Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1991 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fórmula 1 de 1991

Campeão (piloto): Brasil Ayrton Senna (3º titulo)
Campeão (equipe): Reino Unido McLaren-Honda (7º titulo)
Anterior: 1990    Posterior: 1992

A Temporada de Fórmula 1 de 1991 foi a 42.ª realizada pela FIA, decorrendo entre 10 de março e 3 de novembro de 1991, com dezesseis corridas.

Teve como campeão o brasileiro Ayrton Senna, da equipe McLaren, sendo vice-campeão o britânico Nigel Mansell, da Williams.

Marcou a despedida do tricampeão Nelson Piquet e a estréia do jovem Michael Schumacher. Curiosamente, ambos correram pela mesma equipe, a Benetton (com Schumacher correndo a sua primeira etapa pela Jordan).

Pilotos e Construtores[editar | editar código-fonte]

Campeão Vice-campeão 3º Lugar
Brasil Ayrton Senna Reino Unido Nigel Mansell Itália Riccardo Patrese
Reino Unido McLaren-Honda Reino Unido Williams-Renault Reino Unido Williams-Renault
Equipe Construtor Chassis Motor Pneu No Piloto Piloto de teste(s)
Reino Unido Honda Marlboro McLaren McLaren MP4/6 Honda RA121E 3.5 V12 G 1 Brasil Ayrton Senna Reino Unido Allan McNish
Reino Unido Jonathan Palmer
Suécia Stefan Johansson
Brasil Roberto Moreno
Itália Emanuele Pirro
Reino Unido Mark Blundell
2 Áustria Gerhard Berger
Reino Unido Braun Tyrrell Honda Tyrrell 020 Honda RA101E 3.5 V10 P 3 Japão Satoru Nakajima Reino Unido Johnny Herbert
Alemanha Volker Weidler
4 Itália Stefano Modena
Reino Unido Canon Williams Team Williams FW14 Renault RS3 3.5 V10 G 5 Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Mark Blundell
Reino Unido Damon Hill
6 Itália Riccardo Patrese
Reino Unido Motor Racing Developments Ltd Brabham BT59Y Yamaha OX99 3.5 V12 P 7 Reino Unido Martin Brundle n/a
8 Reino Unido Mark Blundell
BT60Y 7 Reino Unido Martin Brundle
8 Reino Unido Mark Blundell
Reino Unido Footwork Grand Prix International Footwork A11C Porsche 3512 3.5 V12 G 9 Itália Michele Alboreto n/a
10 Itália Alex Caffi
FA12 9 Itália Michele Alboreto
10 Itália Alex Caffi
Suécia Stefan Johansson
FA12C Ford Cosworth DFR 3.5 V8 9 Itália Michele Alboreto
10 Itália Alex Caffi
Suécia Stefan Johansson
Reino Unido Team Lotus Lotus 102B Judd EV 3.5 V8 G 11 Finlândia Mika Häkkinen Reino Unido Johnny Herbert
12 Reino Unido Julian Bailey
Reino Unido Johnny Herbert
Alemanha Michael Bartels
Itália Fondmetal F1 SpA Fondmetal FA1M-E Ford Cosworth DFR 3.5 V8 G 14 França Olivier Grouillard Brasil Marco Greco
Fomet-1 França Olivier Grouillard
Itália Gabriele Tarquini
Reino Unido Leyton House Racing Leyton House CG911 Ilmor 2175A 3.5 V10 G 15 Brasil Mauricio Gugelmin n/a
16 Itália Ivan Capelli
Áustria Karl Wendlinger
França AGS Racing AGS JH25 Ford Cosworth DFR 3.5 V8 G 17 Itália Gabriele Tarquini n/a
JH25B 17 Itália Gabriele Tarquini
18 Suécia Stefan Johansson
Itália Fabrizio Barbazza
JH27 17 Itália Gabriele Tarquini
França Olivier Grouillard
18 Itália Fabrizio Barbazza
Reino Unido Camel Benetton Ford Benetton B190B Ford HB5 3.5 V8 P 19 Brasil Roberto Moreno n/a
20 Brasil Nelson Piquet
B191 19 Brasil Roberto Moreno
Alemanha Michael Schumacher
20 Brasil Nelson Piquet
Itália BMS Scuderia Italia Dallara 191 Judd GV 3.5 V10 P 21 Itália Emanuele Pirro n/a
22 Finlândia Jyrki Järvilehto
Itália Minardi F1 Team Minardi M191 Ferrari 037 3.5 V12 G 23 Itália Pierluigi Martini n/a
24 Itália Gianni Morbidelli
Brasil Roberto Moreno
França Ligier Gitanes Blondes Ligier JS35
JS35B
Lamborghini 3512 3.5 V12 G 25 Bélgica Thierry Boutsen França Emmanuel Collard
26 França Érik Comas
Itália Scuderia Ferrari SpA Ferrari 642 Ferrari 037 3.5 V12 G 27 França Alain Prost Itália Gianni Morbidelli
Itália Andrea Montermini
Itália Dario Benuzzi
28 França Jean Alesi
643 27 França Alain Prost
Itália Gianni Morbidelli
28 França Jean Alesi
França Larrousse F1 Lola LC91 Ford Cosworth DFR 3.5 V8 G 29 França Éric Bernard n/a
Bélgica Bertrand Gachot
30 Japão Aguri Suzuki
Itália Coloni Racing Srl Coloni C4 Ford Cosworth DFR 3.5 V8 G 31 Portugal Pedro Chaves n/a
Japão Naoki Hattori
República da Irlanda Team 7Up Jordan Jordan 191 Ford HB4 3.5 V8 G 32 Bélgica Bertrand Gachot n/a
Alemanha Michael Schumacher
Brasil Roberto Moreno
Itália Alessandro Zanardi
33 Itália Andrea de Cesaris
Itália Modena Team SpA Lambo 291 Lamborghini 3512 3.5 V12 G 34 Itália Nicola Larini Itália Mauro Baldi
Itália Marco Apicella
35 Bélgica Eric van de Poele

