Ajuda:Glossário – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikipédia não é só um mundo novo, é todo um vocabulário novo também

Este glossário da comunidade wikipedista pretende reunir, de forma breve e objetiva, os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas pelos participantes desta comunidade. É, portanto, uma coletânea de expressões usadas em páginas de discussão e não nos artigos enciclopédicos em si.

Os usuários experientes da Wikipédia estão acostumados a recorrer a determinadas expressões, abreviaturas e siglas, aquando de suas intervenções em páginas de discussão, que não são facilmente compreendidas por usuários mais novos. Se, durante seu trabalho de edição de artigos ou durante a discussão de um assunto qualquer com a comunidade, por acaso, você se deparar com algum termo desconhecido, este é o lugar ideal para descobrir seu significado.


Índice:       ·  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A

  • Administrador (ou sysop, de "operador do sistema"). Um usuário que, após decisão da comunidade, possui acesso a ferramentas especiais do software MediaWiki com as quais as tarefas rotineiras de manutenção do sítio da Wikipédia em português tornam-se mais fáceis. Nomeadamente, um administrador pode eliminar e/ou bloquear páginas, bloquear usuários e reverter edições de forma mais rápida e ágil, segundo as políticas aprovadas pela comunidade. Apesar do nome, este tipo de usuário não possui qualquer poder ou direito adicional em relação aos demais usuários no contexto editorial.
  • Arquivo ou arquivo de discussões consiste numa ou mais páginas onde ficam armazenadas discussões antigas de forma a libertar espaço nas páginas de discussão. Normalmente arquivam-se páginas de discussão de artigos, páginas de discussão de usuários (pelo próprio usuário) e páginas de discussão da comunidade, como a Esplanada e os Cafés. Notar que, por vezes, em alguns contextos da Wikipédia, arquivo ou ficheiro pode-se referir a imagens, som ou vídeo.
  • Artigo. Também chamado de verbete, é a unidade básica da estrutura da Wikipédia. Do ponto de vista técnico, o artigo é uma página da Wikipédia que se encontra no domínio principal. As páginas de outros domínios (como esta página de glossário) denominam-se simplesmente páginas e não artigos ou verbetes. Um artigo é composto predominantemente por texto e ilustrado através de imagens (e eventualmente outros elementos multimídia, como som e vídeo), independente dos demais, mas ligados uns aos outros através de ligações internas. Cada artigo deve conter em si mesmo o máximo de informação referente ao tema que pretende abordar.
  • Artigo de destaque ou artigo destacado é um artigo que atingiu um excelente nível de qualidade, imagem e conteúdo, respeitando as normas de estilo e demais recomendações da Wikipédia a ponto de ser destacado na página principal da Wikipédia. Antes de um artigo ser destacado, tem de passar por um processo de escolha e seleção.
  • Artigo órfão é um artigo isolado que não tem nenhum outro a apontar para ele, independentemente de ter ligações internas ou não, a apontar para outros artigos.
  • Assinatura. Todas as edições de um usuário da Wikipédia em uma página de discussão (e nela, apenas), deve ser assinada, de forma que os outros usuários entendam quem está se posicionando de tal forma e como contactar esta pessoa. Uma assinatura, do ponto de vista técnico, porém, é entendida como um link para a página do usuário respectivo e um registro do momento da edição. Este tipo de assinatura é obtido automaticamente através do código ~~~~.
  • atu, abreviatura de atual que aparece ao visualizar a história de uma página. Quando utilizado, mostra a diferença entre a edição correspondente e a última edição feita na página.
  • Aviso, no contexto da Wikipédia, são mensagens pré-formatadas e concebidas pela comunidade de editores por forma a facilitar a manutenção e informação na Wikipédia. Existem três locais principais onde esses avisos aparecem:
    • aviso numa página de discussão de um usuário, na qual outros usuários podem eventualmente colocar um aviso para informar ou advertir o usuário a que se se destina, com informação sobre determinados procedimentos ou regras da Wikipédia;
    • aviso num artigo enciclopédico destina-se tanto a leitores do artigo como a editores, de forma a chamar a atenção a determinados problemas nesse artigo. Um aviso a informar que o artigo é "parcial" avisa os leitores menos incautos sobre a parcialidade do artigo que estão a ler. Avisa também editores da Wikipédia, que caso tenham conhecimento sobre o assunto do artigo, devem tentar tornar a informação do artigo imparcial de forma a apresentar informação mais completa e fidedigna segundo as políticas e regras da Wikipédia.
    • aviso na interface da Wikipédia que se pode destinar a leitores e principalmente a editores. São mensagens presentes no Domínio MediaWiki, editáveis apenas por administradores e servem essencialmente para informações técnicas sobre problemas de edição ou mera informação principalmente ao editar páginas na Wikipédia.

B

Barra de edição pré-definida.
  • Barra de edição ou botões de edição são botões disponíveis ao editar uma página com diversas funcionalidades: colocar o texto em itálico, introduzir uma secção, introduzir uma ligação externa, etc. É possível esconder a barra de edição nas preferências, assim como acrescentar mais botões.
  • Bloqueio, banir ou ban é uma ação de último recurso aplicada a um usuário segundo a Política de bloqueio, o qual poderá continuar a consultar a Wikipédia, mas não editar páginas por um determinado período de tempo. Em casos graves, por tempo indeterminado. Bloqueio também pode-se referir a páginas protegidas.
  • Bot. Ver definição de Robô neste glossário.
  • Branqueio de página aparece normalmente nos sumários de edição e consiste em retirar toda a informação de um artigo. Muitas vezes é feito por usuários que desconhecem o funcionamento da Wikipédia, ou por usuários mal-intencionados. Notar que o facto de retirar a informação de uma página não é o mesmo que eliminar a página. O branqueio pode ser revertido, como qualquer outra edição.
  • Burocrata. Um tipo especial de administrador que, além de todas as outras ferramentas das quais já dispõe, pode ainda atribuir a outros usuários o status de administrador, segundo a decisão da comunidade.

