Wikipédia:Critérios de notoriedade/Empresas, ONGs e outros – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma organização é geralmente considerada notável se tiver sido o assunto de significativas fontes secundárias, confiáveis e independentes. A menção trivial ou incidental de algo por fontes secundárias não é suficiente para estabelecer sua notabilidade. Todo o conteúdo deve ser verificável. Se fontes independentes, de terceiros e confiáveis não são encontradas sobre algo, então a Wikipedia não deve ter um artigo sobre ele.

Esta página é para ajudar a determinar se uma organização (comercial ou não), ou qualquer de seus produtos e serviços, é um assunto válido para ter um artigo individual na Wikipédia. O alcance desta diretriz abrange todos os grupos de pessoas organizadas em conjunto com um propósito, embora a reunião de pessoas para fins mais específicos podem ser regidos por diretrizes mais específicas. Por exemplo, as diretrizes sobre pessoas que se reúnem com o propósito de fazer música são descritas em WP:MÚSICA.

Simplificando, uma organização é um grupo de mais de uma pessoa formando um conjunto com um propósito. Isso inclui atividades comerciais e não comerciais, tais como organizações de caridade, instituições de ensino, hospitais, grupos de interesse, clubes sociais, empresas, associações, empresas em nome, denominações religiosas, seitas, etc.

Esta diretriz não cobre pequenos grupos de pessoas estreitamente relacionadas, tais como famílias, grupos de animação, co-autores e co-inventores que são tratados em WP:BIO.

Decisões baseadas em evidências verificáveis[editar código-fonte]

Notável significa "digno de ser observado" ou "digno de atenção". A Wikipedia baseia sua decisão de se uma organização é notável o suficiente para justificar um artigo separado na evidência verificável de que a organização ou produto atraiu atenção de fontes confiáveis e não relacionadas com a organização ou o produto. A notabilidade requer apenas que essas fontes necessárias tenham sido publicadas, mesmo se estas fontes ainda não estiverem realmente listadas no artigo (embora na maior parte dos casos adicioná-as ao artigo pode melhorá-los).

Sem notabilidade inerente[editar código-fonte]

Nenhuma empresa ou organização é considerada notável por si só. Nenhuma organização está isenta desse critério, não importando o tipo de organização que seja, incluindo escolas. Se a organização em si não recebeu nenhuma ou recebeu pouca atenção de fontes independentes, então ela não é notável, só porque outras organizações do tipo são comumente notáveis ou simplesmente porque existe, então ela não é notável (Ver "Se não é notável" logo abaixo). "Notabilidade" não é sinônimo de "fama" ou "importância". Não importa o quão "importante" os editores podem acreditar que uma organização seja, a organização não deve ter um artigo individual na Wikipedia a menos que fontes fiáveis ​​independentes da organização tenham discutido sobre ela.

Ao avaliar a notabilidade de organizações ou produtos, por favor, considere se eles tiveram efeitos significativos ou demonstráveis na cultura, sociedade, entretenimento, atletismo, economia, história, literatura, ciência ou na educação. Grandes organizações e seus produtos são suscetíveis de ter prontamente disponíveis muitas informações verificáveis e de fontes confiáveis ​​que oferecem a evidência de notabilidade. No entanto, as organizações menores e seus produtos podem ser notáveis, assim como os indivíduos podem ser notáveis. Não se deve ter padrões arbitrários para criar uma tendência de favorecer apenas grandes organizações ou seus produtos.

Critério primário[editar código-fonte]

Uma empresa, corporação, organização, escola, equipe, religião, grupo, produto ou serviço é notável se tiver sido assunto coberto por significativas fontes secundárias. Essas fontes devem ser confiáveis​​ e independente do assunto. Uma única fonte independente quase nunca é suficiente para demonstrar a notabilidade de uma organização.

Profundidade da cobertura[editar código-fonte]

A profundidade da cobertura pela fonte deve ser considerada. Se a profundidade não é substancial, então várias fontes independentes devem ser citadas para estabelecer a notabilidade. A cobertura trivial ou incidental não é suficiente para estabelecer a notabilidade.

