Termojato – Wikipédia, a enciclopédia livre

Termojato
Avião
Termojato
Termojato

Esquema do caça Mikoyan-Gurevich I-250 (N):
Ocre: motor
Verde: compressor
Laranja: câmara de combustão
Vermelho: duto de saída.
Descrição

Termojato - é um tipo rudimentar de motor a jato. Seu mecanismo central ainda é um motor de combustão interna, mas no lugar deste mover uma hélice, ele aciona um compressor a gás.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O ar comprimido é direcionado em uma câmara de combustão, onde é dada a ignição e combustão. A alta temperatura gerada pela combustão causa a expansão dos gases, fazendo com que estes sejam expelidos sob alta pressão do exaustor, criando assim força e empuxo.

O motor termojato gera maior potência que um motor a hélice de combustão interna. Isto foi demonstrado em certo número de aviões. A pesquisa sobre esse tipo de motor foi deixada de lado após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a se tornou viável o desenvolvimento dos motores a jato, que geram empuxo e força para um compressor sem a necessidade de um motor a pistão para tanto.

Breve histórico[editar | editar código-fonte]

  • Em 1908 o inventor francês René Lorin propôs utilizar um motor a pistão para comprimir ar que seria, então, misturado com o combustível e queimado para produzir pulsos de gás quente que seriam expulsos por meio de uma tubeira para gerar uma força propulsora.
  • Em 1917, O. de Morize de Chateaudun, França, propôs o Morize. Era o esquema de um ejetor no qual um motor alternativo acionava um compressor que fornecia ar para a combustão de combustível líquido numa câmara que depois era descarregado em um tubo convergente-divergente e, em última instância, para fora na atmosfera.
  • O termo "motorjet" foi registrado em uma patente na Grã-Bretanha por J.H. Harris de Esher, em 1917.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.