Wikipédia:Fusionismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fusionismo é uma filosofia praticada por wikipedistas que acreditam que temas menores devem ser incorporados ao artigo principal pertinente(s). Os usuários que aderem a esta filosofia são chamados fusionistas e se opõem a separatistas que tendem a subdividir tópicos menores separados de seus próprios artigos.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

O fusionismo é fundamentado no centro do espectro inclusionismo - delecionismo. Ao invés de tombar para um dos lados extremos na busca de uma Wikipédia melhor, fusionistas acreditam que, muita informação pode justificar sua inclusão em algum lugar, e muito pouco provavelmente mereça seu artigo próprio.

Embora seja verdade que a Wikipédia não é de papel, e isso permite-a hospedar uma grande variedade de temas e informações, artigos supérfluos contendo informações que poderiam ser facilmente incorporados a outros artigos fazem Wikipedia mais difícil de navegar e mais difícil de se organizar. Os críticos argumentam que quando tudo se funde em um só, os artigos podem tornar-se muito complexos. Quando há muitos artigos separados sobre temas estreitamente relacionados, tais como objetos em um universo ficcional, cada um deles permanecerá pequeno, devendo cada um, estabelecer um novo contexto, sem o benefício das referências, bem como a discussão ou visualização simultânea dos itens relacionados. Fusionistas sustentam que, enquanto os artigos podem merecer a eliminação (ou redirecionamento) as informações nele contidas, muitas vezes merecem ser preservadas. Isto, naturalmente, não se aplica a fontes publicadas pelo próprio e/ou rascunhos, mas, mesmo no caso de páginas biografia sem relevo enciclopédico, publicidade e/ou promoção pessoal, podem haver informações importantes que poderiam ser preservadas em outros lugares, enquanto o próprio artigo é removido.

Fusionismo é positivamente correlacionado com fazer redirecionamentos para o artigo próximo (ou intimamente relacionado), noções e termos sinônimos; ver fusão implícita para uma visualização expandida de tal tipo de fusionismo. Além disso, alguns fusionistas também acreditam que inclusionismo e o delecionismo exagerado são ambos prejudiciais à Wikipedia e, como um todo, realizam muito pouco.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

O Fusionismo, assim como seu oposto Separatismo, são duas versões relacionadas a temas de um mesmo assunto. Enquanto este une, o outro separa.

Central de fusões[editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012 foi criada a Central de fusões, como forma de centralizar as discussões acerca das fusões. Fusões a partir de março de 2012 devem passar pela Central, a menos que sejam óbvias, como por exemplo páginas sobre o mesmo objeto e com basicamente o mesmo conteúdo.[1]

Referências

  • Tradução original: Wikimedia: Meta-Wiki. "Mergism".