Wikipédia:Não alimente as divas – Wikipédia, a enciclopédia livre

O que é uma diva da Wikipédia?

Divas comportam-se como se fossem monarcas absolutistas.

Uma diva da Wikipédia é um(a) editor(a) antigo(a) que acredita ser mais importante do que outros editores, apresentando ainda a necessidade de que tal crença seja validada regularmente pela reação da comunidade às suas atitudes. A tentativa de validação costuma ocorrer com o abandono (ou com uma ameaça dramática e barulhenta de abandono) do projeto, atitude esta tomada por vezes de supetão — um "retiro" ou "WikiPausa", acompanhada por uma longa diatribe contra qualquer assunto insignificante que o(a) tenha levado a afastar-se desta vez.

Invariavelmente, esta diatribe atrai uma enxurrada de mensagens de "por favor, não vá embora", juntamente com abundante apoio para a posição defendida pela diva e que deflagrou o último "retiro". O resultado final é que a diva obtém exatamente o que deseja — validação e apoio — e volta ao projeto triunfante – ao menos até o próximo conflito por ninharias.

Sinais de que você está lidando com uma diva da Wikipédia

O que se segue são sinais reveladores de que você está lidando com uma diva da Wikipédia:

  • Discussões em disputas insignificantes – não existe assunto pequeno demais para uma diva; as disputas são mais sobre as coisas serem feitas do jeito dela, em vez de feitas do jeito certo.
  • Frequentemente cita seu número de edições em disputas – divas querem que os outros pensem que elas são indispensáveis ao projeto, portanto frequentemente vão citar como são valiosos para o projeto. Ao citar seu próprio valor, denigrem implicitamente o valor de seus oponentes, o que é uma forma de validação.
  • Autopromoção excessiva – divas frequentemente possuem páginas de usuário elaboradas, onde gabam-se de suas contribuições.
  • Ameaças frequentes de abandonar o projeto – essa é a principal arma das divas, e elas a usam com frequência. Divas se afastam frequentemente, mas nunca ficam longe por mais do que alguns dias.

Como lidar com uma diva da Wikipédia

Ele renunciou, pensando que voltaria ao poder nos braços do povo. Não deu certo.

Da mesma forma que trolls, divas precisam de atenção, mas enquanto trolls são basicamente destrutivos, divas parecem ser contribuintes produtivos do projeto — ao menos quando não estão fazendo escarcéu, ameaçando abandonar tudo.

Mas, diferentemente de outros contribuintes produtivos, divas usam seu histórico de contribuição produtiva como uma arma contra outros editores. Para uma diva, contribuir positivamente não é um fim em si mesmo, mas antes um meio de ganhar influência e poder. Esta influência torna-se um tipo de moeda em disputas de conteúdo — elas podem barganhar parte de sua influência armazenada para fazer valer seu ponto de vista em disputas com editores menos experientes. Esta influência também ajudar a granjear a necessária validação durante seus frequentes "abandonos".

A melhor maneira de lidar com divas é ignorar seus ataques de raiva. Quando uma diva sai fazendo escarcéu, deixe que ela se vá. Se você implorar para que ela fique, estará perpetuando o ciclo, assegurando que irá repetir a mesma cena novamente em poucos meses.

Se você simplesmente desejar-lhe boa sorte e deixar que se vá, muito provavelmente acabará voltando, mas com uma atitude melhor. A diva que não obtiver validação para seus atos perceberá rapidamente que não é mais importante do que qualquer outro editor; que um único editor não pode quebrar um projeto de tal magnitude.

Em alguns casos, a diva permanecerá afastada, mas a perda será rapidamente preenchida por outros editores que não exigem manutenção tão elevada; editores para os quais o objetivo não é a autopromoção e validação, mas preferencialmente o aperfeiçoamento do projeto.

Ver também