C

  • Café. Em algumas versões internacionais da Wikipédia, um café é o equivalente à Esplanada da Wikipédia lusófona. Na Wikipédia em português, no entanto, um Café é uma página de discussão com um tema bastante específico, divergindo da Esplanada na medida em que esta se preocupa com o projeto como um todo. Atualmente existem os Cafés dos categorizadores (que trata dos problemas de categorização de artigos); das Humanas, Exatas e Biomédicas (sobre temas e problemas relacionados respectivamente a ciências humanas, exatas e biomédicas em geral); dos tradutores (sobre artigos a serem traduzidos e projetos de tradução em curso); o Café dos novatos (para se tirar dúvidas de edição na Wikipédia) e o Café dos robôs (sobre a marcação e a coordenação dos trabalhos de bots).
  • Caixa informativa. Ver definição de Infobox neste glossário.
  • Caixa taxonómica. Ver definição de Infobox neste glossário.
  • Campo refere-se normalmente a um local numa predefinição onde se podem introduzir dados.
  • CAPTCHA ou erradamente Captcha (pois é uma sigla), é um sistema de segurança contra programas automatizados (robôs) utilizando em certas situações da Wikipédia. Este sistema obriga a pessoa a digitar palavras ou letras que aparecem numa imagem.
  • Categoria (por vezes abreviado nos sumários de edição por cat). Permite organizar páginas por temas e segundo uma estrutura hierárquica.
  • CC BY-SA Licença "Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 International" da Creative Commons segundo a qual o conteúdo da Wikipédia é publicado. Todos os usuários devem concordar com os termos da licença CC-BY-SA quando fazem edições na Wikipédia ou quando utilizam em outros meios, a título pessoal, gratuito ou comercial, a informação proveniente da Wikipédia.
  • Checkuser ou verificação de usuário é uma ferramenta disponível a usuários com permissão checkuser (na Wikipédia lusófona determinou-se que os verificadores tivessem esta permissão). Após o pedido de checkuser, caso este cumpra as regras definidas, verifica-se se um usuário está a utilizar outras contas (sockpuppets) para manipular votações, edições, bloqueios, ou outro tipo de ações que perturbem o normal funcionamento da Wikipédia.
  • Clean-up. Um termo, que em inglês significa limpeza, e equivale à Reciclagem na Wikipédia lusófona. No entanto, o termo também é usado por alguns wikipedistas para se referir à tarefa de manutenção das páginas de discussão da comunidade. Normalmente a expressão é associada ao ato de arquivar discussões antigas em páginas específicas, mantendo a página de discussão em questão sempre "limpa".
  • Código wiki, tal como existe o código HTML que define a apresentação de conteúdos em páginas da World Wide Web, na Wikipédia é utilizado, para além desse código, o código wiki, de forma a simplificar a formatação de páginas. A título de exemplo, se quiser referir uma ligação em código wiki basta escrever: [[Carbono]] o que resulta em Carbono.
  • Conselho de Arbitragem, por vezes abreviado por CA, é um órgão constituído por editores eleitos pela comunidade, com a função de resolverem casos graves de disputas entre editores ou ações de um ou mais editores. Os casos trazidos ao Conselho de Arbitragem devem, por norma, terem sido submetidos a outros processos de resolução de disputas e só quando estes não funcionam ou não são adequados, é que se pode recorrer ao Conselho de Arbitragem.
  • Commons. Um sítio da Wikimedia Foundation no qual se centralizam os esforços de reunião e catalogação de arquivos multimídia para os vários projetos Wikimedia. Uma imagem hospedada no Commons, por exemplo, estará automaticamente disponível para qualquer versão da Wikipédia. O sítio se encontra em http://commons.wikimedia.org
  • Comunidade. A comunidade wikipediana diz respeito ao conjunto de usuários da Wikipédia, reunidos de acordo com seus princípios e sob as suas regras e convenções, enquanto entidade coletiva e soberana em relação ao seu produto (a enciclopédia). É uma das três manifestações básicas da Wikipédia (as outras duas são a Wikipédia em si — ou seja, a enciclopédia — e o seu projeto).
  • Conflito de edição. Ocorre quando dois usuários editam simultaneamente uma página. O software da Wikipédia procura resolver a situação sugerindo aos usuários que revisem suas contribuições, exibindo as duas versões.
  • Consenso. O mecanismo através do qual quase todas as decisões na Wikipédia são tomadas. Não é a mesma coisa que "voto maioritário". Veja Wikipédia:Consenso para mais informações.
  • Contas fantoche, Sock puppet ou sock são contas adicionais de um usuário além da sua conta principal sem que os demais membros da comunidade saibam. A expressão em inglês sock puppet significa algo como fantoche, daí a adoção do termo. Tal fenômeno é normalmente visto com maus olhos, uma vez que, um usuário com várias contas fantoche normalmente pretende fazer-se passar por várias pessoas quando na verdade é uma só e pode, por exemplo, desequilibrar o resultado de uma votação.
  • Correlatos, de certa forma são semelhantes aos interwikis, mas destinam-se a ligar páginas a outros projetos (e não outras línguas da Wikipédia) sobre o mesmo assunto. Por exemplo, o artigo Salvador Dalí apresenta do lado esquerdo uma secção "correlatos" para os projetos Wikiquote (citações) Commons (imagens) de Salvador Dalí. Alguns artigos que ainda não foram adaptados apresentam essa informação na parte inferior, na secção "ligações externas" ou "ver também".
  • Copyvio. Um termo, importado da língua inglesa, usado (especialmente em sumários de edição) para se referir a uma eventual violação de copyright em um artigo. A expressão correspondente em português seria VDA (de violação de direitos autorais).