Uma cobertura profunda oferece um nível de atenção que se estende além de anúncios de rotina e faz com que seja possível escrever mais do que um esboço breve e incompleto sobre a organização. As fontes aceitáveis ​​sob este critério incluem todos os tipos de fontes confiáveis​​, exceto obras transportando cobertura meramente trivial, tais como:

  • fontes que simplesmente informam horários de reuniões, horas comerciais ou programas de eventos,
  • publicações de números de telefone, endereços e direções em diretórios de negócios,
  • inclusão em listas de organizações semelhantes,
  • a programação da estação ou pontuação final de eventos esportivos,
  • comunicados de rotina anunciando matérias como a contratação ou despedida de pessoal,
  • breves anúncios de fusões ou vendas de parte do negócio,
  • simples declarações de que uma linha de produto está sendo vendida, alterada ou interrompida,
  • avisos de rotina sobre aberturas ou fechamentos de instalações (por exemplo, o fechamento para férias ou o fim da temporada regular),
  • avisos de rotina sobre abertura ou encerramento de filiais, franquias ou lojas,
  • avaliações rotineiras de restaurantes,
  • citações do próprio pessoal da organização como fontes de história, ou
  • menções passageiras, para identificar que uma pessoa citada trabalha na organização.

Audiência[editar código-fonte]

A audiência da fonte também deve ser considerada. A evidência de atenção da mídia internacional ou nacional, ou pelo menos regional, é um forte indício da notabilidade. Por outro lado, a atenção apenas da imprensa local ou da mídia de interesse e circulação limitada não é uma indicação de notabilidade, então é é necessário pelo menos uma fonte regional, nacional ou internacional.

Independência de fontes[editar código-fonte]

Um teste preliminar de notabilidade é se pessoas independentes do próprio da empresa ou organização (ou seu fabricante, criador ou vendedor) realmente consideraram a empresa, corporação, produto ou serviço notável o suficiente para terem escrito e publicado obras não rotineiras e não triviais sobre ela.

As fontes usadas para apoiar uma reivindicação da notabilidade incluem publicações independentes e confiáveis ​​de todas as formas, tais como artigos de jornais, livros, documentários de televisão, sites e relatórios publicados por organizações de fiscalização do consumidor, exceto o seguinte:

  • press releases, press kits, ou obras semelhantes;
  • materiais publicados pelo próprio interessado;
  • qualquer material escrito pelo interessado, seus membros, ou de fontes intimamente associadas;
  • publicidade e materiais de marketing, próximos ou em nome da organização;
  • sites corporativos ou outros sites escritos, publicados ou controlado pela organização;
  • patentes, pendente ou concedido;
  • qualquer material escrito ou publicado pela organização, direta ou indiretamente;
  • outras obras em que a empresa, corporação, organização ou grupo fala sobre si mesma, publicado pela empresa, corporação, organização, ou o próprio, ou re-impresso por outras pessoas do grupo.

A auto-promoção e a colocação de produtos não são meios de qualificar um artigo para enciclopédia. Os trabalhos que qualificam são os publicados e escritos por outros sobre a empresa, clube, organização, produto ou serviço.

Uma vez que a notabilidade estiver estabelecida, as fontes primárias e auto-publicada podem ser usadas para verificar alguns dos conteúdos do artigo. Consulte Autobiografia para saber sobre os problemas de verificabilidade e neutralidade que afetam material cujo assunto do artigo em si é a fonte do próprio material.

Conduta ilegal[editar código-fonte]

Existe a possibilidade de uma organização não ser muito notável mas ter um bom número de referências por ter se envolvido em atos ilegais, ou ser alegada ter envolvimento em tais atos. As fontes que abordam principalmente acusações de ilegalidade não devem ser consideradas quando se avalia a notabilidade de uma organização por esta diretriz. No entanto, tenha em mente que a organização pode ainda ser notável sob diretrizes separadas (por exemplo, CRIME).

Nota especial: publicidade e promoção[editar código-fonte]

A publicidade é proibida, como uma política oficial da Wikipédia. A publicidade deve ser removida, seguindo estes passos, nesta ordem:

Critérios alternativos para tipos específicos de organizações[editar código-fonte]

As seções a seguir discutem métodos alternativos de estabelecer notabilidade em situações específicas. Nenhuma organização é considerada notável, exceto na medida em que fontes independentes demonstrarem que tem sido notada por pessoas de fora da organização. Estes critérios constituem um método opcional e alternativo para demonstrar notabilidade. Organizações são considerados notáveis ​​se cumprir um dos seguintes requisitos de fonte:

  • estes critérios alternativos,
  • os critérios principais de organizações, ou
  • a diretriz geral de notabilidade

e estejam em conformidade com a política de Wikipedia: O que a Wikipédia não é, especialmente no que diz respeito à inclusão indiscriminada de informações.

