Wikipédia:Citar IMDb – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikipedia recomendações
Conteúdo
Artigo-inclusão
Notoriedade
Classificação
Edição
Discussão
Conduta
Estilo
Manual de Estilo
Ver também Política

Citar o Internet Movie Database (IMDb) na Wikipédia levanta questões se tais referências não seguem os pontos importantes fornecidos na diretriz de fontes confiáveis. Isso ocorre porque muito do conteúdo do banco de dados no IMDb é contribuído por usuários, não por especialistas. Além disso, a supervisão editorial da equipe da IMDb é mínima e não é declarada no site, então você não sabe o que foi editado e o que não foi.

O ensaio a seguir aborda o uso do IMDb como uma fonte de referência, onde seus pontos fracos e fortes residem no que diz respeito ao conteúdo e política, e as formas resultantes que você pode ou não pode usá-lo nos artigos da Wikipédia.

Usos apropriados[editar código-fonte]

Conteúdo do IMDb que é aceitável para referência na Wikipédia inclui:

  1. Os créditos de escrita marcados com “WGA” fornecidos diretamente pelo Writers Guild of America (quando aplicável). Para filmes lançados, as citações normalmente não são necessárias porque o filme em si é considerado a fonte primária.
  2. Os motivos de classificação MPA, onde aparecem, são fornecidos diretamente pela Motion Picture Association.

Usos disputados[editar código-fonte]

Conteúdo do IMDb que está em disputa sobre se é apropriado fazer referência na Wikipédia:

  1. Filmes lançados apenas: Seções como a lista do elenco, nomes das personagens, as listas da equipe, datas de lançamento (incluindo os países lusófonos, como Brasil e Portugal), créditos da empresa, prêmios, lista de trilhas sonoras, locais de filmagem, especificações técnicas, títulos alternativos, tempos de execução e certificações de classificação.
  2. A romanização dos títulos originais dos filmes em idiomas escritos com alfabetos não-romanos, como chinês e japonês, por exemplo (ver consenso).

Usos inapropriados[editar código-fonte]

Conteúdo do IMDb impróprio para referência na Wikipédia:

  1. Qualquer material potencialmente contencioso sobre pessoas vivas (BPVs).
  2. Listas de elenco, etc., para filmes e programas de televisão que ainda estão em desenvolvimento ou produção e que ainda não foram lançados. (Isso pode mudar a qualquer momento.)
  3. Os comentários do usuário para cada título (isso inclui análises e classificações de usuários), que são puramente conteúdo gerado pelo usuário.
  4. Seções escritas no estilo wiki com controle editorial mínimo. Esses seriam os FAQs para títulos específicos (não o FAQ do banco de dados), os guias dos pais e as sinopses do enredo (não deve ser confundido com os contornos ou resumos do enredo, que estão sujeitos ao controle editorial).
  5. Revisões de grupos de notícias, que são postagens do Usenet arquivadas.
  6. As seções de curiosidades que são baseadas em envios de usuários.
  7. As recomendações.
  8. Embora não esteja "citando", não use interwikis para criar ligações para o IMDb que se pareçam com uma ligação wiki, como Guardiões da Galáxia. Isso vai contra a diretriz das ligações externas.
  9. Os títulos dos filmes e programas de televisão no Brasil e em Portugal.

Discussões relacionadas ao IMDb na Esplanada[editar código-fonte]