D

  • Desenvolvedor ou developer. Uma forma de se referir aos responsáveis pela programação, manutenção e desenvolvimento do software da Wikipédia, o MediaWiki.
  • Desambiguação ou desambiguização. Uma página especial que lista vários artigos, de temas diferentes, reunidos sob um mesmo nome comum. Existe também o neologismo "desambiguar".
  • Desambiguador, tag de desambiguação. O texto extra adicionado a um nome de base ambíguo para forma um título de artigo não-ambíguo.
  • Desfazer botão disponível do lado direito, ao visualizar a comparação de duas edições (ver definição de diff) de um artigo. Permite desfazer uma determinada edição (não necessariamente a última) e apenas uma. Caso haja conflito com edições posteriores àquela que se quer desfazer, o usuário é avisado que a edição não pode ser desfeita, sendo necessário "desfazer" manualmente, editando o artigo. Para mais informações consulte Reverter edições.
  • Desinteressar-se. Ver definição de Vigiar neste glossário.
  • Diff. Forma abreviada da palavra inglesa difference, usada para se referir a uma edição de um artigo previamente existente. Consiste na comparação de duas edições de um artigo (seguidas ou não). Pode-se aceder à comparação de edições através da aba "história" no topo das páginas, de seguida aparece uma lista de edições, com as duas últimas edições selecionadas por padrão (pode escolher outras). Ao selecionar o botão "compare as versões selecionadas" irá ver a comparação (diff) dessas duas edições. Para não ocorrerem erros de interpretação e para facilitar o acesso, quando se quer referir uma determinada edição (por exemplo na Esplanada), acede-se ao histórico da página que se quer referir, e ao ver a comparação de edições, copia-se o endereço URL que aparece no navegador e coloca-se na discussão onde se quer referir. Para mais informações consulte Menus e ferramentas/História.
  • Direito de voto. É uma política oficial da Wikipédia que exige determinadas condições para participar nas votações sobre decisões da Wikipédia lusófona. A política foi criada de forma a impedir, ou pelo menos dificultar, que os usuários possam manipular as decisões da comunidade, utilizando vários números IP ou criando várias contas de usuário para fazer votações múltiplas quando um usuário só tem direito a um voto.
  • Domínio ou namespace. É a designação da classificação das páginas da Wikipédia de acordo com sua localização em relação ao software e com relação ao seu objetivo (se é um artigo informativo da Wikipédia ou um artigo enciclopédico). Eles são implementados através dos nomes dos artigos. A regra geral é que o nome de um artigo segue o padrão Domínio:Nome_sem_domínio. A exceção é o domínio principal, onde ficam os artigos da enciclopédia.
  • Domínio principal. O conjunto de artigos da Wikipédia que se pretendem artigos enciclopédicos, e não páginas informativas sobre o projeto ou sobre a comunidade. Os artigos do domínio principal não possuem um título específico (ver domínio, acima).

E

  • Edição. O ato de alterar o conteúdo de uma página ou de criar uma que não exista. É a base do funcionamento da Wikipédia.
  • Edição menor. No momento de salvar (gravar) uma edição, o usuário pode escolher marcá-la como "edição menor". Desta forma, ela aparecerá acompanhada de um m (a negrito) nas listas de mudanças recentes e artigos vigiados. É possível escolher nas opções para não mostrar as edições menores nestas listas.
  • Eliminação. O procedimento de apagar da base de dados da Wikipédia uma determinada página ou arquivo. Normalmente, a eliminação só acontece após decisão da comunidade, sendo atividade restrita aos administradores.
  • Eliminação semirrápida - Um tipo de eliminação cuja supressão é suposta não controversa mas que não cumprem os critérios de eliminação rápida. O artigo fica com uma tag com a justificativa do proponente, indicando ajustes a serem feitos, por 4 dias. Se ainda assim existirem dúvidas o artigo pode ir para a eliminação por votação.
  • Eliminação por consenso é uma proposta da comunidade para substituir a atual Eliminação por votação. A eliminação por votação é mais simples e prática mas tem vários inconvenientes, como propiciar a utilização de contas fantoche por usuários que querem manter ou eliminar determinada página assim como apelar a outros usuários dentro e fora da Wikipédia a votarem, mesmo não sabendo como funciona a Wikipédia e que tipo de páginas são aceites. A eliminação por votação foi utilizada na Wikipédia em inglês até a comunidade se aperceber de uma votação maciça numa página proposta para eliminar em que a maioria dos usuários que votaram não conheciam o funcionamento da Wikipédia e foram convocados por outros através de sites externos à Wikipédia. A partir do momento em que o importante são os argumentos a favor ou contra a eliminação da página, de pouco ou nada serve (para além dos próprios argumentos) fazer "caça de votos" apelando a outras pessoas para votar numa dada posição.
  • Eliminação rápida. Um tipo especial de eliminação, segundo um procedimento, previamente aprovado pela comunidade, segundo o qual certas páginas e arquivos podem ser apagados sem passarem por votação.
  • Esboço. Um artigo é considerado um esboço quando não é simplesmente a definição básica do tema que pretende desenvolver, mas também não vai além de um comentário, muitas vezes superficial, das características básicas deste mesmo tema. A definição clara de um esboço é subjetiva, mas em geral tem a ver com artigos pouco desenvolvidos. É o equivalente ao stub da Wikipédia anglófona. É possível marcar um artigo como esboço através do código {{esboço}}. Também já se utilizou a sintaxe {{stub}}, mas atualmente ela está em desuso.
  • Esplanada. É considerada a ágora da Wikipédia lusófona. Dividida em seções temáticas (como Propostas, Anúncios, etc), a Esplanada é o principal espaço de discussão da comunidade wikipediana. Qualquer wikipedista tem igual poder de fala e intervenção na Esplanada, desde que siga as regras e convenções do projeto (respeitando os demais wikipedistas e não promovendo insultos e difamação). Praticamente todos os projetos Wikimedia, assim como cada versão em cada língua, possui uma página similar à Esplanada. Ela corresponde ao Village pump da Wikipédia anglófona, ao Café da francófona, etc. O nome esplanada é adotado convencionalmente em todos os projetos Wikimedia de língua portuguesa e é baseado nas antigas praças públicas das cidades lusófonas.
  • Estaleiro. Destina-se a centralizar as tarefas de manutenção da Wikipédia lusófona, contendo várias ferramentas que indicam como se pode fazer a manutenção da quantidade de material impróprio, esboços, artigos mínimos, etc.

F

  • Fontes fiáveis são informação, quer sejam em livros, jornais, internet ou outros locais, que são "confiáveis" e obedecem normalmente a determinados critérios de verificação da informação, entre outros fatores. Um rumor publicado ou transmitido por alguém é um exemplo de uma fonte não fiável.
  • Fork. Expressão da língua inglesa que significa garfo. No contexto do software livre, é usada para se referir a um grupo dissidente de um projeto que se desliga dele e cria um novo projeto, baseado no anterior mas com características divergentes. Costuma ser empregada em páginas de discussão para se referir a uma possível divisão da comunidade wikipediana, devido a um motivo qualquer, e à hipotética criação de um novo projeto.
  • Fusão ocorre quando existem dois ou mais artigos sobre o mesmo assunto, e se coloca a informação num só. Também se pode denominar fusão quando se inclui o código {{Fusão|nome do outro artigo}} nos artigos a fundir (utilizado quando existirem dúvidas se os artigos devem ser fundidos num só).