Trocas de pilotos[editar | editar código-fonte]

  • McLaren: Ayrton Senna e Gerhard Berger seguiram na equipe de Woking para 1991. Diferentemente da temporada anterior, ambos usaram os números 1 e 2 em seus carros.
  • Tyrrell: Sem Jean Alesi, a equipe fundada por Ken Tyrrell contratou o italiano Stefano Modena para o lugar do francês, enquanto o japonês Satoru Nakajima disputou sua quinta - e última - temporada na categoria.
  • Williams: Riccardo Patrese é mantido na equipe, que repatria Nigel Mansell, cujo contrato com a Ferrari não fora renovado.
  • Brabham: A equipe fundada pelo tricampeão Jack Brabham contratou dois pilotos ingleses para 1991: Martin Brundle e Mark Blundell.
  • Footwork: Michele Alboreto e Alex Caffi, pilotos da Footwork desde 1990, permanecem na equipe, agora equipada com motores Porsche. Porém, com o fraco desempenho dos propulsores alemães, o time decide usar motores Ford a partir do GP da França. Caffi se ausenta de quatro etapas após um acidente, e seu lugar é ocupado pelo sueco Stefan Johansson, que encerra sua passagem pela F-1 após não se classificar para o GP da Inglaterra.
  • Lotus: Sem Derek Warwick, que deixou a F-1, e Martin Donnelly, que não voltaria a pilotar carros da categoria após o violento acidente em Jerez, a escuderia apostou em uma nova dupla: Mika Häkkinen, que tornaria-se bicampeão de F-1 em 1998 e 1999, fez sua estréia pela Lotus, que teve ainda Julian Bailey por 4 provas (classificou-se apenas para o GP de San Marino, onde chegou em sexto) e Michael Bartels, que se inscreveu também para 4 corridas, mas, ao contrário do inglês, não se classificou para nenhuma.
  • Fondmetal: Em sua primeira temporada, a Fondmetal disputou o campeonato de 1991 tendo como pilotos o francês Olivier Grouillard e o italiano Gabriele Tarquini, este último dispensado da AGS, que substituiu Grouillard nos dois últimos GPs de 1991.
  • Leyton House: Até o GP de Jerez, Maurício Gugelmin e Ivan Capelli, juntos desde 1988, formaram a dupla de pilotos da Leyton House, que escalou o austríaco Karl Wendlinger para os GPs de Japão e Austrália.
  • AGS: Com problemas financeiros, a equipe francesa teve quatro pilotos durante o ano: Stefan Johansson (dispensado após não se classificar para duas provas), Fabrizio Barbazza (não se classificou para nenhuma das 12 corridas em que foi inscrito), Gabriele Tarquini (ficou até o GP de Portugal, mudando-se em seguida para a Fondmetal) e Olivier Grouillard, que fez o inverso, mas apenas para o GP de Jerez. Após a corrida, onde não obteve classificação, a AGS fechou as portas.
  • Benetton: Em sua última temporada, Nelson Piquet obteve uma vitória no GP do Canadá, quando Nigel Mansell perdeu a vitória já no final da corrida. O tricampeão se aposentaria da F-1 após o GP da Austrália. Roberto Moreno disputou a temporada até o GP da Bélgica, quando perdeu sua vaga para o alemão Michael Schumacher, que havia feito sua estréia na categoria no mesmo GP, pela Jordan.