Organizações não-comerciais[editar código-fonte]

As organizações são geralmente notáveis se cumprirem as seguintes normas:

  • O escopo de suas atividades é de escala nacional ou internacional.
  • As informações sobre a organização e suas atividades podem ser verificados por várias fontes secundárias, independentes e confiáveis.

As considerações adicionais são:

  • Organizações locais nacionalmente famosas: algumas organizações têm âmbito local, mas conseguiram atenção nacional ou mesmo internacional. A organização cujas atividades são de âmbito local (por exemplo, uma escola ou clube) pode ser considerada notável se há evidência verificável substancial de cobertura por fontes independentes confiáveis fora da área local da organização. Se a cobertura é apenas de âmbito local, deve-se considerar apenas a adição de uma seção sobre a organização em um artigo sobre o local da organização.
  • Fatores que têm atraído grande atenção: a longevidade da organização, quantidade de associados, principais conquistas, escândalos proeminentes, ou outros fatores específicos da organização devem ser considerado na medida em que esses fatores têm sido relatados por fontes independentes. Esta lista não é exaustiva ou conclusiva.
  • Ressalva - É preciso cuidado com alegações de se pequenas organizações têm escala nacional ou internacional. O fato de que uma organização possui filiais em vários países, não significa necessariamente que suas atividades são verdadeiramente internacionais. Exemplo: uma pequena organização fraternal com uma adesão total de sessenta membros, em todo o mundo, não é "de escala internacional", simplesmente porque os membros vivem em países separados e formaram sub-capítulos onde vivem.

Escolas[editar código-fonte]

Todas as escolas, incluindo as universidades, as faculdades, as escolas primárias, as escolas de ensino médio e as escolas que só oferecem um suporte para ensino regular devem satisfazer essa diretriz ou a diretriz de notabilidade geral, ou ambas.

Unidades locais de grandes organizações[editar código-fonte]

  • Como regra geral, os capítulos individuais de organizações nacionais e internacionais em geral não são considerados notável o suficiente para justificar um artigo em separado - a menos que sejam substancialmente discutidas por fontes independentes confiáveis ​​que se estendem para além da a área local do capítulo.
  • Em alguns casos, um capítulo específico local ou sub-organização que não é considerado bastante notável pata ter seu próprio artigo pode ser significativa o suficiente para ser mencionada dentro do contexto de um artigo sobre o organismo progenitor. Se o artigo pai cresce até o ponto onde a informação precisa ser separado em um novo artigo, lembre-se que ao separa um artigo sobre um capítulo local o próprio capítulo local deve cumprir as diretrizes de notabilidade da Wikipédia, sem referência à notabilidade da organização-mãe. É preciso cuidado para não se separar uma seção que seria considerada não-notável por conta própria. A divisão deve ocorrer como um processo de cima para baixo. Consulte {{Divisão}}.
  • Objetive um bom artigo em vez de vários esboços perpétuos: Capítulos individuais, divisões, departamentos e outras sub-unidades de organizações notáveis ​​são raramente notável o suficiente para justificar um artigo em separado. As informações sobre os capítulos e afiliadas normalmente devem ser incorporadas ao artigo sobre a organização-mãe. Veja Fusão.
  • Informações sobre sub-capítulos de organizações notáveis ​​podem ser incluídas em prosa ou como uma breve lista no artigo principal sobre a organização. Se uma lista incorporada torna-se muito grande para o artigo principal, poderá considerar-se a divisão como uma lista independente se há fontes confiáveis ​​que lidam com a lista como um tema, como com o Manual de fraternidades universitárias americanas que suporta a Lista de capítulos e colônias Baird Phi Kappa Psi. Se uma lista incorporada é grande, mas não notável o suficiente para uma lista em artigo próprio, considera-se sua supressão.

