Aerostação – Wikipédia, a enciclopédia livre


Aerostação
Avião
Aerostação
Dirigível Nº1 de Santos Dumont (1898).
Descrição

Aerostação - é a ciência que trata da navegação aérea em aparelhos mais leves que o ar (aeróstatos). Como tal é um dos dois ramos da Aeronáutica.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Seguem algumas datas e eventos importantes para a aerostação:

Aerostação nos dias de hoje[editar | editar código-fonte]

Nos esportes[editar | editar código-fonte]

Hoje em dia, balões de ar quente, são bastante utilizados nas áreas de esporte e turismo. Os balões à gás, também tem os seus aficionados, mas em menor número, pelo fato de ser mais caro e difícil de manter e operar. Todo ano ocorre a Copa Gordon Bennett para balões, onde se conhece os melhores balonistas.

O voo em dirigível como esporte, apesar de existir, é pouco conhecido e difundido nos dias de hoje.

Na ciência e tecnologia[editar | editar código-fonte]

Tipos específicos de balões, normalmente não tripulados, são bastante utilizados hoje em dia para estudos de clima e previsão de tempo. São os chamados balões de grande altitude, ou "balões meteorológicos".

Estudos recentes indicam a possível utilização de balões como estrutura de suporte para oferta de internet banda larga em regiões remotas.[1]

Nos negócios[editar | editar código-fonte]

Apesar dos recentes esforços na comercialização de pequenos dirigíveis rígidos ou semirrígidos para finalidades específicas, eles ainda não conseguiram um mercado consistente, permanecendo o maior mercado, o de publicidade, com os dirigíveis não-rígidos ou "blimps".

Desde 1994, a empresa francesa Aerophile SA, vem desenvolvendo e utilizando balões rebocáveis para utilização pública, e foram comercializados para: o Ballon Air de Paris, o Disneyland Resort Paris, além de outros clientes em Singapura, Hong Kong e Los Angeles.

Os balões e pequenos dirigíveis podem via a se tornar um meio de transporte de grande demanda, podendo cada veículo transportar algo em torno de 30 passageiros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ministros acompanham teste sobre uso de balões para oferta de internet banda larga». Consultado em 1 de julho de 2014. Arquivado do original em 14 de julho de 2014 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aerostação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.