Wikipédia:Por que candidatos autonomeados à administração podem ser mais competentes – Wikipédia, a enciclopédia livre

Algumas pessoas acreditam que auto-nomeações são mais apropriadas do que pedidos de administração originados por outra pessoa. Ao passo que não há nada de errado com um candidato auto-nomeado nem com um candidato que é nomeado por outro, é certamente possível que os primeiros tenham, à sua maneira, um desempenho superior.

Como um administrador, você será interrogado sobre as suas ações e você terá de se explicar sobre elas. Escrever uma nomeação que explica porque as pessoas devem apoiar sua administração é um teste excelente das habilidades de comunicação do candidato. Se o candidato não puder fornecer um explanação satisfatória do porquê as pessoas devem confiar nele com as ferramentas administrativas, então as possibilidades são que o candidato não terá as habilidades de comunicação necessárias a um administrador.

A auto-nomeação é também um indicador de que o candidato tem uma boa auto-estima. A Wikipédia é fundada segundo o princípio de ser audaz ao editar páginas. Uma boa auto-estima significa que o candidato está motivado a fazer deste um lugar melhor. Os bons candidatos auto-nomeados são muito fortes nesta área. A Wikipédia precisa de administradores que se sintam seguros de suas decisões, e sejam capazes de satisfazer a maioria da comunidade.

A auto-nomeação também evita apadrinhamentos e o constrangimento de que o nomeado deva algo para o nomeador e que realmente aconteça isso. Isso se deve muitas vezes por pessoas bem reconhecidas e aclamadas na comunidade serem bem vistas ou terem muita amizade e influência no meio, o que pode facilitar que o nomeado seja eleito. A auto-nomeação evita esses comentários e más-ações da parte dos nomeados e apadrinhados. E os votantes podem escolher o candidato por seus próprios méritos e não os de outrem. Afinal quem está sendo julgado e votado é o nomeado, não o nomeador.