntos complexos e controversos, com longas histórias de edição, como os artigos sobre o holocausto ou religião.

Artigos sobre temas complexos ou controversos são como colmeias. Tenha cuidado ao colocar a mão neles.

Muitas vezes esses artigos já são fruto de muito debate, discussão e negociação entre os diversos pontos de vista até se obter uma versão mais consensual. Uma alteração descuidada nesse gênero de artigos pode ser o equivalente a colocar a mão em uma colmeia de abelhas e os outros editores envolvidos podem reagir furiosamente.

Se encontrar um artigo sobre um tema controverso com que deseje colaborar, primeiro leia os comentários feitos na sua página de discussão e dê uma olhada no seu histórico, para ter uma ideia de como o artigo chegou à forma atual.

Se já tem experiência em utilizar uma wiki, então deve fazer uma boa ideia do que são alterações aceitáveis e quais devem ser discutidas primeiro. Se for novo nestas andanças, ou não estiver certo de como os outros irão reagir às suas propostas e deseja realmente apagar uma parte substancial do texto, deve proceder de uma das duas formas:

  1. Se o texto em questão tiver um parágrafo ou dois, mova o texto para a página de discussão e apresente as suas objeções ali.
  2. Se for mais que um ou dois parágrafos, apresente as suas objeções na página de discussão mas não remova o texto do artigo.

Depois disso, espere alguns dias por uma resposta. Se ninguém apresentar objeções vá em frente com a sua proposta, mas copiando sempre para a página de discussão trechos grandes que remover, para que outros possam conhecer os seus argumentos e prosseguir a história do artigo, aperfeiçoando-o.

São cuidados necessários, mas não se deixe intimidar por isso! Sinta-se à vontade para mergulhar e fazer as melhorias que achar necessárias na vasta maioria dos artigos. Só é preciso ter cuidado com um pequeno número de assuntos sensíveis que rapidamente descobrirá quais são.

Ver também