Wikipédia:Academia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Primeira "Wikipedia Academy" em 2006.
Segunda "Wikipedia Academy" em 2007.
"Academia de Wikipedia" de 2008, em Buenos Aires.
"Wikipedia Academy" na Suécia, em 2008.
"Wikipedia Academy" na Noruega, em 2009.

Academia Wikipédia ou Wikipedia Academy é o nome dado aos eventos de sensibilização e promoção que procuram atrair para a Wikipédia a colaboração de estudantes, professores, investigadores e outros especialistas.

Com um a dois dias de duração, as Academias Wikipédia têm como principal finalidade aumentar a qualidade e — em menor escala — a quantidade de artigos da Wikipédia. Estes eventos normalmente reúnem, em forma de conferência ou workshop, entre 80 a 200 participantes, tendo como enfoque principal encorajar contributos numa determinada língua ou num campo específico do saber.

Normalmente, uma Academia Wikipédia é organizada pelo capítulo local da Wikimedia, em colaboração com uma entidade externa com créditos bem firmados no país, de forma a incentivar a participação de especialistas.

O fundador da Wikipédia Jimmy Wales esteve presente na primeira "Wikipedia Academy" que decorreu nos dias 16 e 17 de Junho de 2006 na biblioteca da Universidade de Göttingen, na Alemanha.

No ano seguinte, a segunda "Wikipédia Academy" alemã foi organizada em 24 e 25 de Agosto de 2007 na Academia de Ciências e Literatura em Mainz. Foi patrocinada pelo Ministério Federal da Educação e da Investigação (Bundesministerium für Bildung und Forschung) e fez parte do programa oficial para o "Ano das Humanidades". A conferência foi inaugurada por Doris Ahnen, ministra da Educação do estado da Renânia-Palatinado. Dois meses depois, em 19 e 20 de Outubro de 2007, a Wikimedia França organizou uma versão intitulada "Colloque Wikipédia", realizada no centro de tecnologia digital da Cité des sciences et de l'industrie, no Parc de la Villette, em Paris. Ainda no mesmo ano, a 10 e 11 de Novembro, realizou-se a primeira Academia Wikipédia do continente africano, em Joanesburgo, África do Sul. Jimmy Wales marcou também presença neste evento que teve como principal objectivo ajudar a promover as Wikipédias em línguas africanas como o africânder, o suaíli, o zulu, o venda, o xhosa, o suázi, o sotho, o tsuana e o tsonga.

Em 20 e 21 de Junho de 2008, nova "Wikipedia Academy" na Alemanha, desta feita na capital do país, Berlim, na Academia de Ciências de Berlim-Brandeburgo. Alguns meses mais tarde, em 6 de Novembro de 2008, a Wikimedia Argentina organizou a "Academia de Wikipedia" na Universidade de Belgrano, em Buenos Aires, o primeiro evento do género no continente americano, com a presença de Jimmy Wales. Ainda em Novembro de 2008, nos dias 12 e 13, a primeira "Wikipedia Academy" na Escandinávia, foi organizada pela Wikimedia Suécia e realizada na biblioteca da Universidade de Lund.

Em 2009, a 3 de Maio, a Universidade de Tel Aviv, em Israel, foi palco da primeira Academia Wikipédia do Médio Oriente. No dia 16 de Julho realizou-se a primeira "Wikipedia Academy" nos Estados Unidos, no Instituto Nacional de Saúde, em Bethesda, no estado de Maryland. Em 14 e 15 de Outubro, no Museu Bryggen, em Bergen, decorreu a primeira "Wikipedia Academy" da Noruega, na qual Jimmy Wales também marcou presença. Nos dias 16 e 17 de Novembro de 2009, nova "Wikipedia Academy" na Suécia, desta vez na Universidade de Estocolmo.

A primeira Academia Wikipédia em Portugal realizou-se no dia 16 de Abril de 2010 no Porto, no recinto da Exponor.[1]

Referências

  1. Hugo Séneca (16 de abril de 2010). «Academia Wikipédia arranca hoje na Exponor». Exame Informática. Consultado em 17 de abril de 2010 

Lista de Academias Wikipédia[editar código-fonte]