G

Logotipo GNU
Logotipo GNU
  • GFDL ou GNU FDL. É a licença para documentos e textos livres segundo a qual o conteúdo da Wikipédia foi publicado até junho de 2009, sendo um acrônimo da expressão inglesa GNU Free Documentation License. Após junho de 2009, as novas edições são publicadas segundo a licença CC BY-SA (Ver definição de CC BY-SA neste glossário.)
  • GPL ou GNU GPL são acrónimos de GNU General Public License. É a licença para software livre segundo a qual o software MediaWiki (que gere os conteúdos da Wikipédia) é publicado.
  • Guerra de edições. Quando dois ou mais usuários alteram sucessivamente o texto de determinada página, normalmente num curto espaço de tempo. Costuma ocorrer em ocasiões nas quais os editores não conseguem dialogar eficazmente para resolverem diferentes perspectivas/opiniões. Se vier a estar envolvido num caso destes, recomenda-se que não altere o artigo, preferindo discutir o assunto na página de discussão desse artigo, de forma a conseguir um compromisso entre as partes envolvidas. Caso isso não aconteça, existem outros processos para resolverem o problema descrito em Como resolver disputas. As guerra de edições não devem ser confundidas com conflito de edições (ver acima), embora ambas as expressões possam ser usadas em ambas as situações.

H

I

  • Índice, índice de secções, índice de assuntos ou tabela de conteúdos, é um índice que apresenta as secções do artigo de forma hierárquica, normalmente a seguir ao parágrafo introdutório do artigo. Esse índice é gerado automaticamente quando o artigo inclui pelo menos três secções (ver definição de secção neste glossário). É possível esconder o índice escrevendo na página o código __NOTOC__ (no entanto, não deve ser usado em artigos enciclopédicos).
  • Interwiki, ligações interlinguísticas ou interlink. É uma funcionalidade que liga a páginas de diferentes línguas da Wikipédia ou outros projetos da Wikimedia Foundation. Possui um tipo especial de sintaxe. Os interwikis são colocados no fim da página e são semelhantes a: [[de:Wasser]] [[en:Water]] [[fr:Eau]] [[gl:Auga]]
  • IMHO. Acrônimo da expressão inglesa in my humble opinion que significa "na minha humilde opinião". É usualmente empregada por usuários, em páginas de discussão, quando pretendem expor seus argumentos de uma certa maneira. A versão em português correspondente é NMHO (ou algo parecido).
  • Impróprio. Caracterização e marcação de páginas que contém informação sem sentido ou ofensivo ao projeto e destituído de fundamento, sendo essas páginas sujeitas ao processo de eliminação rápida. Até 2009, também era usado o termo lixo para esses casos, porém por consenso na Esplanada o termo lixo deixou de ser usado na Wikipédia lusófona para este fim.
  • Infobox, acrônimo anglófono de information box que significa caixa informativa. É o nome que se dá às predefinições que resumem informação das características sobre determinado assunto e localiza-se normalmente no lado direito no início dos artigos. Pode-se encontrar alguns exemplos de infoboxes nos artigos Wikipédia, língua portuguesa e Jpeg ou na Categoria:!Predefinições de caixas informativas. Certas infoboxes têm outros nomes, como a do artigo Panda-gigante que apresenta uma caixa taxonómica (na versão anglófona chama-se taxobox).

J

  • Jimbo. É a alcunha de Jimmy "Jimbo" Wales, o criador da Wikipédia e presidente emérito da Wikimedia Foundation.

K

L

  • Licença livre refere-se a conteúdos, como texto e imagens, que são disponibilizados sob uma licença que permite certos tipos de utilização desses conteúdos, ao contrário de conteúdos com os direitos de autor totalmente protegidos. A licença livre permite normalmente que se utilizem os conteúdos para fins comerciais, que se distribuam por outras pessoas, que se alterem os conteúdos, entre outros, sem que seja necessário pedir permissão ao autor dos conteúdos (permissão essa que normalmente não é concedida gratuitamente, e por vezes nem mesmo monetariamente). Notar que licença livre não significa domínio público ou que se pode fazer o que bem entender com o conteúdo. A licença livre preserva alguns direitos de autor e ao mesmo tempo "liberta" outros. Um exemplo de direito de autor preservado é a autoria ou a referência do autor, que impede que alguém se aproprie do conteúdo, e refira-o como sua autoria e não do verdadeiro autor.
  • Ligação a azul ou link azul. São ligações internas a azul, que correspondem a artigos que já existem na Wikipédia. Portanto, esta ligação é válida (diferente das ligações em vermelho - ver abaixo).
  • Ligação a vermelho ou link vermelho. Consistem em ligações internas a vermelho, e significa que a página para a qual aquela ligação aponta não existe ainda (e, consequentemente, o usuário está convidado a criá-la). A cor vermelha é uma escolha convencional, usada desde o início do projeto.
  • Ligação bumerangue ou link bumerangue. São ligações que redirecionam de volta para a página em que elas foram adicionadas. Se você adicionar o código [[Argel]] em algum lugar do artigo Argel, não será estabelecida nenhuma ligação, e o termo "Argel" apenas ficará em negrito. Contudo, se você adicionar o código [[Capital da Argélia]] no mesmo verbete, uma ligação passará a existir, mas ela apenas levará o leitor para um redirecionamento que o traz de volta para o próprio artigo Argel, o que é indesejado.
  • Ligação externa ou link externo são hiperligações que conduzem a páginas de outros sítios. Normalmente devem ser referidas na parte inferior dos artigos, para que quem esteja a ler o artigo possa obter mais informações ou as fontes da informação referida no artigo.
  • Ligação interna, atalho interno, link interno ou interlink são hiperligações para outros artigos da Wikipédia que se encontram numa palavra ou conjunto de palavras de forma a que, com um clique, se aceda ao artigo correspondente. O funcionamento da Wikipédia permite editar um artigo e escrever em código wiki: [[água]] o que irá originar ao gravar/salvar a página a seguinte ligação interna: água que conduz ao respectivo artigo. Notar que uma ligação interna aponta sempre para uma página do site da Wikipédia, ao contrário das ligações externas.
  • Livro de estilo ou Guia de estilo. Um conjunto sistematizado de orientações e convenções (mas não necessariamente regras) que abrangem os aspectos de formatação e organização de dados, textos, imagens e outros elementos nos artigos da Wikipédia.
  • Logging-in ou log-in. O mesmo que entrar na conta de usuário da Wikipédia fornecendo o nome de usuário e a palavra-passe/senha (desde que tenha criado previamente uma conta), passando a utilizar o sítio da Wikipédia identificado por um nome de usuário.
  • Lusofonia. O conjunto de falantes da Língua portuguesa e, em um certo sentido, seu universo cultural. Daí vem o termo lusófono, ou seja, aquilo que é relativo ao idioma português.

