Rota aeronáutica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rota aeronáutica
Avião
Rota aeronáutica
Gráfico de regras de voo por instrumentos mostrando vias aéreas de baixa altitude em controle de tráfego aéreo sobre Oakland.
Descrição

Rota aeronáutica é uma rota em que passam aviões, semelhante a uma rodovia para carros. É um corredor definido que conecta um local especificado a outro em uma altitude especificada, ao longo do qual uma aeronave que atende aos requisitos da via aérea pode ser usada.[1]

Carta de aproximação aeroportos do Rio de Janeiro.

Rota aeronáutica é também denominada "Rota de Navegação Aérea", que são formadas por aerovias. Essas são classificadas, no Brasil, como de baixa (L) altitude ou de alta (H) altitude. A Organização de Aviação Civil Internacional é o organismo internacional que sugere normas para os países signatários quanto às regras de tráfego aéreo. Contudo, cada país tem autonomia para adequar essas regras para que venham a atender às peculiaridades de cada espaço aéreo. Nos Estados Unidos, as aerovias de baixa altitude são nomeadas pela letra V, seguida de um número (como o exemplo à direita). Já as aerovias de alta denominam-se como "Jet Routes", e se nomeiam pela letra J acompanhada de um número.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «En Route Procedures» (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aeronáutica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.