Táxi (aviação) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Táxi (aviação)
Avião
Táxi (aviação)
Um Sea Vixen taxiando de volta de um voo
em um show aéreo, dobrando as asas
enquanto se movimenta.
Descrição

 Nota: Para outros significados, veja Táxi (desambiguação).

Táxi, fazer táxi, taxiamento[1] ou rolagem[2] refere-se ao movimento de uma aeronave no solo, pelo uso de sua própria potência, em contraste com reboque ou push-back, onde a aeronave é movida por um rebocador. Usualmente, uma aeronave se move usando rodas, mas também existem aeronaves que usam skis ou flutuadores (no caso de avião anfíbio).

Uma aeronave usa taxiways para taxiar de um lugar para outro em um aeródromo; por exemplo, ao mover-se entre um terminal e a pista de pouso e decolagem. O termo "táxi" ou "taxiar" não é usado quando da rolagem para aceleração antes da decolagem ou desaceleração imediatamente após o pouso na pista de pouso e decolagem.

A força que impulsiona uma aeronave é proveniente de suas hélices ou de motores a reação. O direcionamento é obtido girando a bequilha; O piloto controla a direção normalmente usando os pedais. Aeronaves a jato maiores possuem um comando (steering) do lado direito da aeronave que atua como um volante comandando a bequilha hidraulicamente. Nem todas as aeronaves possuem bequilha controlável (bequilha louca). Nesse caso, o controle de direção se dá por meio de freios diferenciais ou exclusivamente por meio de leme (no caso de aeronaves anfíbias).

A ICA 100-12[3] define táxi da seguinte forma:

Segurança[editar | editar código-fonte]

Durante o táxi, a aeronave se move lentamente para garantir que se consiga parar rapidamente e não haver risco de danos em aeronaves maiores caso estas saiam acidentalmente das superfícies pavimentadas.

O uso de potência perto de terminais é limitado devido à possibilidade de danos causados pelo fluxo do jato.

Boeing 737-300 da Tarom e um Boeing 777-200 da United Airlines taxiando lado a lado no Aeroporto de Londres Heathrow.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 654.
  2. «IAC 3204» (PDF). Ministério da Aeronáutica - Departamento de Aviação Civil. 3 páginas. Consultado em 16 de abril de 2013 
  3. «ICA 100-12 - Regras do ar e serviços de tráfego aéreo» (PDF). Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica. 35 páginas. Consultado em 16 de abril de 2013 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Táxi (aviação)
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Táxi (aviação)
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.