Wikipédia:Meta-wiki – Wikipédia, a enciclopédia livre

logotipo do Meta-Wiki

O Wikimedia Meta-Wiki (normalmente abreviado por Meta-Wiki ou Meta) é um site colaborativo wiki da Fundação Wikimedia, que se destina à coordenação dos vários projectos desta, criado em Novembro de 2001 com o intuito inicial de ser uma Meta-Wikipédia, onde eram alojadas as páginas que não fossem do conteúdo enciclopédico da Wikipédia (páginas de usuários, documentação, etc). Devido isto, era chamada Meta-Wikipédia ou Metapédia. Entretanto, o projecto expandiu-se e o número de línguas cresceu, levando à alteração dos objectivos inciais. Ainda restam algumas páginas no Meta referentes apenas à Wikipédia, mas a maioria aplica-se a todos os projectos. Apesar do nome ser bastante similar ao MediaWiki, ambos são bastante diferentes.

Propósitos atuais[editar código-fonte]

  • Discussão sobre os projectos Wikimedia.
  • Discussão sobre algumas políticas (sejam ou não comuns a várias línguas ou projectos).
  • Lançamento de propostas e discussão de novos projectos.
  • Coordenação de traduções entre várias línguas sobre conteúdo não enciclopédico (relatórios da Wikimedia Foundation, assuntos relativos a doações, organização de eventos, etc.)

O que o Meta não é[editar código-fonte]

  • Não é um local onde se pode colocar conteúdo que não possa ser colocado em outros projectos (a não ser que se enquadre nos propósitos actuais)
  • Não é um serviço de alojamento para ensaios pessoais sobre qualquer assunto (a não ser os referentes a projectos Wikimedia).
  • Não é um local destinado a páginas de ajuda ou informação sobre o software MediaWiki. Para isso existe o site http://www.mediawiki.org (no entanto ainda existem páginas desse tipo no Meta-Wiki que estão a ser transferidas gradualmente para o MediaWiki)

ligações externas[editar código-fonte]