Wikipédia:Perdoar e esquecer – Wikipédia, a enciclopédia livre
Esta página é um ensaio. Ensaios são conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas, recomendações e nem informativos. Alguns ensaios representam práticas já bem difundidas na comunidade; outros apenas representam pontos de vista minoritários. |
Nós possuímos uma excelente maneira para resolução de disputas. Chama-se perdoar e esquecer.
Como funciona?
É muito simples. Em vez de assumir o pior das pessoas e submetê-las ao inferno, e construir planos para tentar ferrar contra o "adversário" em páginas como Wikipedia:Pedidos de opinião, devemos perdoar as pessoas por suas ações. Com todos se desculpando, as brigas vão se encerrando. Este é o método para encerrar conflitos no menor tempo possível: perdoar e esquecer. Muito simples.
O tradicional método de resolução de disputas estipula que se você não puder evitar a situação, tente resolver na conversa. Infelizmente, as pessoas movem as suas brigas e discussões para outras páginas, o que é altamente estressante. Esta última causa leva a uma boa parte de usuários deixar a Wikipédia. Este método é muito disruptivo, pois afugenta pessoas da enciclopédia e faz perdendo tempo demasiado e valioso.
Muitas vezes, as pessoas tentam afundar os seus adversários na lama, e tentam fazer com que estes sejam punidos, na maioria das vezes com um bloqueio. Isso é contraprodutivo, vingativo, desagradável e, principalmente, inadequado para a Wikipédia.
A fim de empregar o método de perdoar e esquecer, devemos presumir que há muito brigas acontecendo nas páginas de discussão ou em qualquer outro domínio. Apaziguar os editores pedindo desculpas por suas ações, e fazer uma oferta de paz para todos é o necessário. Depois que todo mundo se acalmou, edições de verdade acontecem, e não brigas e desaforos em todos os cantos.