Wikipédia:Página de discussão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Localização da página de discussão.

Uma página de discussão é uma página especial da Wikipédia que contém a discussão sobre o conteúdo da página original à qual está associada. Para ter acesso à página de discussão de um artigo, clique em "discussão" na barra de opções localizada sobre o campo de visualização do artigo (ou digite a expressão "Discussão:" na barra de endereço de seu browser, entre as palavras /wiki/ e o título do artigo). Para retornar ao artigo propriamente dito, clique em "Artigo".

Inevitavelmente, surgirão situações em que colaboradores de um mesmo artigo podem discutir mutuamente o conteúdo do artigo - daí criámos um domínio específico para tal discussão.

Páginas de discussão de usuários

A sua página de usuário (utilizador) tem também uma página de discussão, e essa tem algumas funcionalidades especiais. Existe um link para ela no topo da interface, ao lado do seu nome (caso use uma "skin" diferente do padrão, poderá estar em outro lugar). Além disso, se forem feitas alterações a ela por terceiros, o texto Você tem mensagens novas aparece no topo das páginas. Estas páginas são ocasionalmente usadas para comunicação privada entre usuários, mas note que estas páginas são públicas. Caso deseje comunicar privadamente, use o e-mail.

Para escrever na página de discussão de um outro usuário, clique no link discussão da página pessoal do respectivo usuário (o link está localizado no mesmo local que qualquer outro link para páginas de discussão, ou seja, ao lado da guia "página de usuário" quando se visualiza tal página). Na lista de mudanças recentes ou na sua lista de artigos vigiados, você pode acessar diretamente uma página de discussão de um determinado usuário simplesmente clicando no link (Discussão) ao lado do nome do respectivo usuário (ou de seu número IP, no caso de um anônimo).

Redirecionamentos de discussão

Não é necessário elimina-los. Ver discussão aqui: Wikipédia:Esplanada/propostas/Redirecionamento de páginas de discussão (14nov2013).

Ferramenta "Adicionar comentário a esta discussão" (botão "+")

A fim de editar uma página de discussão, você pode opcionalmente usar o botão "+" (localizado ao lado do link "discussão" da página de discussão), mas apenas para iniciar um novo tópico ou para responder à última postagem localizada na parte inferior da página. Se você passar o cursor do mouse sobre o botão, notará o texto "Adicionar comentário a esta discussão", descrevendo seu funcionamento.

  • Para iniciar um novo tópico de discussão, escreva no formulário identificado como "Assunto/cabeçalho:" o título da discussão que está propondo. Com isso, o sumário de edição é automaticamente preenchido com o texto digitado naquele formulário.
  • Para responder a um comentário posicionado na seção mais inferior da página, não escreva nada no formulário supracitado. Neste caso, não é possível preencher o campo "sumário de edição". Se preferir fazê-lo, edite diretamente a seção desejada pelos meios convencionais.

Utilizando-se da ferramenta "Adicionar comentário a esta discussão", a ocorrência de um conflito de edição é impossível. Entretanto, no caso de você estar respondendo a um tópico existente ao invés de criar um, sua resposta pode eventualmente ser transferida para uma seção criada após você começar a editar, causando mal-entendidos entre as várias partes. Portanto, é recomendável editar diretamente as seções pretendidas, no caso de desejar responder a elas, especialmente em se tratando de páginas constantemente editadas, reservando a ferramenta "+" apenas para a criação de novos tópicos. Se, porém, seu comentário for publicado no lugar errado, simplesmente edite novamente a página e posicione-o no local correto.

Indentação

Ver artigo principal: Wikipédia:Indentação

Indentação é usada para manter as páginas de discussão legíveis. Comentários são indentados para mostrar se são respostas a outros comentários, e se for o caso, a qual deles. Embora semanticamente incorreto,[1] comentários são indentados usando um ou mais sinais de dois pontos (:). Cada dois pontos representa um nível de indentação. Irá ver estes dois pontos no wikitexto quando editar uma página de discussão, mas quando vir a página em si verá a indentação.

O primeiro comentário numa secção não terá nenhuns dois pontos. Quando responder a uma declaração, deve usar mais um dois pontos que o número que aparece na afirmação a que está a responder. Por exemplo, se estiver a responder a um comentário que tinha 2 dois pontos antes, a sua resposta deve ter 3 dois pontos antes.

Segue um exemplo do funcionamento de uma página de discussão sobre um artigo fictício.

A [[Canja]] está excelente. [[Usuário:Get_It|Get_It]] :Não acho! --[[Usuário:Marcelo]] :Eu acho que está excelente também --[[Usuário:Tiago]] Devíamos mudar a discussão para [[Discussão:Canja]]  -- [[Usuário:Guilherme]] :Tendo a discordar --[[Usuário:André]] 

A Canja está excelente. Get_It

Não acho! --Usuário:Marcelo
Eu acho que está excelente também --Usuário:Tiago

Devíamos mudar a discussão para Discussão:Canja -- Usuário:Guilherme

Tendo a discordar --Usuário:André

Se desejar responder a um comentário a quem alguém já respondeu, coloque o seu comentário abaixo da última resposta, adicionando no mesmo apenas mais 1 dois pontos ao número de dois pontos precedendo a afirmação a que está a responder. Neste exemplo, note que o Marcelo, Tiago e André estão todos a responder ao comentário do Get_It.

Que tal está a [[Canja]]. [[Usuário:Get_It|Get_It]] :Está óptima! --[[Usuário:Marcelo]] :Não está má --[[Usuário:Tiago]]  :Está péssima. --[[Usuário:André]] 

Que tal está a Canja? Get_It

Está óptima! --Usuário:Marcelo
Não está má --Usuário:Tiago
Está péssima. --Usuário:André

Repare que comentários são mostrados mais próximos quando indentados no mesmo nível (veja o comentário do Tiago no exemplo acima). Isto pode causar confusão aos leitores ao ler uma conversa de relance, uma vez que comentários de múltiplas linhas podem ser confundidos com um comentário único. Para produzir um espaçamento entre parágrafos normal, adicione uma linha como o André fez.

O próximo exemplo mostra uma discussão mais complexa. Apesar do Marcelo ter respondido ao Get_It primeiro, e o Tiago ter respondido ao Marcelo, ainda podemos ver facilmente que o comentário do André é em resposta à questão original do Get_It:

Que tal está a [[Canja]]? [[Usuário:Get_It|Get_It]]  :Está óptima! --[[Usuário:Marcelo]] ::Estava ''mesmo'' óptima? [[Usuário:Tiago]] :::'''Mesmo''' mesmo óptima! --[[Usuário:Marcelo]] :Não está má --[[Usuário:André]] ::Achei que estava um ''pouco'' má... --[[Usuário:João]] 

Que tal está a Canja? Get_It

Está óptima! --Usuário:Marcelo
Estava mesmo óptima? Usuário:Tiago
Mesmo mesmo óptima! --Usuário:Marcelo
Não está má --Usuário:André
Achei que estava um pouco má... --Usuário:João

Repare que se o seu comentário consistir em mais do que um parágrafo, deve repetir os dois pontos no início de cada parágrafo. Em alternativa pode escrever o código para novo parágrafo <p> no wikitexto em vez de começar uma nova linha.

Quando uma longa discussão tem muitos níveis de indentação, a discussão pode ser difícil de ler, particularmente em ecrãs pequenos. Eventualmente, por conveniência, um editores pode "começar do princípio" respondendo sem nenhum dois pontos. A predefinição {{outdent}} pode ser usado para este propósito.

Ver também

Notas