Wikipédia:Editorial – Wikipédia, a enciclopédia livre

De acordo com o primeiro pilar do nosso projeto, a A Wikipédia é uma enciclopédia, e esse deve ser o seu objetivo principal. Portanto, a maior parte das atividades na Wikipédia é relacionada ao Editorial.

A Wikipédia é um projeto do Movimento Wikimedia que agrega conteúdo enciclopédico escrito de modo colaborativo. Todos podem consultá-la e editá-la, sem ser necessário realizar um cadastro. Para que tenham acesso a esse conteúdo, disponibiliza todo seu acervo sob licenças livres. camila e leticia

Para manter-se transparente, fazer a correta atribuição do seu conteúdo aos diferentes usuários, e permitir consultar antigas versões de uma página, todas as alterações ficam gravadas nos históricos de edição. Isso significa que qualquer erro pode ser revertido, não sendo um dano permanente para o projeto.

A Wikipédia é uma Wiki e por isso suas páginas são processadas através de uma linguagem própria, o código Wiki. Apesar de não ser necessário saber o código para inserir informações e editar o básico, conforme se deseja utilizar mais recursos no artigo passa a ser necessário aprendê-la. O projeto ainda não possui um editor WYSIWYG (What You See Is What ?ou Get, o que você vê é o que você consegue), então aprender o básico do código wiki é um passo necessário para a maioria dos usuários. Para mais informações, consulte Ajuda:Guia de edição/Formatação.

Para aprender a editar a Wikipédia, consulte Ajuda:Tutorial e as outras páginas de ajuda.

As páginas da Wikipédia[editar código-fonte]

A Wikipédia possui vários tipos de páginas, cada uma com uma função. Mesmo as páginas de conteúdo possuem diferenças entre si.

  • Artigos: páginas de conteúdo enciclopédico.
  • Anexos: páginas acessórias a algum tema
    • Listas: um tipo específico de anexo, listando itens de algum tema e indicando informações de forma organizada, geralmente através de tabelas
  • Portais: as portas de entrada para um tema, dando uma visão geral sobre o assunto, a organização das páginas, os melhores artigos, e como contribuir para melhorar a qualidade daquele tema
  • Desambiguações: Páginas intermediárias que listam páginas que possuem o mesmo título
  • Redirecionamentos: Encaminham automaticamente o usuário a uma outra página.
  • Ficheiros: Arquivos multimídia
Monge copista, um antigo wikipedista em seu scriptorium.

O trabalho de construção de artigos pode ser categorizado em três grupos:

  • Criar artigos
  • Desenvolver os artigos existentes até atingirem uma alta qualidade, a nível de destaque
  • Fazer ajustes menores, realizando a manutenção ao retirar conteúdo indevido ou fazer melhorias textuais, de layout, ou de ligação entre as páginas.

A maioria dos usuários se envolvem em todas essas tarefas, em maior ou menor grau, embora tenha alguns que se especializem em apenas uma delas.

Criando um artigo[editar código-fonte]

O primeiro passo para se criar um artigo é verificar se ele pode ser criado. Há alguns critérios para isso, como seguir os nossos cinco pilares, principalmente o primeiro pilar que diz o que a Wikipédia não é, de qual deriva os nossos critérios de notoriedade. Há duas correntes na Wikipédia sobre a notoriedade dos artigos, sendo elas o inclusionismo e o delecionismo, porém a maior parte dos usuários não ficam em nenhum dos extremos.

Tendo notoriedade, o segundo passo é verificar se o assunto realmente precisa de um artigo próprio para isso. Busque outros artigos sobre o tema para ver se o conteúdo já existe neles, ou se pode ser adicionado e desenvolvido dentro daqueles artigos. Há correntes de pensamento diferentes nesse ponto, o fusionismo e o separatismo.

Sendo notório e sendo melhor desenvolver o assunto em um artigo próprio, o último passo é a criação em si do artigo. O artigo deve ter um conteúdo de qualidade mínima para poder ser mantido, devendo seguir principalmente o princípio da imparcialidade (segundo pilar) e verificabilidade, e mostrar no texto o que torna o assunto enciclopédico (o que o faz ter notoriedade). Há também duas correntes na Wikipédia se apenas essa informação seria suficiente ou se é necessário ter mais informações: o imediatismo e o eventualismo.

