Wikipédia:Artigos órfãos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Páginas especiais
Artigos curtos   (info)
Artigos longos
Artigos antigos
Artigos recentes
Artigos pedidos   (info)
Artigos sem saída   (info)   (manual)
Artigos órfãos   (info)
Artigos sem categoria
Categorias   (info)
Categorias orfãs
Páginas de desambiguação   (info)
Salto de domínio   (info)
Redireccionamentos quebrados
Redireccionamentos duplos
Registos / Log

Um artigo órfão é uma página no domínio principal (artigos enciclopédicos) que não tem ligações internas de outros artigos a apontarem para ele. É um artigo isolado dos restantes ao qual não é possível chegar a não ser com uma pesquisa. Este tipo de artigos merece esta designação especial já que é muito difícil descobri-los na enorme quantidade de artigos presentes na Wikipédia.

Mesmo que um artigo contenha categorias, imagens, ligações internas e ligações externas mas não tenha ligações internas em outros artigos a apontarem para ele também é considerado um artigo órfão. Ou seja, aponta para outros mas nenhum aponta para ele.

Como ligar artigos a um artigo órfão[editar código-fonte]

A título de exemplo para os passos descritos de seguida, suponhamos que o artigo taxonomia é um artigo órfão.

Passo 1 - pesquisa[editar código-fonte]

Procure por outros artigos sobre o mesmo tema. Pode fazê-lo através de uma pesquisa interna ou uma pesquisa no Google restrita a páginas da Wikipédia em português. Nestes casos pode-se pesquisar pela palavra "taxonomia".

Passo 2 - colocar ligações internas[editar código-fonte]

Ajude artigos órfãos a localizarem seus parentes.

Após encontrar artigos com a palavra taxonomia ou sobre o mesmo tema pode-se criar as ligações nesses artigos para o artigo órfão de duas formas:

  • Se o artigo contiver uma palavra sobre o tema. Neste exemplo "taxonomia" numa frase como "Esta última serviu de critério para sua taxonomia." então é necessário editar esse artigo e criar uma ligação interna da seguinte forma:
Esta última serviu de critério para sua [[taxonomia]].
O que irá gerar, após gravar (salvar) a edição o seguinte texto:
Esta última serviu de critério para sua taxonomia.
  • Se o artigo for sobre o mesmo tema ou um tema relacionado. Pode-se colocar a ligação na secção "Ver também" desse artigo. Caso essa secção não exista no artigo deve colocá-la da seguinte forma:
== Ver também == *[[Taxonomia]] 

Esta secção "Ver também" deve situar-se no final do artigo antes das secções (caso existam) "Ligações externas", "Notas e referências" e "Bibliografia". Não existe uma regra rígida quanto ao posicionamento da secção "ver também". Deve no entanto situar-se sempre entre o final do texto propriamente dito do artigo e da secção "Ligações externas".

Como encontrar páginas órfãs[editar código-fonte]

Podem-se encontrar páginas órfãs de várias formas:

  • Especial:Páginas órfãs - apresenta uma lista gerada automaticamente pelo MediaWiki ordenada alfabeticamente. Notar que essa lista não é atualizada em tempo real mas sim normalmente uma vez por dia. Por isso pode encontrar eventualmente artigos nessa lista que já não sejam órfãos. A lista tem um limite de 5000 páginas apresentadas.