Wikipédia:Melhoracionismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Melhoracionismo é uma filosofia praticada por alguns wikipedistas que buscam tornar os artigos mais úteis através da edição e melhoria de conteúdo com problemas de manutenção, ou ao menos indicar esses problemas (com o uso de predefinições de manutenção).

É o oposto do exclusionismo, que se foca na eliminação do conteúdo com problemas, sendo o meio termo simplesmente não fazer nada ao ver problemas, ou apenas sinalizá-los com predefinições de manutenção.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

Os melhoracionistas se ocupam em realizar as tarefas usuais e corrigir todos os problemas do estaleiro, muitas vezes colaborando em WikiProjetos de manutenção.

A ideia de melhorar o conteúdo pode também resultar em sua eliminação, pois a busca por fontes pode resultar em não achar fontes que sustentem um trecho controverso ou parcial. Em casos mais fortes, as fontes, mesmo após grandes buscas, podem não dar a verificabilidade necessária para todo o artigo, resultando em sua proposta de eliminação.

Ao atuar em mínimos e esboços, o melhoracionista irá, efetivamente, adicionar conteúdo significativo a essas páginas. A própria atuação em processos de eliminação em que a notoriedade está sendo questionada também resulta em adição de conteúdo que demonstre essa notoriedade.

A imensa maioria dos verbetes da Wikipédia são artigos mal-escritos; os melhoracionistas ocupam-se sobretudo em procurar-lhes fontes e acrescentar o máximo de informações possíveis. Quando tal não é possível, contentam-se melancólicos em deixar as tags de melhoramento... além das de mínimo e esboço... E, quando jeito outro não há, mandam para o crivo (bom senso) da comunidade.

Ao contrário dos manutencionistas e delecionistas - que se unem em blocos muitas vezes sem arrazoarem seus votos, partindo para longas disputas - os melhoracionistas gostariam mesmo é que estas energias fossem todas canalizadas para a justificação da fiabilidade e relevência no conteúdo dos verbetes. Assim, nada irrita mais um melhoracionista que o "voto pelo voto".

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

O Melhoracionismo, assim como seu oposto Exclusionismo, são duas versões do Imediatismo, que deseja fazer algo no momento em que conteúdo indevido é detectado. Enquanto este melhora, o outro exclui.

O Melhoracionismo está mais próximo do Inclusionismo ao fazer um esforço para encontrar fontes que mostrem que um assunto é relevante (para só depois decidir se ele é ou não relevante) e ainda mais esforço para arrumar todos os problemas caso considere que seja relevante. Apesar disso, é possível ser melhoracionista e delecionista, no sentido de ao buscar as fontes para um artigo, o melhoracionista perceber que não há fontes que demonstrem relevância, e assim indicar o artigo para eliminação.