Wikipédia:Relações públicas e marketing – Wikipédia, a enciclopédia livre

A porta da rua é a serventia da casa

Se você é um profissional de marketing ou de relações públicas que foi encaminhado para esta página, saiba que a nossa intenção é apenas ajudá-lo a entender a real situação. A realidade é que você está no lugar errado.

Você não terá sucesso em fazer seu "trabalho" aqui e tentar fazê-lo vai apenas nos irritar: voluntários, não pagos, que mantêm a enciclopédia. Suas intenções provavelmente vão sair pela culatra para você e para seus clientes de qualquer maneira. Seria melhor para a Wikipédia que vocês apenas aceitem esses fatos e que façam o que querem fazer em algum outro lugar bem longe daqui.

Mas a Wikipédia é conteúdo gerado pelo usuário, Web dois-ponto-alguma coisa, né?[editar código-fonte]

Sim, com certeza, mas explicitamente não é um lugar onde pessoas ou marcas devem ir para tentar controlar suas imagens. Esta é uma enciclopédia e nada mais. Tudo aqui é baseado no que já foi relatado em fontes confiáveis. Se você não gosta do que as fontes confiáveis estão dizendo sobre seu cliente, fale com elas e não com a Wikipedia. Se eles fizerem correções, a Wikipédia também corrigirá seu conteúdo. Se eles não estão escrevendo sobre o seu cliente, provavelmente não são notáveis o suficiente para um artigo da Wikipédia. De qualquer forma, isso não é problema da Wikipédia e você não deveria tentar resolvê-lo escrevendo sobre eles aqui.

Mas é o meu trabalho![editar código-fonte]

Não, não é. Você não foi contratado para escrever uma enciclopédia. Isso é o que acontece aqui. Se você está tentando fazer alguma outra coisa, este não é o lugar para isso.

Prefiro que o artigo nem esteja aqui se não posso controlá-lo.[editar código-fonte]

Sim, é fácil entender por que alguém que foi contratado para dizer apenas coisas boas sobre uma pessoa se sentiria assim, mas, francamente, isso é muito ruim. As coisas não funcionam assim. Apenas deixe para lá.

Não posso simplesmente criar outra conta e não contar a ninguém o que estou fazendo?[editar código-fonte]

Você pode tentar (se estiver confortável em abusar de um site administrado por voluntários que está apenas tentando apresentar conhecimento gratuito ao mundo), mas as pessoas em sua profissão tendem a ter dificuldade em manter o tom neutro esperado de uma enciclopédia; é basicamente o oposto do que normalmente se espera de você, então provavelmente você será pego e teremos que bloquear sua nova conta, sua conta original e provavelmente marcar o artigo de seu cliente com um aviso gigante de que o texto é uma propaganda, o que tem uma aparência horrível e é obviamente o oposto do que eles estão pagando para você e também fará com que seu serviço também tenha um resultado horrível. Portanto é melhor para você, para seu cliente e para todos nós que você não tente fazer isso. A Wikipédia está aqui para sua leitura, mas você provavelmente deveria deixar a parte da escrita para as pessoas realmente comprometidas com este projeto e não com seu cliente.

Se você insistir...[editar código-fonte]

Existe uma maneira certa de fazer isso se você realmente quiser, mas, sendo bastante honesto, a maioria dos wikipedistas ainda preferiria que você nem tentasse.

  • Crie uma conta. Certifique-se de que o nome da conta escolhido não viole a política de nome de usuário. Você pode até usar o formato "<seu nome real> (<sua empresa>)", mas não use apenas o nome da empresa.
  • Publique uma divulgação de contribuição paga em sua página de usuário.
  • Não edite o artigo diretamente no seu cliente. Use o processo de edição solicitada todas as vezes, o melhor local é na página de discussão do artigo ou no WP:FALE.

Parece meio complicado, não é? Então... é assim porque os profissionais de marketing e relações públicas tem sido um problema constante, dia após dia, praticamente desde o momento em que este projeto foi fundado. E sim, "problema" é a palavra certa. Você é um problema. Seus objetivos não são compatíveis com os objetivos deste projeto. Estamos fazendo uma coisa e você está tentando transformá-la em outra coisa. É por isso que os wikipedistas tendem a ser tão defensivos sobre isso, você não é o primeiro, nem mesmo a quinta milésima pessoa a pensar em tentar editar conteúdo sobre seus clientes.

Veja também[editar código-fonte]

Vê tudo isso? Isso não foi escrito da noite para o dia e não chega nem perto de tudo que temos sobre esse assunto. É por isso que seria melhor se você simplesmente não o fizesse. Os wikipedistas têm lidado com isso há mais de vinte anos. Pense nisso antes de achar que sabe mais do que nós.