Conteúdo destacado[editar código-fonte]

Os conteúdos destacados são um exemplo do que há de melhor na Wikipédia. São páginas bem desenvolvidos que, após passar por uma avaliação da comunidade, entendeu-se que cumprem os nossos critérios de avaliação. Por isso, caso esteja interessado em desenvolver a qualidade de uma página, procure uma página relacionada que seja destaque para servir de exemplo.

Atualmente, o conteúdo destacado da Wikipédia lusófona envolve artigos, anexos, portal, e também tópicos que envolvem várias páginas. Além do nível de destaque, há um nível de qualidade intermediário, que são os artigos bons e os anexos bons.

Os artigos destacados e bons são os níveis mais altos da nossa escala de qualidade, que possui critérios para cada um dos níveis. Há também os livros de estilo que recomendam como deve ser a estrutura e as informações básicas dos artigos.

Manutenção[editar código-fonte]

Todos os artigos, incluindo os de alta qualidade, precisam de manutenção constante, seja para manter o assunto atualizado, para remover vandalismos, melhorar a redação, imagens ou aplicar novas convenções que a comunidade determinou. A manutenção faz parte das tarefas usuais da Wikipédia.

Recursos editoriais[editar código-fonte]

Para facilitar o desenvolvimento dos artigos, principalmente para encontrar informações, foram criados alguns recursos editoriais. A Wikipédia atualmente possui três tipos de recursos editoriais.

A Biblioteca é uma página que lista os livros que os usuários possuem em mãos e que estão disponíveis a consultá-los caso alguém precise de alguma informação que possa estar nele. Há uma lista de recursos livres disponíveis na internet. Abrangendo os dois casos, alguns WikiProjetos possuem uma subpágina que lista recursos para aquele tema, como a do WikiProjeto Árvore da Vida. Ainda no tema de fontes para conteúdo, há uma Central de fiabilidade onde se discute se uma determinada fonte é ou não fiável para ser usada nos artigos.

Além dos recursos sobre conteúdo, há algumas páginas que auxiliam no modo de se escrever os textos, tais como Evite termos vagos, Palavras a se tomar cuidado, Por favor seja claro e Torne acessíveis os artigos técnicos.

Há páginas descrevendo com mais detalhes como os artigos devem ser criados e desenvolvidos, com um enfoque em um tema específico. Algumas dessas páginas lidam especificamente com biografias, religião, localidades e música (ver mais na categoria)

Ferramentas da Wikipédia[editar código-fonte]

Além dos recursos de acesso à informação, a Wikipédia possui inúmeras ferramentas que poderão ser úteis na edição do artigo, no acompanhamento das edições realizadas nele, na pesquisa por outros artigos, e várias outras opções.

Dentre essas ferramentas, temos algumas para exibir informação (EasyTimeline, Caixa de informação), navegação (Atalho, Desambiguação, Predefinição de navegação), edição automática ou semi-automática (Scripts, Toolserver, Software), ver os artigos e as informações (Acessibilidade), entre outros. Há muitos tipos de ferramentas para ajudar na edição.

Os artigos da Wikipédia são desenvolvidos colaborativamente. Algumas páginas do projeto foram criadas para facilitar o contato e a colaboração entre os usuários para a edição dos artigos.

  • WikiProjetos: grupos de usuários que se reúnem em volta de um tema específico, reunindo recursos relacionados e facilitando as discussões sobre aquele assunto.
  • Colaboração do momento: os usuários focam suas edições em um único artigo durante um tempo. Além da versão geral, de toda a wikipédia em português, cada WikiProjeto pode fazer a sua versão com os seus participantes.
  • Concursos: usuários se inscrevem em concursos, editando a wikipédia de acordo com alguns critérios para tentar atingir os objetivos determinados e ganhar prêmios ou medalhas.
  • Estaleiro: Página central para a manutenção dos artigos.
  • Lista de tarefas por fazer: tarefas a serem realizadas em artigos específicos.

A colaboração também ocorre para ajudar as pessoas a conhecer melhor a Wikipédia, fazer e atender pedidos, e discutir propostas para mudar as regras da Wikipédia. Para mais informações sobre como a comunidade está estruturada, ver Wikipédia:Comunidade.