  • Scuderia Italia: Sem Andrea De Cesaris, que foi para a Jordan, Emanuele Pirro é efetivado como titular, enquanto que o finlandês J.J. Lehto entra no lugar do italiano. O melhor resultado foi um terceiro lugar de Lehto, no GP de San Marino.
  • Minardi: Pierluigi Martini continuou na escuderia de Faenza, e apagou a fraca temporada de 1990, tendo marcado 6 pontos. Gianni Morbidelli foi seu companheiro de equipe até o GP do Japão, quando foi substituído por Roberto Moreno, dispensado pela Benetton.
  • Ligier: Agora com motores Lamborghini, a esquadra de Guy Ligier teve novamente um desempenho irrisório: seus pilotos, Thierry Boutsen e Érik Comas, não pontuaram. Foi a segunda temporada seguida que a Ligier não marcou pontos na F-1.
  • Ferrari: Alain Prost, em sua segunda temporada pela Scuderia, teve o francês Jean Alesi como seu novo companheiro de time. Porém, Le Professeur não chegou a encerrar o campeonato: ao comparar seu carro com um caminhão, Prost foi demitido, e para seu lugar, a Ferrari contratou Gianni Morbidelli apenas para o chuvoso GP da Austrália, onde marcou meio ponto.
  • Larrousse: Aguri Suzuki, em alta na equipe, segue na Larrousse para 1991, enquanto Éric Bernard disputou a temporada até o GP do Japão, quando se ausentou do GP da Austrália devido a uma lesão. Para seu lugar, foi contratado Bertrand Gachot.
  • Coloni: Sem largar em nenhuma corrida desde 1989, a Coloni, em crise financeira, teve o japonês Naoki Hattori e o português Pedro Chaves como pilotos. Ambos não se classificaram para nenhuma etapa, e a equipe, vendida ao empresário italiano Andrea Sassetti, que a transforma na Andrea Moda Formula, encerra sua trajetória na categoria.
  • Jordan Grand Prix: Estreante na Fórmula 1, a Jordan foi a equipe que teve o maior número de pilotos em 1991: 5 (Andrea De Cesaris, Bertrand Gachot, Michael Schumacher, Roberto Moreno e Alessandro Zanardi). De Cesaris chegou a disputar a vitória no GP da Bélgica com Ayrton Senna, mas problemas em seu carro impediram-no de conquistar seu primeiro triunfo na categoria; Gachot foi preso ao brigar com um taxista londrino e perdeu seu lugar, voltando no GP da Austrália, agora pela Larrousse; Schumacher disputou apenas o GP da Bélgica, ficando na primeira volta, enquanto Moreno e Zanardi também fizeram participações esporádicas pela equipe.
  • Modena Team: Segunda equipe a estrear na F-1 em 1991, a Modena teve como seus pilotos o italiano Nicola Larini e o belga Eric van de Poele, e ambos não marcaram nenhum ponto, tendo um sétimo lugar no GP dos Estados Unidos como melhor resultado.

