Wikipédia:Recentismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Recentismo é um fenômeno na Wikipedia onde um ou mais artigos tem um foco exacerbado ou desequilibrado com relação a eventos recentes. Como um artigo escrito com um objetivo que não inclui uma visão ou dimensão histórica ao longo prazo. Isso pode resultar, entre outros fatores em:

  • Artigos sobrecarregados com polêmicas, por serem documentados enquanto acontecem.
  • Artigos criados em méritos frágeis e transitórios.
  • Confusão ou difusão das facetas atemporais de um assunto, anteriormente reconhecidas pelo consenso da Wikipédia.
  • Acrescentar muitos avisos de edições em vez de aderir à possibilidade de alterar o título, a abreviatura, a data e o formato de numeração de um artigo, assim como sua variedade nacional do português, ortografia, redação na seção principal, no corpo do artigo ou a aplicação de outras decisões de consenso anteriormente estabelecidas usadas nas últimas fontes.
  • Discussões inflamadas em páginas de discussão que debatem não apenas a notabilidade do evento recente ("Este tópico tem uma importância duradoura?"), mas também onde (ou se em algum lugar) ele deve receber cobertura na Wikipédia.

O recentismo é um sintoma do processo editorial dinâmico e imediato da Wikipédia, e tem também aspectos positivos. Informações atualizadas sobre eventos de notícias de última hora, examinadas e contra-examinadas com energia por editores voluntários é algo que nenhuma outra enciclopédia pode oferecer. Mas, no longo prazo, a Wikipedia não é um jornal, nem uma coleção indiscriminada de informações, e os artigos devem ser escritos de um ponto de vista neutro sem preconceito editorial ou desequilíbrio de artigos, e nem todo tópico que eventualmente atenda à diretriz geral de notabilidade merece seu próprio artigo.

O que fazer sobre isso[editar código-fonte]

As alegações de recentismo devem levar em consideração devidamente a proporção e o equilíbrio. O material pode precisar ser movido, excluído ou fundido. Certos artigos podem ser mesclados ou indicados para a eliminação; por outro lado, os artigos podem precisar ser divididos em novos artigos para estabelecer o equilíbrio. Às vezes, informações aprofundadas sobre os eventos atuais são adicionadas de maneira mais apropriada ao Wikinotícias, que pode ser acessado aqui.

O uso excessivo de material recente não significa, por si só, que um artigo deva ser excluído, mas a passagem rápida e contemporânea de eventos pode tornar qualquer assunto difícil de julgar como realmente notável o suficiente para uma entrada permanente na enciclopédia. Perspectiva adequada às vezes requer maturidade, julgamento e tempo.

Picos de notícias[editar código-fonte]

Um pico de notícias é um súbito interesse em massa em qualquer evento atual, conforme alguns wikipedistas criam e atualizam artigos sobre esse pico, alguns leitores mais tarde podem notar que na verdade o tópico não era historicamente significativo. O resultado pode ser um artigo neutro, bem escrito e bem documentado, mas sobre um tópico que dificilmente poderá ser lembrado um mês depois. Ainda assim, esses artigos são valiosos para futuras pesquisas históricas.

Um evento que ocorre em uma determinada região geográfica pode dominar um artigo inteiro sobre essa região. Por exemplo, na Wikipédia anglófona, com os efeitos do furacão Katrina, o artigo de Nova Orleans, Louisiana foi inundado com fatos de atualizações cotidianas sobre o furacão. A solução: um artigo sobre os efeitos do furacão Katrina em Nova Orleans foi criado para realocar esse conteúdo rapidamente acumulado.

Às vezes, condições meteorológicas extremas ou desastres podem inspirar um artigo "recente". O furacão Katrina foi um evento climático histórico, enquanto a onda de calor na Índia em 2019 pode ser considerada uma documentação recente.

Artigos sobre eventos que ocorreram antes da criação da Wikipedia em janeiro de 2001, ou em seus primeiros anos, podem ser mal documentados simplesmente porque nunca houve um "pico de notícias" para os poucos voluntários da época que levassem à criação e elaboração de qualquer artigo.


Debate sobre o recentismo[editar código-fonte]

Qualquer desacordo sobre se para remover um artigo também pode estar relacionado com contínuo da Wikipedia inclusionism -versus- deletionism debate. (Deletionists tendem a ver Wikipedia como uma enciclopédia tradicional e rigorosa. Os inclusionistas tendem a vê-lo como um compêndio de todo o conhecimento, sem limite. Muitos editores se identificam como fusões, separatistas ou alguma outra posição com mais nuances, e eles podem ter seus próprios pensamentos sobre como lidar com material recente.

O recentismo como negativo[editar código-fonte]

O recentismo nesse sentido — artigos estabelecidos que são inchados com fatos específicos do evento em detrimento do conteúdo de longa data — é considerado uma falha da Wikipédia.

A Wikipédia não é um jornal. Ao lidar com assuntos contemporâneos, os editores devem considerar se eles estão simplesmente regurgitando a cobertura da mídia de um problema ou, na verdade, adicionando informações de fontes bem definidas que permanecerão notáveis daí em diante. Sim, o conteúdo desnecessário pode ser eliminado mais tarde, mas um "primeiro rascunho" desordenado de um artigo pode degradar sua qualidade final e uma orientação coerente pode nem sempre ser obtida.

Um outro sentido do recentismo — a criação de um excesso de novos artigos sobre um evento recente — pode resultar em uma abordagem superficial do assunto e um olhar desconexo e desorganizado para a enciclopédia. A Wikipedia não é uma coleção indiscriminada de informações, e nem todos os tópicos atendem às diretrizes gerais de notabilidade da Wikipédia para merecer seu próprio artigo.

O recentismo como positivo[editar código-fonte]

Jornalismo é o primeiro rascunho da história.

Phil Graham

Mas, em muitos casos, esse conteúdo é um estágio preliminar valioso na apresentação de informações. Qualquer enciclopédia passa por rascunhos; novos artigos da Wikipedia são publicados imediatamente no que pode ser considerado um rascunho: eles podem ser(e são) aprimorados em tempo real; esses rascunhos em rápido desenvolvimento podem parecer um amontoado de links de notícias e pensamentos semi-desenvolvidos, mas, mais tarde, à medida que o quadro geral surge, o conteúdo menos relevante deve ser (e muitas vezes é) eliminado.

A edição colaborativa na Wikipedia resultou em uma enciclopédia maciça de artigos abrangentes e bem equilibrados sobre os muitos eventos atuais do século XXI. Este registro será valioso para aqueles que no futuro buscarão entender a história deste período do tempo. Em outras palavras: "Se não fizermos sentido hoje, alguém vai se esforçar para entender amanhã".

Um dos pontos fortes da Wikipedia é a compilação e o vasculhamento de grandes quantidades de reportagens sobre eventos atuais, produzindo artigos de qualidade enciclopédica em tempo real sobre eventos em andamento: desastres naturais, campanhas políticas e eleições, guerras, lançamentos de produtos e assassinatos.

Finalmente, os artigos da Wikipédia geralmente são desenvolvidos por meio de referências on-line, que podem ter natureza temporária. Porém, ao documentar material oportuno com fontes confiáveis no início, esperamos que mais fontes permanentes sejam encontradas e usadas mais tarde.

Veja também[editar código-fonte]