M

  • Maiusculite ou maiusculice designa o uso incorreto ou desnecessário de maiúsculas, como em "Exemplo De Maiúsculas Desnecessárias" ou "EXEMPLO DE MAIÚSCULAS DESNECESSÁRIAS".
  • Marcar ou marcação de um artigo, corresponde ao ato de incluir no artigo determinada predefinição de manutenção. Por exemplo, um usuário pode: incluir a predefinição {{parcial}} num artigo que não obedeça ao princípio da imparcialidade; incluir a predefinição {{reciclagem}} num artigo que apresente muita informação mas precise ser reorganizado; marcar como {{lixo}} para ser verificado por um administrador e eventualmente eliminado; entre muitas outras predefinições.
  • Medalha, por vezes também chamada como troféu, prémio de reconhecimento ou prémio de mérito são predefinições, com aparência de pequenas caixas, que alguns usuários colocam em páginas de outros usuários, pela sua contribuição ou pela participação em projetos. Por exemplo, por participar no Wikiatividade, no WikiConcurso ou fazer edições que preencham os pré-requisitos do WikiPrenda. Existem muitas outras medalhas pessoais que os usuários criam em subpáginas, atribuindo-as quando encontram alguém que se enquadre nesse reconhecimento. Para ver alguns exemplos, consulte a página de medalhas do Wikiatividade.
Logotipo do MediaWiki
Logotipo do MediaWiki
  • MediaWiki. É o software do tipo Wiki responsável pelo funcionamento da Wikipédia. Não confundir com Wikimedia que se refere à Wikimedia Foundation, nem com Meta-Wiki, que se refere ao site de coordenação dos projetos da Wikimedia Foundation.
  • Mensagens de sistema consiste na informação utilizada na interface da Wikipédia. Pertencem ao domínio MediaWiki (em alguns casos, quando a respectiva página da mensagem não existir é utilizado um ficheiro do servidor). Apenas administradores, burocratas, stewards, oversight e desenvolvedores podem editar este tipo de páginas devido ao elevado risco de vandalismo.
  • Meta-Wiki, MetaWiki ou Meta. Um sítio da Wikimedia Foundation no qual estão centralizadas as discussões a respeito dos vários projetos Wikimedia. No Meta ocorrem normalmente as discussões e votações que afetam todas as edições da Wikipédia, do Wikcionário, do Wikilivros, etc. como a escolha de novos stewards ou outras tarefas que envolvam a coordenação de vários projetos e/ou línguas.
  • Minhas contribuições. É a lista que descreve todas as edições que você fez na Wikipédia. Ao contrário da lista de artigos vigiados, esta lista é gerada automaticamente, e não é possível retirar edições da mesma.
  • Mínimo, é um artigo com muito pouca informação, geralmente não contém mais do que uma frase.
  • Mostrar previsão. Ao editar uma página, é mostrado o botão mostrar previsão que possibilita a visualização do artigo com as alterações feitas sem que este fique gravado. Trata-se de um recurso que é recomendado utilizar, ao invés de gravar sucessivas edições, incrementando também o histórico de edições da página desnecessariamente.
  • Mover página ou apenas mover. É uma ferramenta disponível no topo de todas as páginas (com exceção de algumas que estejam protegidas ou do domínio especial) que permite mover um artigo para outro que não exista (com outro nome), em casos de erros ou outro tipo de necessidades. Ao mover uma página, a história de edições da mesma não se perde e fica associada ao artigo com o novo nome. O artigo anterior fica com um redirecionamento para o novo.
  • Mudanças recentes. Uma página especial da Wikipédia, gerada automaticamente pelo seu software. As Mudanças recentes listam as 50, 100, 250 ou 500 últimas edições efetuadas em todas as páginas da Wikipédia, ou apenas em um de seus domínios, dependendo das configurações do usuário. Pode ser acedida pelo atalho alt-r.

N

  • Namespace. Ver definição de Domínio neste glossário.
  • NPOV. Acrônimo da expressão inglesa neutral point of view. Usado, especialmente em páginas de discussão, para se referir à aplicação do Princípio da imparcialidade.
  • Novidades relacionadas são as mudanças recentes efetuadas nos artigos relacionados com o artigo que se está a visualizar. Os artigos relacionados são aqueles que possuem uma ligação interna ao artigo em questão.

O

  • OTRS (sigla do inglês Open-source Ticket Request System, um Sistema de gerenciamento de incidentes em código aberto) utilizado por uma equipa de voluntários identificados perante a Wikimedia Foundation e com um bom registo, para gerir, reencaminhar e responder a e-mails que enviem para o sistema. Deve-se usar este meio apenas em casos que não possam ser resolvidos por vias normais na Wikipédia, como quando é necessário privacidade no pedido, entrega de permissão de utilização de obras protegidas por direitos de autor, entre outros.
  • Oversight. É um usuário que pode deletar uma ou mais edições do histórico de uma página. Sua função é de eliminar informações pessoais dos usuários que eventualmente foram disponibilizadas na Wikipédia e que violem a sua privacidade. Os usuários oversight também podem eliminar edições que violem os Direitos de autor. Os desenvolvedores podem restaurar a edição que foi eliminada do histórico.