Calendário[editar | editar código-fonte]

Prova Grande Prêmio Data Local
1 Estados Unidos GP dos EUA 10 de Março Phoenix
2 Brasil GP do Brasil 24 de Março Interlagos
3 San Marino GP de San Marino 28 de Abril Ímola
4 Mónaco GP de Mônaco 12 de Maio Monte Carlo
5 Canadá GP do Canadá 2 de Junho Montreal
6 México GP do México 16 de Junho Hermanos Rodriguez
7 França GP da França 7 de Julho Magny-Cours
8 Reino Unido GP da Inglaterra 14 de Julho Silverstone
9 Alemanha GP da Alemanha 28 de Julho Hockenheim
10 Hungria GP da Hungria 11 de Agosto Hungaroring
11 Bélgica GP da Bélgica 25 de Agosto Spa-Francorchamps
12 Itália GP da Itália 8 de Setembro Monza
13 Portugal GP de Portugal 22 de Setembro Estoril
14 Espanha GP da Espanha 29 de Setembro Catalunya
15 Japão GP do Japão 20 de Outubro Suzuka
16 Austrália GP da Austrália 3 de Novembro Adelaide

Resultados[editar | editar código-fonte]

Grandes Prêmios[editar | editar código-fonte]

GP Grande Prêmio Pole Position Volta mais rápida Vencedor Equipe Descrição
1 Estados Unidos Grande Prêmio dos Estados Unidos Brasil Ayrton Senna França Jean Alesi Brasil Ayrton Senna Reino Unido McLaren-Honda Detalhes
2 Brasil Grande Prêmio do Brasil Brasil Ayrton Senna Reino Unido Nigel Mansell Brasil Ayrton Senna Reino Unido McLaren-Honda Detalhes
3 San Marino Grande Prêmio de San Marino Brasil Ayrton Senna Áustria Gerhard Berger Brasil Ayrton Senna Reino Unido McLaren-Honda Detalhes
4 Mónaco Grande Prêmio de Mônaco Brasil Ayrton Senna França Alain Prost Brasil Ayrton Senna Reino Unido McLaren-Honda Detalhes
5 Canadá Grande Prêmio do Canadá Itália Riccardo Patrese Reino Unido Nigel Mansell Brasil Nelson Piquet Reino Unido Benetton-Ford Detalhes
6 México Grande Prêmio do México Itália Riccardo Patrese Reino Unido Nigel Mansell Itália Riccardo Patrese Reino Unido Williams-Renault Detalhes
7 França Grande Prêmio da França Itália Riccardo Patrese Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Williams-Renault Detalhes
8 Reino Unido Grande Prêmio da Grã-Bretanha Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Williams-Renault Detalhes
9 Alemanha Grande Prêmio da Alemanha Reino Unido Nigel Mansell Itália Riccardo Patrese Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Williams-Renault Detalhes
10 Hungria Grande Prêmio da Hungria Brasil Ayrton Senna Bélgica Bertrand Gachot Brasil Ayrton Senna Reino Unido McLaren-Honda Detalhes
11 Bélgica Grande Prêmio da Bélgica Brasil Ayrton Senna Brasil Roberto Moreno Brasil Ayrton Senna Reino Unido McLaren-Honda Detalhes
12 Itália Grande Prêmio da Itália Brasil Ayrton Senna Brasil Ayrton Senna Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Williams-Renault Detalhes
13 Portugal Grande Prêmio de Portugal Itália Riccardo Patrese Reino Unido Nigel Mansell Itália Riccardo Patrese Reino Unido Williams-Renault Detalhes
14 Espanha Grande Prêmio da Espanha Áustria Gerhard Berger Itália Riccardo Patrese Reino Unido Nigel Mansell Reino Unido Williams-Renault Detalhes
15 Japão Grande Prêmio do Japão Áustria Gerhard Berger Brasil Ayrton Senna Áustria Gerhard Berger Reino Unido McLaren-Honda Detalhes
16 Austrália Grande Prêmio da Austrália Brasil Ayrton Senna Áustria Gerhard Berger Brasil Ayrton Senna Reino Unido McLaren-Honda Detalhes

