Wikipédia:Página principal

Artigo em destaque
MadonnaReInventionTour5.jpg
Sobre esta imagem

American Life é o nono álbum de estúdio da cantora americana Madonna. O seu lançamento ocorreu em 21 de abril de 2003, através das gravadoras Maverick e Warner Bros. Produzido inteiramente pela própria intérprete e Mirwais Ahamdzaï (com o auxílio de Mike "Spike" Stent em duas faixas), o disco apresenta múltiplas referências à cultura americana. É considerado um "álbum conceitual", em que seus temas mais recorrentes são o sonho americano e o materialismo. Estes temas rejeitam a imagem de Madonna como uma garota materialista, que foi bastante popular na década de 1980. Musicalmente, American Life é um álbum de folk, com elementos derivados da música eletrônica. Também possui influências de música acústica, em diversas faixas. (leia mais...)

Eventos atuais
12 12 2021 Sobrevoo em áreas atingidas por enchentes no Estado da Bahia (51742956858).jpg
Sobre esta imagem
Mortes recentes: Meat LoafElza SoaresHardy Krüger
22 de janeiro na história
Vitória do Reino Unido

Nasceram neste dia…

Maria Leopoldina de Áustria (1797-1826)  • D. W. Griffith (1875-1948)  • Leonel Brizola (1922-2004)

Morreram neste dia…

Benjamin Constant (1836-1891)  • Vitória do Reino Unido (imagem) (1819-1901)  • Heath Ledger (1979-2008)

Sabia que...
Study Participant Receives NIAID-GSK Candidate Ebola Vaccine (3).jpg
Sobre esta imagem

… o Pico do Cabugi, no Rio Grande do Norte, é o único vulcão no Brasil que, até hoje, apresenta sua forma original?

… cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente no mundo por doenças que poderiam ter sido prevenidas caso tivessem sido vacinadas (imagem)?

… o single "Bliss" (2001), da banda de rock britânica Muse, foi inspirada na música-tema "Vegas" do jogo eletrônico Top Gear (1992)?

… embora tenha sido construída no início da segunda metade do Século XX, a primeira menção ao nome de Brasília ocorreu em um folheto anônimo publicado em 1822?

… o planeta Urano foi descoberto 39 anos antes da Antártida?

Imagem do dia
Monte Petros (2020 m), reserva da biosfera dos Cárpatos, Ucrânia. Petros é uma montanha nos Cárpatos ucranianos, no distrito de Rakhiv da região da Transcarpátia. É um dos picos mais altos das montanhas de Montenegro. Um destino popular de caminhada. Está localizado na parte noroeste do maciço entre as montanhas Sheshul (sudoeste) e Hoverla (leste). As encostas oeste e sudoeste são íngremes com numerosos afloramentos rochosos, as encostas norte e nordeste são íngremes, com bordas rochosas. Existem antigas formações de relevo glacial. É constituído por arenitos e coberto principalmente com vegetação subalpina: arbustos comuns (zimbro-siberiano, rododendros), matagais de mirtilo e florestas de abetos (até 1530-1600 m de altitude). No inverno, muitas vezes ocorrem avalanches. Há um abrigo turístico nas encostas do sul abaixo do prado da montanha Rogneska. (definição 4 100 × 2 419)

Monte Petros (2020 m), reserva da biosfera dos Cárpatos, Ucrânia. Petros é uma montanha nos Cárpatos ucranianos, no distrito de Rakhiv da região da Transcarpátia. É um dos picos mais altos das montanhas de Montenegro. Um destino popular de caminhada. Está localizado na parte noroeste do maciço entre as montanhas Sheshul (sudoeste) e Hoverla (leste). As encostas oeste e sudoeste são íngremes com numerosos afloramentos rochosos, as encostas norte e nordeste são íngremes, com bordas rochosas. Existem antigas formações de relevo glacial. É constituído por arenitos e coberto principalmente com vegetação subalpina: arbustos comuns (zimbro-siberiano, rododendros), matagais de mirtilo e florestas de abetos (até 1530-1600 m de altitude). No inverno, muitas vezes ocorrem avalanches. Há um abrigo turístico nas encostas do sul abaixo do prado da montanha Rogneska.
(resolução original: 4 100 × 2 419)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora de projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
Base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias Wikinotícias
Jornalismo colaborativo
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
Biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
Universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
Guia livre de viagem
MediaWiki MediaWiki
Software Wiki
WikiTech WikiTech
Projetos técnicos
Wikispore Wikispore
Projetos experimentais