P

  • PA é normalmente a abreviatura de Pedidos a Administradores, onde editores não administradores colocam pedidos ou chamam a atenção dos administradores a determinados acontecimentos que não estejam de acordo com as políticas da Wikipédia.
  • Página de discussão. À exceção das páginas dos domínios Media e Especial, todas as páginas da Wikipédia têm anexada outra página, identificada pela adição da expressão Discussão antes de seu título. As páginas de discussão servem como espaço de manifestação de opiniões e, obviamente, discussões sobre a forma como a página do artigo correspondente está sendo escrita. Este glossário, tem por exemplo, como título Wikipédia:Glossário enquanto que a página de discussão é Wikipédia Discussão:Glossário. As páginas de discussão podem ser acessadas pelo botão discussão localizado na barra superior das páginas. Também são chamados genericamente de páginas de discussão quaisquer páginas da Wikipédia nas quais o objetivo de sua existência seja o de discutir aspectos do projeto, como a Esplanada e os Cafés, que apesar de terem as respectivas "páginas de discussão", usam-se as páginas principais e não as de discussão. O mesmo acontece em alguns projetos. Existe um tipo de página de discussão para utilização um pouco diferente das restantes. Trata-se da página de discussão de usuário que serve para diversos assuntos no contexto da Wikipédia: para deixar sugestões ou perguntas sobre artigos que esse usuário tenha editado, chamar a atenção para determinado artigo, etc.
  • Página de pouso primária A página no nome de base, a qual wikilinks a esse nome vão portanto linkar.
  • Página especial. Um tipo específico de página gerado automaticamente pelos servidores da Wikipédia de acordo com a solicitação de algum usuário (daí o seu nome). Normalmente são páginas que possuem uma funcionalidade específica para o projeto (como, por exemplo, listar todos os novos artigos). As páginas especiais são das poucas que não podem ser editadas (a não ser, de forma limitada, editando a interface no domínio MediaWiki).
  • Página de testes. É uma página onde qualquer um pode fazer experiências de edição. Tanto anónimos como usuários registados a usam quando estão a aprender a editar na Wikipédia ou quando querem testar uma funcionalidade. Esta página é apagada regularmente.
  • Página de usuário. Quando alguém cria uma conta na Wikipédia, tem disponível uma página associada ao nome de usuário que introduziu ao criar a conta. Por exemplo, se criar uma conta com o nome XPTO, terá uma página no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Usuário:XPTO Não precisa de escrever sempre esse endereço para aceder à sua página. Para isso basta entrar na sua conta (log-in) e na parte superior aparece uma ligação (com o nome de usuário) para a sua conta semelhante a esta: XPTO - se clicar nessa ligação irá ter à sua página de usuário onde pode colocar algumas informações suas ou de artigos que gostou de contribuir, etc. Note, no entanto, que apesar de não existir uma política (existe apenas uma recomendação) quanto ao conteúdo que se pode ter na página de usuário, deve ter algum bom-senso quanto ao que coloca lá. A Wikipédia faculta páginas de usuário, mas não é um serviço de páginas pessoais no sentido tradicional. Normalmente, a informação disponível nessa página deve ser relevante para servir de informação a outros editores no contexto da Wikipédia. Apesar de possível, normalmente os usuários não alteram as páginas de outros usuários a não ser que seja necessário por um bom motivo. Para mais informações consulte Página de usuário.
  • Página protegida ou página bloqueada. É uma página com determinado tipo de restrições, sendo a mais comum não permitir que seja editada por usuários anónimos. A proteção de páginas é usada sempre como último recurso em casos de vandalismo recorrente, conflitos de edição ou similares. Algumas páginas da Wikipédia, devido à sua demasiada exposição, são permanentemente protegidas, como a Página principal. Este tipo de proteção prévia, porém, ocorre apenas com o consenso da comunidade. Essa restrição só pode ser aplicada por um Administrador (ou outros com determinados cargos) de forma a impedir vandalismos sucessivos ou outro tipo de razões previstas para proteção de páginas.
  • Página semiprotegida ou parcialmente protegida é uma página que não pode ser editada por usuários anónimos.
  • Páginas vigiadas ou watchlist. Cada usuário da Wikipédia pode especificar uma lista de páginas a serem vigiadas. Estas páginas aparecerão em negrito nas mudanças recentes e é gerada uma lista automática, acessível em Especial:Páginas vigiadas ou usando-se o atalho alt-l.
  • Portal ou Portal temático. Uma página especial, localizada no domínio Wikipédia, usada para reunir artigos diversos sobre um determinado tema, através de um lay-out padronizado. Os portais diferenciam-se das categorias na medida em que reúnem também dados e tarefas úteis para o trabalho da comunidade wikipediana (como listas de artigos a traduzir, a expandir, a melhorar, etc).
  • Portal comunitário. A principal página de reunião dos assuntos da comunidade e do projeto da Wikipédia.
  • Predefinição, ocasionalmente chamada de tabela ou modelo. Trata-se de uma página do Domínio predefinição. Ao criar uma página nesse domínio, pode-se usar o seu conteúdo em outras páginas escrevendo apenas: {{Nome_da_predefinição}}, ao gravar/salvar é apresentada nessa página o conteúdo desta e o da predefinição. As predefinições podem ter funcionalidade mais avançadas, em que se coloca uma determinada estrutura na predefinição, por exemplo, definindo campos para o nome, data de nascimento, mandato e depois aplicar essa predefinição nos artigos sobre políticos preenchendo com os dados individuais de cada um no respectivo artigo. O uso de predefinições ajuda a manter coerência entre muitas páginas, mantendo o mesmo aspecto, permitindo que mais tarde se acrescentem mais campos ou retirar os existentes. Desse modo, ao fazer a alteração, os artigos onde a predefinição é usada são atualizados automaticamente. Existem predefinições simples que apresentam, por exemplo, apenas ligações para artigos (predefinição ou barra de navegação) que facilita a navegação para outros artigos similares. Por outro lado, existem predefinições bastante complexas e de difícil aprendizagem que podem usar funções especiais para fazer cálculos, apresentar determinada informação conforme a página onde é usada, etc.
  • Princípio da imparcialidade. É a orientação fundamental na edição de qualquer artigo da Wikipédia: todo o conteúdo desta enciclopédia se pretende neutro, seja do ponto de vista político, ideológico, religioso ou qualquer outro. A Wikipédia está comprometida a apresentar dados factuais, e o princípio da imparcialidade é um conceito, constantemente evocado pelos wikipedistas, que resume este ideário.
  • Projeto ou wikiprojeto. Tal como existem os portais que reúnem informação sobre determinado tema para os leitores da Wikipédia, existem os projetos que são dirigido aos editores de forma a coordenar os usuários para determinadas tarefas que podem passar por incluir imagens em artigos, desenvolver artigos sobre Matemática, entre outros.