Classificação Mundial de Pilotos[editar | editar código-fonte]

Pos Piloto USA Estados Unidos BRA Brasil SMR San Marino MON Mónaco CAN Canadá MEX México FRA França GBR Reino Unido GER Alemanha HUN Hungria BEL Bélgica ITA Itália POR Portugal ESP Espanha JPN Japão AUS Austrália Pontos
1 Brasil Ayrton Senna 1 1 1 1 Ret 3 3 4† 7† 1 1 2 2 5 2 11 96
2 Reino Unido Nigel Mansell Ret Ret Ret 2 6 2 1 1 1 2 Ret 1 DSQ 1 Ret 21 72
3 Itália Riccardo Patrese Ret 2 Ret Ret 3 1 5 Ret 2 3 5 Ret 1 3 3 51 53
4 Áustria Gerhard Berger Ret 3 2 Ret Ret Ret Ret 2 4 4 2 4 Ret Ret 1 31 43
5 França Alain Prost 2 4 DNS 5 Ret Ret 2 3 Ret Ret Ret 3 Ret 2 4 34
6 Brasil Nelson Piquet 3 5 Ret Ret 1 Ret 8 5 Ret Ret 3 6 5 11 7 41 26.5
7 França Jean Alesi 12 6 Ret 3 Ret Ret 4 Ret 3 5 Ret Ret 3 4 Ret Ret 21
8 Itália Pierluigi Martini 2 Ret 4 12 4 Ret 9 9 Ret Ret 12† Ret 4 13 Ret Ret 13
9 Itália Stefano Modena 4 Ret Ret Ret 2 11 Ret 7 13 12 Ret Ret Ret 16 6 10 10
10 Brasil Roberto Moreno Ret 7 13† 4 Ret 5 Ret Ret 8 8 4 Ret 10 16 8
11 Itália Andrea de Cesaris NPQ Ret Ret Ret Ret 4 6 Ret 5 7 13† 7 8 Ret Ret 8 6
12 Finlândia JJ Lehto Ret Ret 3 11 Ret Ret Ret 13 Ret Ret Ret Ret Ret 8 Ret 12 4
13 Alemanha Michael Schumacher Ret 5 6 6 Ret Ret 4
14 Bélgica Bertrand Gachot 10† 13† Ret 8 Ret Ret Ret 6 6 9 NQ 2
15 Japão Satoru Nakajima 5 Ret Ret Ret 10 12 Ret 8 Ret 15 Ret Ret 13 17 Ret Ret 2
16 Finlândia Mika Häkkinen Ret 9 5 Ret Ret 9 NQ 12 Ret 14 Ret 14 14 Ret Ret 19 2
17 Reino Unido Martin Brundle 11 12 11 DSQ Ret Ret Ret Ret 11 Ret 9 13 12 10 5 NQ 2
18 Itália Emanuele Pirro Ret 11 NPQ 6 9 NPQ NPQ 10 10 Ret 8 10 Ret 15 Ret 7 1
19 Reino Unido Mark Blundell Ret Ret 8 Ret NQ Ret Ret Ret 12 Ret 6 12 Ret Ret NPQ 17 1
20 Itália Ivan Capelli Ret Ret Ret Ret Ret Ret Ret Ret Ret 6 Ret 14 17† Ret 1
21 França Éric Bernard Ret Ret Ret 9 Ret 6 Ret Ret Ret Ret Ret Ret NQ Ret NPQ 1
22 Japão Aguri Suzuki 6 Ret Ret Ret Ret Ret Ret Ret Ret Ret NQ NQ Ret NQ Ret NQ 1
23 Reino Unido Julian Bailey NQ NQ 6 NQ 1
24 Itália Gianni Morbidelli Ret 8 Ret Ret Ret 7 Ret 5 Ret 13 Ret 9 9 14† Ret 61 0.5
