Wikipédia:Faccionalismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Faccionalismo é um aspecto da vida. Cada célula é parte de uma facção - uma célula cardíaca é parte do coração, que é parte do sistema circulatório que, por sua vez, é parte de um organismo. Este tem interesses que o alinham com outros organismos (como os simbiontes) contra outros organismos. Não há como escapar das facções: somos feitos delas.

Facções, ou partidos, servem ao propósito de simplificar a terminologia que apresenta e descreve os principais assuntos e pontos de disputa para permitir a participação das massas e a união de um grande número de ideias das pessoas. Uma burocracia, que em geral pratica o Anti-faccionalismo, falha consistentemente em se tornar compreensível para o leigo - por isso, apenas as facções são capazes de apresentar as condições necessárias para que esses grupos possam competir e para que as virtudes políticas dessas ideias coletivas apareçam. Na terminologia política, elas reduzem o custo político de se entender as motivações e os ideiais coletivos.

A Wikipédia é um processo inerentemente político e você deve se acostumar com isso. Tenha prazer nisso e prepare-se para os conflitos, uma vez que não há senso de comunidade. Tudo gira à volta do conteúdo, com o foco por vezes se separando para tratar de um conteúdo num dado ponto no tempo conforme a dinâmica do processo de edição se desenrola (ver Eventualismo e Imediatismo).

Ligações externas[editar código-fonte]