Q

R

  • Recat. Forma comum de se referir, em um sumário de edições, a uma edição feita com a intenção exclusiva de alterar a categoria na qual o respectivo artigo está alojado.
  • redirecionamento ou redirect. Um comando especial, disposto em páginas de redirecionamento que faz com que o link que alveja esta página seja automaticamente redirecionado para uma outra.
  • Redirects duplos ou redirecionamento duplo ocorre quando uma página redireciona para outra página com redirecionamento (para a anterior ou outra). Os redirecionamentos funcionam corretamente quando existe apenas um. No caso de existir um a apontar para outro, o redirecionamento do segundo não funciona de forma a prevenir uma navegação desordenada e o eventual ciclo interminável de redirecionamentos (efeito loop).
  • Reciclagem. É o ato de reorganizar as informações de um artigo, seja formatando-o de acordo com o Livro de estilo, seja retirando passagens com violação de direitos autorais ou com passagens não enciclopédicas.
  • Restauro (não confundir com reverter) é o ato de recuperar uma página no caso de ter sido eliminada de forma indevida ou devido a erro humano.
  • Revalidação é um processo pelo qual alguns artigos destacados são submetidos por editores, por estes entenderem que esses artigos destacados já não cumprem as regras em vigor de artigos destacados. Por exemplo, um artigo destacado em 2002, cumpriu os requisitos de artigos destacados a essa data, mas como os critérios de artigos destacados são alterados ao longo do tempo pela comunidade de editores, normalmente com critérios mais exigentes, os artigos anteriormente destacados podem não cumprir os novos critérios.
  • Reversão, por vezes abreviado por rev ou rv. É um tipo de edição, que normalmente se aplica em edições de artigos vandalizadas, de forma a repor a edição anterior a uma ou várias edições de vandalismo. Os administradores possuem uma aba "reversão" a qual facilita esta tarefa, quanto aos usuários registados ou anónimos podem fazer uma reversão manualmente. Todas as edições, mesmo as reversões, ficam registadas no histórico dos artigos. Por vezes também se pode chamar de reversão à função de desfazer uma edição (ver definição de Desfazer).
  • Robô ou bot são programas usados por alguns usuários, numa segunda conta destes e apenas para as edições do robô. Servem para fazer edições automáticas em artigos para determinadas tarefas rotineiras e repetitivas. Tarefas essas que poderiam ser bastante maçadoras, caso fossem feitas manualmente.

S

  • Sanção de insulto. Refere-se ao processo que se aplica a usuários que tenham agredido verbalmente outros usuários na Wikipédia, ou que tenham promovido algum tipo de difamação de outrem. Pode se caracterizar como uma repreensão, uma moratória de edições, bloqueio temporário ou mesmo permanente. As sanções, na Wikipédia lusófona, são decididas após votação pública. Este processo foi extinto na Wikipédia lusófona.
  • Secção (português europeu) ou seção (português brasileiro) é uma parte de um artigo criada com um código wiki: ==Secção1== permitindo a divisão do artigo por assuntos e a posterior edição de apenas uma secção clicando em [editar] do lado direito da secção (ao visualizar o artigo). Quando o artigo apresenta pelo menos três secções, é apresentado automaticamente um índice de secções antes da primeira secção.
  • Spam consiste em criar páginas ou alterar as existentes, com informação publicitária ou através de ligações externas, de forma a promover uma pessoa, produto, entidade, site, etc. Pode também ser eventualmente considerado spam, o tipo de ações que promovam de determinada opinião, quer através de colocação de uma mensagem num grande número de páginas de discussão de outros usuários ou a inclusão desta na própria assinatura do usuário.
  • Stewards. Stewards são usuários com privilégios globais, ou seja, com acesso direto a base da dados, podem dar e remover arbitrariamente níveis de acesso a usuários (administrador, burocrata, desenvolvedor, bot, checkuser) em qualquer projeto da Wikimedia Foundation e podem bloquear e desbloquear (que permite ou impede a edição de qualquer artigo) a base de dados de um projeto. Normalmente, os projetos bloqueados são aqueles que têm poucos editores e/ou são alvo de constante vandalismo sem um número suficiente de editores para controlar.
  • Subpágina. Uma página cujo endereço seja uma extensão de alguma outra página. Ela é obtida através do posicionamento de uma "/" (barra) após o título da página a possuir subpáginas. Por exemplo, este glossário tem como título Wikipedia:Glossário, se fosse criada uma página com o título Wikipedia:Glossário/anexo, essa página seria uma subpágina do glossário. As subpáginas são bastante comuns nos domínios Wikipedia e Usuário, embora sejam proibidas no domínio principal (para evitar que um determinado tema se desdobre em subpáginas ao invés de novos artigos). Uma subpágina também pode ser usada como um substituto para predefinições. Outro uso bastante comum de subpáginas é no arquivamento de discussões (Ver definição de Arquivo neste glossário.).
  • Sumário de edição. Constitui-se de uma ou duas linhas de texto, até 200 caracteres, inseridas por um usuário (ou pelo software MediaWiki de forma automática) no momento de uma edição sua em qualquer página. É escrita no campo de formulário identificado como "Sumário", logo abaixo do campo de texto do artigo. Serve como uma síntese das alterações efetuadas por aquele usuário naquela edição específica, sendo visível no histórico do artigo.
  • Sysop. Abreviação da expressão operador de sistema na língua inglesa. Esta é a forma original de se referir a um administrador.

