Cronologia do cristianismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

O objectivo desta linha de tempo é dar um relato detalhado do cristianismo a partir do início da era atual (AD) até o presente. Pontos de interrogação sobre as datas indicam datas aproximadas.

Cronologia de Jesus[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cronologia de Jesus

O ano um é o primeiro ano no Calendário cristão (não há ano zero), que é o calendário utilizado atualmente (em uníssono com o calendário gregoriano) em quase todo o mundo, devido ao domínio atual do mundo ocidental. Tradicionalmente, este foi considerado o ano em que Jesus nasceu, porém a maioria dos estudiosos modernos argumentam uma data anterior ou posterior, mais corretamente entre 6 a.C. e 4 a.C.

Era Apostólica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Era Apostólica

Pouco depois da Ascensão de Jesus, a Igreja de Jerusalém foi fundada como a primeira Igreja Cristã com cerca de 120 judeus e judeus prosélitos (Atos 1:15), segue-se Pentecostes (6 de Sivan), o incidente com Ananias e Safira, a defesa dos Apóstolos pelo fariseu Gamaliel (Atos 5), o apedrejamento de Estevão e a subsequente dispersão da igreja (Atos 7) que deu resultou no batismo de Simão Mago em Samaria e também a um eunuco etíope (Atos 8). A conversão de Saulo (Paulo), o "Apóstolo dos Gentios", na "Estrada para Damasco" é registrado primeiramente em Atos 9 (e em Gálatas 1:11–24). Pedro batiza o centurião romano Cornélio, que é tradicionalmente considerado o primeiro gentio convertido ao cristianismo. A Igreja de Antioquia foi fundada, foi lá que o termo "cristão" foi usado pela primeira vez (Atos 11:26).

Notas e referências

  1. HH Ben-Sasson,A História do Povo Judeu, Harvard University Press, 1976, ISBN 0674397312, página 246: "Quando Arquelau foi deposto de etnarca em 6 d.C, a Judeia propriamente dita, Samaria e Idumeia foram convertidas numa província romana sob o nome de Judeia. "
  2. John P. MeierUm Judeu Marginal, v. 1, cap. 11; também HH Ben-Sasson,A História do Povo Judeu, Harvard University Press, 1976, ISBN 0674397312, página 251: "Mas, depois da agitação primeiro (o que ocorreu na esteira do primeiro censo romano) tinha desapareceu, não mais ouviu-se falar de derramamento de sangue na Judeia, até os dias de Pilatos ".
  3. Suetônio, Vidas dos Doze Césares, Tibério 36; Enciclopédia judaica: Roma: expulso sob Tibério: "A delegação judaica que pediram para a deposição da casa real dos idumeus foi acompanhado por 8.000 residentes judeus de Roma. Vários romanos aprovaram costumes judaicos, e alguns, como o orador Cilicius de Kalakte, um amigo de Dionísio de Halicarnasso, mesmo abraçou o judaísmo (Müller, "Fragmenta Historicorum Graecorum", iii. 331). O reinado de Tibério (até o remoção de seu ministro de Sejano) foi repleto de desgraça para os judeus. Quando o culto de Ísis foi expulso de Roma (19 d.C) também os judeus foram expulsos, porque uma senhora romana que era inclinada para o Judaísmo havia sido enganada pelos vigaristas judeus. As sinagogas foram fechadas, os navios queimados, e 4.000 jovens judeus foram enviados sobre o serviço militar para a Sardenha. Após a morte de Sejano (31) o imperador permitiu que os judeus voltassem. " HH Ben-SassonUma História do Povo Judeu, Harvard University Press, 1976, ISBN 0674397312, página 288 notas: "A evidência explícita de uma tentativa sistemática de propagar a fé judaica na cidade de Roma é encontrada o mais cedo 139 a.C. Com o aumento da população judaica de Roma, os judeus intensificaram seus esforços para fazer conversões entre os romanos. Embora a atividade de missionários judeus na sociedade romana fez com que Tibério expulsá-los daquela cidade em 19 dC, logo devolvido, e propaganda religiosa judaica foi retomada e mantida mesmo após a destruição do Templo. Tácito menciona que infelizmente ('Histórias 5,5), e Juvenal, em sua décima quarta Sátira (11. 96ff.), descreve como famílias romanas 'degenerada' no judaísmo: os pais autorizados a adotar alguns dos seus costumes e os filhos se tornaram os judeus em todos os aspectos.... a Bíblia, desde os apóstolos do judaísmo com uma literatura sem paralelo em qualquer outra religião."
  4. G. J. Goldberg. «João Batista e Josefo». Consultado em 16 de agosto de 2006 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Teologia ou sobre um teólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.