Wikipédia, a enciclopédia livre

Artigo em destaque

Jack the Ripper: The Final Solution é um livro de não-ficção escrito por Stephen Knight e publicado pela primeira vez em 1976. Ele propôs uma solução para cinco assassinatos em Londres que foram atribuídos a um serial killer não identificado e conhecido em língua portuguesa como "Jack, o Estripador".

Knight apresentou uma elaborada teoria da conspiração envolvendo a família real britânica, a maçonaria e o pintor Walter Sickert. Ele concluiu que as vítimas foram assassinadas para encobrir um casamento secreto entre o segundo na linha de sucessão ao trono, o príncipe Alberto Vitor, Duque de Clarence e Avondale, e Annie Elizabeth Crook, uma garota da classe trabalhadora. Há muitos fatos que contradizem a teoria de Knight, e sua principal referência, Joseph Gorman (também conhecido como Joseph Sickert), posteriormente retratou a história e admitiu à imprensa que era uma farsa. O livro foi popular e bem sucedido comercialmente, passando por 20 edições. Foi a base para a graphic novel e o filme From Hell, bem como outras dramatizações, e influenciou escritores de ficção criminal, como Patricia Cornwell e Anne Perry. (leia mais)

Eventos atuais

Eventos a decorrer: Guerra Israel-Hamas (crise do Mar Vermelho) • Invasão da Ucrânia pela Rússia (cronologia) • Conflito no Sudão
Mortes recentes: Paul Josef CordesNeófito da BulgáriaPaul AlexanderGeorgi PopovEstrela NovaisMinervino Pietra

18 de março na história
Chuck Berry
Chuck Berry

Nasceram neste dia…

Grover Cleveland (18371908)  • Rudolf Diesel (18581913)  • Werner Mölders (19131941)  • Fernandão (19782014)

Morreram neste dia…

Jorge I da Grécia (18451913)  • Leigh Brackett (19151978)  • Chuck Berry (imagem) (19262017)  • Alfred Worden (19322020)

Sabia que...

… o ativista negro Frederick Douglass (imagem) foi o estadunidense mais fotografado do século XIX, superando Abraham Lincoln e George Armstrong Custer?

… em 1988, o SBT paralisou a própria programação por 50 minutos para que a exibição do filme Rambo: First Blood não concorresse com a novela Vale Tudo, da Globo?

… os invertebrados representam cerca de 97% das espécies animais conhecidas?

David Scott, durante a missão Apollo 15, soltou na Lua um martelo e uma pena, que caíram ao mesmo tempo, para demonstrar a teoria de Galileu Galilei sobre o arrasto aerodinâmico?

… considerado um dos homens mais ricos da história da humanidade, Mansa Muça, ao passar por Cairo, doou tanto ouro aos pobres que alegadamente causou um colapso na economia do Egito?

Imagem do dia
Esperando pela maré alta, conjunto de duas estátuas de ferro do escultor neerlandês Jan Ketelaar, localizado em Zeedijk, Holwert, Frísia, Países Baixos. A estátua é composta por duas mulheres, soldadas em metal, com cinco metros de altura. Uma mulher gorda e uma mulher magra. Elas olham para o mar. A imagem trata da busca pelo equilíbrio e pela troca. (definição 4 581 × 3 272)

Esperando pela maré alta, conjunto de duas estátuas de ferro do escultor neerlandês Jan Ketelaar, localizado em Zeedijk, Holwert, Frísia, Países Baixos. A estátua é composta por duas mulheres, soldadas em metal, com cinco metros de altura. Uma mulher gorda e uma mulher magra. Elas olham para o mar. A imagem trata da busca pelo equilíbrio e pela troca.
(resolução original: 4 581 × 3 272)

Sobre a Wikipédia

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.
Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora de projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
Base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias Wikinotícias
Jornalismo colaborativo
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
Biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
Universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
Guia livre de viagem
MediaWiki MediaWiki
Software Wiki
WikiTech WikiTech
Projetos técnicos
Wikispore Wikispore
Projetos experimentais