Wikipédia:A Wikipédia não é uma questão de vitória – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Wikipédia não é sobre vitória. Disputas sobre conteúdo ou comportamento não têm "vencedores". Elas estão destinadas a serem resolvidas por consenso, com todos os usuários destinados à melhoria do projeto e sempre dispostos a ceder ao consenso. O ego não importa na Wikipédia; o ego e o orgulho não são úteis à criação de artigos enciclopédicos, e ambos necessitam ceder ao consenso se um conflito entre eles de qualquer maneira ocorrer. Qualquer editor da Wikipédia que em qualquer momento sente que deve ganhar está incorreto; não há nada para ganhar. A Wikipédia não é o Mundo do Enciclofício.

Aqueles que pensam que é mais importante ganhar e não ajudar a criar uma enciclopédia da que podemos estar todos orgulhosos estão no lugar errado. Aqueles que estão aqui para ganhar habitualmente ou sentir a necessidade de governar, ou controlar, estão aqui pelo motivo errado.

Se esse for você, você tem de pôr de lado a necessidade ou o impulso de permitir que o ego, orgulho, ou ganhar tenha prioridade sobre a construção colaborativa de uma enciclopédia. Por favor. Para citar um filme, as necessidades de muitos excedem em peso as necessidades de poucos, ou aquele. Apesar de quem aquele seja, ser ele um editor, um corpo de editores, ou grupo de Wikipédia. O único que importa é denominado "Wikipédia em português".

Não edite por poder[editar código-fonte]

"Não edite por poder" descreve um conceito contra certo comportamento na Wikipédia, que é aquele de só editar o website para se tornar um administrador. E assim ter mais poder e obter mais vitórias. Embora querer ser administrador seja aceitável, isso descreve que a falha ao adquirir poder pode causar problema. A mensagem é: não edite na Wikipédia somente por sede de poder e para se tornar um administrador. Edite na Wikipédia para construir uma enciclopédia!

Usuários para o poder[editar código-fonte]

A Wikipédia é uma enciclopédia onde colaboramos juntos, e naturalmente precisamos de administradores para bloquear usuários, para proteger páginas e eliminar coisas, mas muitos usuários tendem a pensar que a administração parece um emprego onde você é poderoso, o chefe e está no controle, enquanto também permite que você atue da maneira que quiser, e que todo o mundo toma a sua opinião como certa. Por conta disto, alguns usuários editam na Wikipédia de maneira bonita somente para se tornar um administrador, para que possam supostamente ganhar o poder que eles querem, esquecendo-se do propósito da enciclopédia.

O que acontece quando eles conseguem poder[editar código-fonte]

Digamos que esses usuários caçadores de poder façam um pedido de administração e tenham êxito, ganhando assim o suposto poder que procuravam quando editavam na Wikipédia. Esses usuários possivelmente passarão apenas a escrever coisas mínimas nos artigos e em outras trabalhos próximos da enciclopédia, e irão obviamente usar as ferramentas administrativas e somente as ferramentas!

Consequentemente eles ficarão entediados de estar na Wikipédia, tendo em consideração que eles não estiveram entediados quando estavam ocupados escrevendo artigos e melhorando tudo para adquirir o cargo de administrador, e a maior parte desses tipos de usuários abandonarão simplesmente a sua conta de administrador.

O que acontece quando eles não conseguem poder[editar código-fonte]

Digamos um usuário médio que está caçando poder na Wikipédia faz um pedidos para ser um administrador e é reprovado no processo. Os problemas então podem surgir; esses usuários caçadores de poder podem zangar-se por terem sido reprovados no processo de pedidos de administração (embora eles não possam se encaixar de modo algum como administradores). Eles podem pensar que a Wikipédia tem algo contra eles e ficar calmos - ou pior, eles podem explodir nos usuários que se opuseram no pedidos de administração, ou até mesmo fazer atos de extremo vandalismo. Isto pode levar a meses e meses de problemas, resultando que eles nunca se tornem administradores de qualquer maneira. Isto ainda seria outra razão por que não se pode usar a Wikipédia para adquirir poder e atenção.

Então todos os administradores buscam por poder?[editar código-fonte]

Não, nem todos os administradores na Wikipédia são caçadores de poder, porque você verá que muitos deles são contribuidores dedicados que ainda escrevem e melhoram artigos, e eles podem ter decidido ir para administração ajudar a Wikipédia ainda mais e não inflamar-se no seu suposto poder. No fim de tudo, ser um administrador é mais como ser um faxineiro do que ser um imperador.