Wikipédia:Impróprio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Na Wikipédia lusófona, são consideradas impróprias aquelas páginas criadas com material sem sentido ou ofensivo ao projeto e destituído de fundamento, ou cujo conteúdo não seja de caráter enciclopédico.

Até abril de 2009, também utilizava-se o rótulo lixo para designar algumas páginas que eram consideradas impróprias segundo os critérios adotados pela comunidade. Porém, após consenso na esplanada, decidiu-se retirar tal denominação das documentações, assim como substituir o uso das predefinições que faziam uso do termo. Isso deveu-se à observação do caráter ofensivo e humilhante com o qual eram tomados os avisos e mensagens que se referiam às páginas rotuladas dessa forma.

Exemplos de conteúdo impróprio

  • Conteúdo sem sentido, como quando se carrega aleatoriamente nos botões de formatação ou conjuntos de letras.
    Exemplo: aoehifxn cohsjfhwrgw87r hfii IO HEon Ç Apzkn.
  • Palavras de baixo calão (desde que não esteja relacionado com o assunto; ver palavrão por exemplo).
  • Conteúdo que deveria ter sido colocado na página de testes.
  • Críticas gerais à Wikipédia, ofensas a usuários ou outras pessoas; perguntas e pedidos.
    Exemplo: Alguém poderia escrever sobre o assunto?
    Se a pergunta for relevante ao projeto, mova-a para a página de discussão ou até mesmo para Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia.
  • Textos que não são de cariz enciclopédico.
    Exemplo: uma opinião, uma poesia, uma fonte primária ou comentários vários que não são aproveitáveis para o artigo em questão ou para nenhum outro.
    Se for aproveitável para outro artigo, deve-se mover o conteúdo para a página correcta. Se estiver na dúvida, tente entrar em contato com o autor do artigo ou prefira propor uma discussão para decidir se a página deve ser eliminada ao invés de marcar como {{ER|G2}} para que seja apagada imediatamente.

Quais páginas estão marcadas como impróprias?

As páginas marcadas como impróprias podem ser encontradas na Categoria:!Páginas para eliminação rápida, juntamente com outros itens propostos para eliminação.

Não pode ser considerado impróprio

Lembre-se: se marcar algum artigo como impróprio por engano pode caracterizar ofensa ao autor anterior, que provavelmente escreveu o artigo agindo de boa fé.

Como indicar que uma página é imprópria?

Para marcar uma página como imprópria, coloca-se apenas o texto:

{{ER|G2|~~~~|justificativa}}

É importante salientar que se o artigo tem conteúdo considerado impróprio, mas possui uma versão anterior aproveitável, o que deve ser feito é uma reversão. Se apenas uma parte do artigo é identificada como material impróprio, esta parte do artigo apenas deve ser apagada e a marcação não deve ser adicionada. Com a marcação referida, a página é automaticamente proposta para eliminação rápida, de acordo com as regras definidas pela comunidade.

Ver também