Avião de intercepção – Wikipédia, a enciclopédia livre


Avião de intercepção
Avião
Avião de intercepção
S27 e F16 em agosto de 1990.
Descrição

Um avião de intercepção, interceptador ou interceptor é um tipo muito específico de avião de caça, concebido para interceptar e abater aeronaves inimigas, geralmente bombardeiros mas, ocasionalmente, também outras aeronaves de ataque à superfície.[1]

A função de um avião de intercepção é deter uma aeronave inimiga quando se aproxima do objetivo. Portanto, devem ser de decolagem rápida e capazes de desenvolver altas velocidades em ângulos próximos de 90 graus na ascensão. Em virtude destas características a sua autonomia é sacrificada e, portanto, os aviões de intercepção dispõem, em geral, de curto alcance. Para interceptar, você ataca outra aeronave que não o tem como alvo, mas sim sua base ou sua cidade (generalizado).

As primeiras aeronaves do tipo surgiram pouco antes da Segunda Guerra Mundial, para combater os bombardeiros estratégicos, de difícil abate, que surgiram em maior escala. Foram utilizados até o final da década de 1960, altura em que os bombardeiros estratégicos foram substituídos por mísseis balísticos.

Aeronaves[editar | editar código-fonte]

I.Ae. 37

Alguns caças também poderiam cumprir a missão de interceptador, em alguns casos específicos, dependendo da necessidade, como o Me-262 e o Me-163.

Lista de alguns interceptadores[editar | editar código-fonte]

Um Mig-31 da Força Aérea Russa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Gloster S.S.8, Flight, 6 December 1929, Page 1273: "the type of single-seater fighter known as an "Interceptor" is a class of aircraft designed, as the title suggests, for intercepting hostile aircraft."