História das missões cristãs – Wikipédia, a enciclopédia livre

A História das missões cristãs é uma parte da História da Igreja que se dedica ao estudo do movimento missionário, em todas as suas dimensões, desde a Antiguidade até a Idade Contemporânea.

O cristianismo, desde meados do século I, no tempo dos imperadores Tibério, Cláudio e Nero, foi um movimento religioso com tendência universal. Os cristãos, tanto por causa de perseguições quanto por causa de uma forte tendência interna, espalharam-se por todo o mundo conhecido na Antiguidade, propagando o cristianismo. A Bíblia contém informações sobre a expansão inicial do Cristianismo, no livro de Atos dos Apóstolos.

A investigação historiográfica das missões de propagação do cristianismo se concentra prioritariamente nas relações entre essas missões e as diversas sociedades nas quais atuaram ao longo da história - desde a Igreja primitiva até as atuais igrejas católicas, ortodoxas e protestantes. Portanto, refere-se não só à Igreja mãe e às instituições eclesiásticas que historicamente organizaram e sustentaram os movimentos missionários, como também às relações desses movimentos com as diferentes sociedades e culturas sobre as quais atuaram desde o seu surgimento, após o fim perseguição aos pagãos, no período tardo-romano (século IV). Portanto, incluem-se no seu objeto as missões medievais de evangelização das populações não cristianizadas da Europa Ocidental e da Europa Oriental; as missões católicas de "conversão dos gentios" iniciadas na Era dos Descobrimentos e mantidas durante a colonização da América e da Ásia, as missões protestantes ou católicas da era dos grandes impérios europeus (séculos XIX e XX), até as atuais missões de conversão de populações autóctones, nos vários continentes. Após a vinda do espiríto santo oa apóstolos de jesus se espalharam para pregar a mensagem da salvação.


Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.