25 Brasil Mauricio Gugelmin Ret Ret 12† Ret Ret Ret 7 Ret Ret 11 Ret 15 7 7 8 14 0
26 Bélgica Thierry Boutsen Ret 10 7 7 Ret 8 12 Ret 9 17† 11 Ret 16 Ret 9 Ret 0
27 Reino Unido Johnny Herbert NQ 10 10 14† 7 Ret Ret 11 0
28 Itália Nicola Larini 7 NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ Ret 16 NQ 16 NQ NQ NQ Ret 0
29 França Érik Comas NQ Ret 10 10 8 NQ 11 NQ Ret 10 Ret 11 11 Ret Ret 18 0
30 Itália Gabriele Tarquini 8 Ret NQ Ret NQ NQ NQ NQ NQ NPQ NPQ NPQ NQ 12 11 NPQ 0
31 Itália Alessandro Zanardi 9 Ret 9 0
32 Bélgica Eric Van de Poele NPQ NPQ 9† NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NQ NQ NQ NQ NQ NQ NQ NQ 0
33 Itália Alex Caffi NQ NQ NQ NQ NPQ NPQ NQ NPQ NPQ NPQ 10 15 0
34 França Olivier Grouillard NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ Ret Ret NPQ NPQ NQ 10 Ret NPQ NPQ 0
35 Itália Michele Alboreto Ret NQ NQ Ret Ret Ret Ret Ret NQ NQ NPQ NQ 15 Ret NQ 13 0
36 Áustria Karl Wendlinger Ret 20 0
37 Suécia Stefan Johansson NQ NQ Ret NQ NQ NQ 0
- Itália Fabrizio Barbazza NQ NQ NQ NQ NQ NQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ -
- Alemanha Michael Bartels NQ NQ NQ NQ -
- Portugal Pedro Chaves NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ NPQ -
- Japão Naoki Hattori NPQ NPQ -
Pos Piloto USA Estados Unidos BRA Brasil SMR San Marino MON Mónaco CAN Canadá MEX México FRA França GBR Reino Unido GER Alemanha HUN Hungria BEL Bélgica ITA Itália POR Portugal ESP Espanha JPN Japão AUS Austrália Pontos
Cor Resultado
Ouro Vencedor
Prata 2.º lugar
Bronze 3.º lugar
Verde Terminou, nos pontos
Azul Terminou, sem pontos
Púrpura Ret – Retirou-se
Vermelho NQ – Não qualificado
Preto DSQ – Desqualificado
Branco NL – Não largou
C – Corrida cancelada
Azul claro AT – Apenas Treino
Sem cor NP – Não participou
Les – Lesionado
EX – Excluído

Negrito – Pole position
Itálico – Volta mais rápida
† - Classificado por ter completado mais de 90% da prova

  • Em negrito indica pole position e itálico volta mais rápida.

† Completou mais de 90% da distância da corrida.

