Wikipédia:Atalho – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um atalho na Wikipédia é um tipo especializado de redirecionamento que pode ser usado para aceder a uma página do projeto mais rapidamente. A lista de atalhos disponíveis pode ser consultada em Wikipédia:Lista de atalhos ou WP:LA.

Como usar atalhos

Um atalho Wikipédia pode ser introduzido na caixa de busca da Wikipédia para retornar mais rapidamente a página de referência. Por exemplo, pode digitar "WP:A" na caixa de busca e clicar "Artigo" para a página de referência, em vez de ter de digitar "Wikipédia:Administradores".

Alternativamente, pode usar o atalho no URL (endereço web). Por exemplo, encontra-se atualmente a ver a página em português Wikipédia:Atalho. Seu URL é http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Atalho

Pode aceder daqui à página Wikipédia:Administradores trocando "Wikipédia:Atalho" por "WP:A" no campo de URL do seu navegador.

Política de uso

Os atalhos são reservados para páginas de referência do projeto Wikipédia (WP:) apenas. Atalhos devem ser apresentados em letras maiúsculas.

Adicionando caixas de links de atalho

Uma caixa de link (usando a predefinição {{atalho}}) é adicionada à página original (por exemplo, a página original de WP:A é Wikipédia:Administradores) usando {{Atalho|[[WP:A]]}}.

A predefinição {{atalho2}} pode ser usada (também) em seções de páginas para referenciar (por exemplo) elementos individuais de uma política ou recomendação da Wikipédia.

Exemplos

Código Resultado
{{atalho2|WP:A}}
{{atalho2|WP:NPI|WP:NPOV}}

Ver também