Mainz – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mainz
Mogúncia

Panorama do centro histórico (Altstadt)
Brasão Mapa
Brasão de Mainz Mogúncia
Mainz Mogúncia está localizado em: Alemanha
Mainz
Mogúncia
Mapa da Alemanha, posição de Mainz
Mogúncia acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Renânia-Palatinado
Distrito cidade independente
Prefeito Nino Haase[1]
Estatística
Coordenadas geográficas 50° N 8° 0' 16" E
Área 97,76 km²
Altitude 82 (Reno)-245 m
População 197 623 (31/12/2008)
Densidade populacional 2 022 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo MZ
Código postal 55001-55131 (antigo: 6500)
Código telefônico 06131 / 06136 (Mainz-Ebersheim)
Website sítio oficial
Localização de Mainz
Mogúncia
no estado de Renânia-Palatinado

Mainz[2][3][4] ou Mogúncia[5][6] (em alemão: Mainz, em latim: Mogontiacum, em francês: Mayence) é uma cidade da Alemanha, capital do estado federal de Renânia-Palatinado. Mainz é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).[7][8]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mainz situa-se na margem esquerda do Reno, frente à confluência com o Meno. População (2002): 183 822 (adicionalmente 18 619 pessoas mantêm uma residência principal noutros sítios mas têm uma segunda casa em Mainz). Com a redivisão dos estados alemães após a Segunda Guerra Mundial, Mainz perdeu os bairros localizados na margem direita do rio Reno, Kastel, Kostheim e Amöneburg, que passaram à administração da cidade de Wiesbaden, atual capital de Hesse, além dos bairros ao sul do rio Meno, Bischofsheim, Ginsheim e Gustavsburg, que passaram a fazer parte do distrito de Groß-Gerau. Até hoje, a cidade de Mainz e os próprios habitantes dos bairros do AKK (Amöneburg, Kastel, Kostheim) reivindicam que eles sejam devolvidos.

História[editar | editar código-fonte]

No século I, a cidade de Mogoncíaco (em latim: Mogontiacum) foi ocupada pelo Império Romano, depois de batalhas com os povos germânicos residentes no local, sendo a capital da província romana da Germânia Superior. As construções romanas, como fortificações, aquedutos e obras de engenharia, estão preservadas até hoje. Naquela época a cidade era a base da Legio I Adiutrix e da Legio XXII Primigenia.

No final do século XV, Johannes Gutenberg, que tinha sua oficina em Mainz, inventou a imprensa, sendo a Bíblia o primeiro livro impresso. A 24 de agosto de 1348, os cerca de 3 mil judeus da cidade foram massacrados após uma batalha campal de vários dias, acusados de serem a causa da Peste Negra que grassava no Palatinado. A Catedral de Mainz (ou Catedral de São Martim) é um dos expoentes da arquitetura românica na Europa e data do século X. O arcebispo de Mainz era um dos príncipes-eleitores do Sacro Império Romano-Germânico.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Esporte[editar | editar código-fonte]

Mainz é a sede do clube de futebol 1. FSV Mainz 05, participante da 1ª Divisão da Bundesliga.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Mainz é facilmente acessível do Aeroporto Internacional de Frankfurt por comboio suburbano (S-Bahn).

Educação[editar | editar código-fonte]

A instituição de ensino mais importante é a Universidade de Mainz (Johannes-Gutenberg-Universität) fundada em 1477. A universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e de especialização.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Mainz é a sede da rede de televisão ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen). O canal ZDF é público, ou seja, é um canal de televisão sem fins lucrativos.

Cidadãos notáveis[editar | editar código-fonte]

Geminações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Alexander Dietz, Judith Seitz: Nino Haase als neuer Mainzer Oberbürgermeister vereidigt, SWR Aktuell, publicado em 22 de março de 2023. Consultado em 15 de dezembro de 2023.(em alemão)
  2. Vários autores (2003). Lexicon - dicionário teológico enciclopédico. São Paulo, SP: Edicoes Loyola. p. 818. ISBN 851502487X 
  3. Karl Marx (2011). A Guerra Civil da França. [S.l.]: Boitempo. p. 29 
  4. Almanaque Abril, verbete "Alemanha".
  5. Gonçalves, Rebelo (1947). Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa. Coimbra: Atlântida - Livraria Editora. p. 356 
  6. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  7. «Statistisches Landesamt Rheinland-Pfalz — Bevölkerung der Gemeinden am 31. Dezember 2010» (PDF) (em alemão). Statistisches Landesamt Rheinland-Pfalz. Consultado em 4 de julho de 2013. Arquivado do original (PDF) em 31 de janeiro de 2012 
  8. «Statistisches Landesamt Rheinland-Pfalz — Amtliches Verzeichnis der Gemeinden und Gemeindeteile» (PDF) (em alemão). Statistisches Landesamt Rheinland-Pfalz. Consultado em 4 de julho de 2013. Arquivado do original (PDF) em 25 de novembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Mainz
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.