Wikipédia:Como editar artigos sobre religião – Wikipédia, a enciclopédia livre

Segundo o princípio da imparcialidade, "os artigos da Wikipédia devem ser imparciais, ou seja, devem ser escritos numa forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele". Ao lidar com temas religiosos e/ou filosóficos que são por sua natureza controversos, o artigo deverá ser escrito para que seguidores de outra religião (seja cristã ou não cristã) ou adeptos de diferentes filosofias "possam aceitá-lo". Deve ser aceita a existência de uma argumentação contrária devidamente fundamentada. Isso não obriga que pessoalmente concorde com tal argumentação. Deverá permitir sempre aos leitores conhecer os diferentes argumentos e seus fundamentos.

Atenção! deve-se atentar para o fato que dizer "devem ser escritos numa forma com a qual todos concordem" não significa que o texto não terá as doutrinas e principais ensinamentos da referida religião; na maioria dos artigos (não só de religião), é adotada a forma descrita no item Imparcialidade da seção Requisitos fundamentais.

Nos artigos principais de uma religião (ex: Jesus para o cristianismo) recomenda-se que o usuário novo entre primeiro na página de discussão para verificar o que já se falou a respeito do assunto e proponha suas alterações desejadas. Neste tipo de artigo, geralmente o seu conteúdo já foi amplamente discutido. Lembre-se que a Wikipédia é uma comunidade, caso suas alterações não estejam de acordo, fatalmente acabarão sendo revertidas.

Requisitos fundamentais

  • Objectividade: o artigo deve alicerçar-se em factos reais e em fontes credíveis verificáveis, e não apenas na versão oficial ou na experiência pessoal. Deve estar escrito na terceira pessoa e de forma clara (e evitando neologismos), obedecendo a uma linha de raciocínio lógica e coerente, sem divagar em pormenores não revelantes para o tema do artigo. Não pode ser propagandístico ou evangelizante.
  • Imparcialidade: o artigo não pode tomar partido ou favorecer um dos pontos de vista numa controvérsia dando um peso indevido. Os pontos de vista devem ser desenvolvidos no artigo na mesma proporção em que ele é relevante para o tema. O artigo deve apresentar os fatos acima de qualquer crença ou preferência pessoal ou de um grupo religioso e/ou filosófico específico. Se o tema pertence a uma determinada religião (ex: Maomé do Islã), naturalmente a visão do Islã ocupará a maior parte do texto. Após isso se colocará um seção com os outros pontos de vista, mantendo assim uma ordem no texto e evitando disputas sobre cada ponto do texto.
  • Credibilidade: o artigo deve ser o resultado de estudo ou série de estudos aprofundados sobre determinado tema, revelando uma pesquisa prévia cuidadosa, mas não sendo uma pesquisa inédita. Deve citar referências que possibilitem a verificação das fontes fiáveis consultadas.
  • Revisibilidade: todo o artigo está sujeito a alterações, sempre que sejam detectados erros ou equívocos, ou ainda, por necessidade de actualização de informações. Isso poderá obrigar a fazer uma revisão de todo o artigo. Apesar de se incentivar que o usuário seja audaz, tratando-se de temas controversos ou potencialmente controversos é recomendado que se use a página de discussão antes de grandes alterações.

Sempre que algum dos pontos acima não estiver evidente o artigo deve ser editado para corrigir as falhas ou marcado para revisão inserindo {{revisão}} em seu topo e iniciando-se uma discussão na página de discussão do artigo sobre os problemas encontrados.

Predefinições de manutenção

A Wikipédia possui uma série de avisos para artigos com problemas, usados no topo do artigo para indicar questões como, por exemplo, parcialidade e ausência de fontes fiáveis. Existem também predefinições avisando que o artigo está sendo construído por um ou mais editores.

Uma predefinição de manutenção específica sobre religião é a Predefinição:Esboço-religião, indicando que aquele artigo é um esboço e categorizando-o junto a outros artigos de religião.

Conflitos editoriais

Conflito editorial na Wikipédia é algo que não é desejado por nenhum editor, porém isso acontece com alguma frequência. Não é uma situação de mera divergência defendida racionalmente ou apaixonadamente, mas uma situação de confronto persistente - aberta ou simulada - e de um evidente antagonismo entre as partes. Sempre que isso ocorre, os oponentes devem primeiro tentar resolver a situação entre eles. O seu objectivo é que ambos editores procurem resolver a causa do conflito, e não um vencer o outro.

Os temas relacionados com religião são potencialmente polémicos visto que tocam nas crenças e sensibilidades mais profundas das pessoas. Assim, estes artigos devem ser editados com o necessário cuidado e bom senso.

Símbolo da equipa trabalho

Este(a) usuário(a) tem interesse em contribuir em religião


Outras

Ver também