Organizações comerciais[editar código-fonte]

Algumas organizações comerciais atendem às diretrizes de notabilidade da Wikipédia, mas é preciso ter cuidado para determinar se são realmente notável ou se são apenas uma tentativa de usar a Wikipédia para publicidade gratuita. Os editores da Wikipédia não devem criar artigos sobre organizações comerciais com a finalidade de criar publicidade abertamente ou de modo disfarçado. Por favor, veja Wikipédia:SPAM.

Empresas de capital aberto[editar código-fonte]

Tem havido muita discussão ao longo do tempo se as empresas de capital aberto, ou empresas de capital publicamente listadas nas principais bolsas de valores, como a NYSE, Nasdaq e outras bolsas de valores internacionais comparáveis​​, são inerentemente notáveis. O consenso foi que a notabilidade não é automática neste caso (ou qualquer outro). No entanto, quase sempre existem fontes independentes suficientes para essas empresas, de modo que a notabilidade pode ser estabelecida usando o critério principal discutido acima. Exemplos de tais fontes incluem cobertura independente de imprensa, relatórios de analistas e perfis de empresas como a Hoover (fonte comercial). Assim, os autores do artigo devem certificar-se de buscar essa cobertura e adicionar as referências a esses artigos para estabelecer corretamente sua notabilidade.

Os editores que se deparam com um artigo sobre uma empresa sem essas referências são encorajados a procurar (ou solicitar que outros pesquisa) antes de nomeá-lo para eliminação, dada a elevada probabilidade de que uma empresa de capital aberto é realmente notável, segundo o critério principal.

Redes e franquias[editar código-fonte]

Muitas empresas têm cadeias de lojas ou franquias locais que praticamente são intercambiáveis individualmente​​, por exemplo, um McDonald local. Uma vez que há geralmente muito pouco a se dizer sobre lojas individuais ou franquias que não seja verdade para a cadeia em geral, a Wikipedia não deve ter artigos sobre tais lojas individuais. Em casos raros, uma localização específica terá peculiaridades arquitetônicas que a torna notável, como a Estação de Serviço Shell (Winston-Salem, Carolina do Norte) ou do McDonald (Will Rogers Turnpike), no entanto, uma série de artigos sobre cada Wal-Mart na China não seria informativo. Uma exceção pode ser feita se um grande evento ocorreu em uma loja local, no entanto, este provavelmente seria criado sob um nome do artigo que descreve o evento e não o local (ver por exemplo Massacre do McDonald's).

Produtos e serviços[editar código-fonte]

Se uma empresa é notável, as informações sobre seus produtos e serviços geralmente devem ser incluídas no artigo sobre a própria empresa, a menos que o artigo da companhia seja tão grande que isso tornaria o artigo pesado.

Quando a discussão de produtos e serviços torna o artigo pesado, deve-se recorrer a algum julgamento editorial. Se os produtos e serviços são considerados notáveis o suficiente por conta própria, uma opção é fugir da discussão deles criando um artigo separado. Se os produtos e serviços não são notáveis ​​o suficiente para terem seu próprio artigo, a discussão deles deve ser reduzida, ou até mesmo removidas completamente.

Evite criar vários esboços sobre cada produto, especialmente se não há nenhuma esperança realista de expansão.

Se um produto ou serviço não-notável tiver seu próprio artigo, é preciso fundir este artigo em um com um escopo mais amplo, como o artigo da empresa ou propor sua eliminação.

Note-se que um produto ou serviço específico pode ser notável por conta própria, sem que sua empresa prestadora seja notável por si. Neste caso, um artigo sobre o produto pode ser adequado e a notabilidade da própria empresa não é herdada como resultado.

Se não é notável[editar código-fonte]

Embora uma organização que não cumpra os critérios dessa diretriz não deve ter um artigo separado, as informações sobre a organização podem ser incluídas de outras formas na Wikipedia, desde que certas condições sejam atendidas.

O conteúdo sobre a organização pode ser adicionado em artigos pertinentes, caso se:

  • tem o nível apropriado de detalhe e significado para esse artigo;
  • evita a auto-promoção, e
  • inclui apenas a informação que pode ser verificado por meio de fontes independentes.

Para organizações locais da cidade, ou município, o conteúdo em conformidade com os critérios acima pode ser adicionado a artigos dessa localidade. Por exemplo, uma empresa que é significativa para a história ou economia de uma cidade pequena pode ser descrito na seção == História == ou == Economia == do artigo da cidade pequena.