T

  • Tag Ver definição de Marcar neste glossário.
  • Texto clichê.: Uma mensagem padrão que pode ser adicionada a um artigo usando uma predefinição. Por exemplo, {{mínimo}} é expandida da seguinte:

  • Troll. A palavra inglesa troll é usada em meios eletrônicos, na forma de um neologismo, para se referir a usuários que possuem um comportamento inadequado e inconsequente. Nas páginas de discussão da Wikipédia, em específico, é comum que os wikipedistas se refiram aos usuários que cometem vandalismo de forma continuada e intencional como trolls

U

  • ult, abreviatura de última que aparece ao visualizar a história de uma página. Quando utilizado mostra a diferença entre a edição correspondente e a edição anterior a essa.
  • URC, sigla de Uso Restrito de Conteúdo, designado por vezes como fair-use, refere-se à política e possibilidade de mostrar em páginas da Wikipédia conteúdos, como imagens e vídeos, protegidos por direitos de autor quando não existem alternativas livres de direitos de autor ou sob licenças livres.
es-3 Este usuário puede contribuir con un nível avanzado de español.

Este usuário tem interesse em contribuir em Estatística.
  • Userbox. É uma pequena "caixa" que funciona como uma predefinição (mas não se encontram no domínio predefinição), para ser usada em páginas de usuários e que inclui um pouco de informação sobre o usuário. As userboxes, por utilizarem categorias, também permitem descobrir outros usuários que a usem, ou seja, com os mesmo interesses. Existem também userboxes especiais que apresentam a língua em que o usuário é fluente e o respectivo grau, disponíveis na página Wikipedia:Babel.
  • Usuário, wikipedista ou editor. São todos aqueles que editam páginas da Wikipédia.

V

  • Vandalismo. Na Wikipédia, adota-se o termo vandalismo para designar certo tipo de edições, realizadas em artigos ou em páginas do projeto, cuja intenção seja a de denegrir ou causar danos àquela página, ao seu assunto ou à Wikipédia de uma forma geral. A prática de vandalismo é considerada falha grave na Wikipédia, sendo seu autor passível de bloqueio. Eventualmente usa-se o termo para se referir a ações não-intencionais, mas de resultado semelhante (caso em que não se aplica diretamente uma punição ao autor).
  • Valor enciclopédico. Uma noção, cuja determinação precisa é relativamente subjetiva, que é usada para argumentar pela cobertura de um determinado assunto ou artigo por parte da Wikipédia. Caso determinado assunto não possua valor enciclopédico, diz-se que a existência de um artigo a respeito dele não faz sentido. O consenso é o de que, caso algum assunto possua importância para um determinado grupo social, cultural, científico ou político, ele merece lugar na Wikipédia. Uma das formas consagradas de "medir" informalmente o valor enciclopédico de um tema é avaliar a quantidade de ocorrências que ele possui no Google. Ver também: Wikipedia:O que a Wikipédia não é.
  • VDA. Abreviação de violação de direitos autorais. É uma expressão usada (especialmente em sumários de edição, no caso de remoção de conteúdo) em casos de páginas com material copiado de outras fontes, quer sejam imagens, textos ou outros, protegidas totalmente por direitos de autor, ou no caso de material sob uma licença livre que não respeite os termos dessa licença. Notar que, mesmo que o local original do material não indique que este está protegido por direitos de autor, não quer dizer o contrário. As leis de vários países conferem os direitos de autor automaticamente durante e após a criação da obra criativa, sem que o autor seja obrigado a informar que está protegida por direitos de autor. Uma obra só está livre de todos ou alguns direitos de autor quando o autor da mesma assim o indica. No entanto, mesmo que o autor "liberte" todos os seus direitos, alguns deles, como os direitos morais (como a autoria), por vezes não podem ser concedidos a terceiros segundo a legislação de alguns países.
  • Vigiar - ferramenta disponível apenas a usuários registados, que permite incluir o artigo na lista de artigos vigiados (pessoal) de forma a acompanhar as edições feitas nos artigos do seu interesse. Ao clicar na aba "vigiados", esta muda para "desinteressar-se", e caso clique de novo, esse artigo é retirado da sua lista de artigos vigiados.
  • Votação. Refere-se a vários processos que são resolvidos por meio de uma votação por parte de usuários, a favor ou contra a proposta apresentada. As políticas oficiais da Wikipédia são determinadas através de uma votação. As nomeações de páginas para eliminar por votação são outro exemplo. No caso de haver outros assuntos que não sejam consensuais, podem também passar para uma fase de votação, sendo nestes casos, um último recurso, por vezes inevitável.

W

  • Wikilivros ou Wikibooks. Projeto irmão da Wikipédia, hospedado na internet pela Wikimedia Foundation e responsável pela criação de um conjunto de livros didáticos e paradidáticos de conteúdo aberto.
  • Wikcionário ou Wiktionary. Projeto irmão da Wikipédia, hospedado na internet no endereço http://pt.wiktionary.org pela Wikimedia Foundation e responsável pela criação de um dicionário livre.
  • Wikificar, wikificação ou wikificado. Um neologismo adotado em sítios do tipo WikiWiki e especialmente na Wikipédia. Diz respeito ao ato de marcar um artigo à espera de ser wikificado (colocando o código {{wikificar}}) ou ao ato de configurar uma página da Wikipédia através do padrão de formatação Wiki (criando ligações internas, formatando ligações externas, formatando o texto a negrito e itálico quando adequado, dividindo por secções, etc.). No contexto da Wikipédia, também pode se referir ao ato de formatar uma página segundo as orientações do Livro de estilo.
  • Wikimedia Commons. Veja a definição de Commons neste glossário.
  • Wikimedia Foundation. Fundação sem fins lucrativos criada para administrar todas as Wikipédias em todos os idiomas, bem como outros projetos (Wikicionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikinotícias, Wikispecies, Commons etc).
  • Wikinotícias ou Wikinews. É um projeto da Wikimedia Foundation para notícias livres.
  • Wikipédia lusófona. A versão em língua portuguesa da Wikipédia destinada a todos os falantes deste idioma. Alguns usuários novos, no entanto, confundem o termo "lusófono" com "lusitano" (e imaginam que a Wikipédia é destinada apenas aos portugueses), o que é incorreto, considerada a dimensão internacional do projeto.
  • Wikipedista. Ver definição de Usuário neste glossário.
  • Wikiprojeto. Ver definição de Projeto neste glossário.
  • WP. Abreviação comum de Wikipédia. É também o prefixo comum para os atalhos da documentação.
  • Wiktionary. Ver definição de Wikcionário neste glossário.

X

Y

Z

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikisource Textos originais no Wikisource