Distribuição dos pontos[editar | editar código-fonte]

  • McLaren (Ayrton Senna 96 X 43 Gerhard Berger)
  • Tyrrell (Stefano Modena 10 X 2 Satoru Nakajima)
  • Williams (Nigel Mansell 72 X 53 Riccardo Patrese)
  • Brabham (Martin Brundle 2 X 1 Mark Blundell)
  • Lotus (Mika Häkkinen 2 X 0 Bailey, Herbert e Bartels)
  • Leyton House (Ivan Capelli 1 X 0 Gugelmin e Wendlinger)
  • Benetton (Nelson Piquet 26.5 X 8 Roberto Moreno X 4 Michael Schumacher)
  • Dallara (J.J. Lehto 4 X 1 Emanuele Pirro)
  • Minardi (Pierluigi Martini 1 X 0 Morbidelli e Roberto Moreno)
  • Ferrari (Alain Prost 34 X 21 Jean Alesi X 0.5 Gianni Morbidelli)
  • Jordan (Andrea De Cesaris 9 x 8 Roberto Moreno X 4 Bertrand Gachot X 0 Zanardi e Schumacher)
  • Larrousse (Aguri Suzuki 1 X 1 Éric Bernard)

Equipes que não pontuaram[editar | editar código-fonte]

  • Ligier, Lambo, AGS, Fondmetal, Footwork e Coloni.

Classificação Mundial de Construtores[editar | editar código-fonte]

Pos. Construtor Chassis Motor Pneu GPs Vitórias Pódiums Poles Subtotal
de
Pontos
Total
de
Pontos
1 Reino Unido McLaren MP4/6 Honda RA121E V12 G 16 8 18 10 139 139
2 Reino Unido Williams FW14 Renault RS3 V10 G 16 7 17 6 125 125
3 Itália Ferrari 642 Ferrari 037 V12 G 6 8 16 55.5
643 10 6 39.5
4 Reino Unido Benetton B190B Ford HB5 V8 P 2 6 38.5
B191 14 1 3 32.5
5 República da Irlanda Jordan 191 Ford HB4 V8 G 16 13 13
6 Reino Unido Tyrrell 020 Honda RA101E V10 P 16 1 12 12
7 Itália Minardi M191 Ferrari 037 V12 G 16 6 6
8 Itália Dallara 191 Judd GV V10 P 16 1 5 5
9 Reino Unido Brabham BT59Y Yamaha OX99 V12 P 2 3
BT60Y 14 3
10 Reino Unido Lotus 102B Judd EV V8 G 16 3 3
11 Reino Unido Lola LC91 Ford Cosworth DFR V8 G 16 2 2
12 Reino Unido Leyton House CG911 Ilmor LH10 V10 G 16 1 1
13 França Ligier JS35 Lamborghini 3512 V12 G 6 0 0
JS35B 10 0
14 Itália Lambo 291 Lamborghini 3512 V12 G 6 (10) 0 0
15 França AGS JH25B Ford Cosworth DFR V8 G 3 (9) 0 0
JH27 (3)
16 Itália Fondmetal FA1M Ford Cosworth DFR V8 G (2) 0
Fomet-1 6 (8) 0
17 Reino Unido Footwork F12C Ford Cosworth DFR V8 G 6 (4) 0 0
18 Reino Unido Footwork FA12 Porsche 3512 V12 G 3 (1) 0 0
A11C 1 (2) 0
- Itália Coloni C4 Ford Cosworth DFR V8 G (15) 15 NPQ

Notas[editar | editar código-fonte]

↑1 Corrida prevista para ter 81 voltas, mas foi encerrada com 14 voltas em função da chuva. Como o número de voltas da prova não alcançou 75% da distância percorrida, foi atribuído metade dos pontos.[1]

Referências

  1. «SEASONS - 16. AUTRALIA 1991» (em francês). STATS F1