Wikipédia:Inclusão não é indicador de notoriedade – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um argumento muito utilizado contra a eliminação de certos artigos é que existem outros artigos similares. No entanto, a existência de um artigo não atesta a validade, qualidade ou notoriedade de outro artigo.

Por causa da forma como a Wikipédia funciona, é muito difícil controlar o fluxo de artigos e, vez ou outra, artigos com qualidade inferior podem ser mantidos erroneamente. Utilizar a existência desses artigos para justificar a inclusão de um novo tópico é um erro, pois tais artigos podem, ao contrário, indicar a possibilidade de que aqueles artigos também deveriam ser eliminados.

Por exemplo, mesmo que inúmeras bandas de garagem possuam artigos na Wikipédia, isso não significa que uma outra banda qualquer mereça um artigo. Antes disso, é preciso atestar a notoriedade da banda pelos seus próprios méritos de acordo com os critérios de notoriedade aprovados pela comunidade.

Entender as políticas da Wikipédia, apresentar fontes fiáveis que atestem a notoriedade do assunto e utilizar argumentos válidos é mais persuasivo e prático do que citar artigos existentes. Citar qualquer artigo tenha sobrevivido incólume não necessariamente valida a existência daquele artigo.

Além disso, um editor que nomeia um artigo para eliminação não possui nenhuma obrigação de procurar e nomear artigos de nível de notoriedade semelhante (embora frequentemente o façam). Se a política de eliminação da Wikipédia não é aplicada de forma consistente, essa responsabilidade não deve ser atribuída a um único editor. Se você acredita que um outro artigo não possui notoriedade, nós incentivamos que você nomeie este artigo para eliminação também, mas por favor Wikipedia:não abuse da Wikipédia para provar um ponto de vista e não justifique que aquele artigo deva ser eliminado apenas porque algum outro também foi.

De forma similar, a não existência de um artigo também não deve ser utilizada para atestar a falta de notoriedade. A Wikipédia está crescendo continuamente e novos artigos são incluídos o tempo todo. Sugerir que um artigo específico não é notável porque não existem outros artigos semelhantes impediria o crescimento da Wikipedia e não é isso que desejamos.