Stangeria eriopus – Wikipédia, a enciclopédia livre

Como ler uma infocaixa de taxonomiaStangeria eriopus
Stangeria eriopus na floresta costeira de baixa altitude da África do Sul.
Stangeria eriopus na floresta costeira de baixa altitude da África do Sul.
Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Cycadophyta
Classe: Cycadopsida
Ordem: Cycadales
Subordem: Zamiineae
Família: Zamiaceae
Subfamília: Stangerioideae
Género: Stangeria
Espécie: S. eriopus
Nome binomial
Stangeria eriopus
(Kunze) Baill.[1]
Distribuição geográfica

Sinónimos

Stangeria eriopus é a única espécie de cicadófita do género Stangeria da família Zamiaceae, nativa do sul de Moçambique, leste da Província do Cabo e KwaZulu-Natal, na África do Sul. Esta espécie tem importância ornamental.[2] Segundo dados de 2010, a população tende a descrescer.

Pelo seu aspecto parecido com os fetos, apesar de ter folhas coriáceas como todas as cicadófitas, foi primeiro classificada naquele grupo. Só mais tarde, quando se encontraram plantas em frutificação - com cones semelhantes aos dos pinheiros, se corrigiu o erro. As cicadófitas foram tradicionalmente agrupadas na classe das gimnospérmicas, mas a classificação moderna, considera-as como uma divisão separada das espermatófitas.

A Stangeria eriopus tem na África do Sul os nomes vulgares de "fingo" e "hottentot's head" - "cabeça-de-hotentote", provavelmente devido ao seu caule subterrâneo com a forma dum tubérculo.

Não é considerada ameaçada, apesar de se encontrar sob considerável pressão por parte de herbalistas tradicionais. Foi colocada em 1997 na "Red List of Threatened Plants" da IUCN, categoria R.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Hist. Pl. 12: 68 (1892)
  2. USDA, ARS, National Genetic Resources Program. Germplasm Resources Information Network - (GRIN) [Base de Dados Disponível na Internet]. National Germplasm Resources Laboratory, Beltsville, Maryland. Stangeria eriopus[ligação inativa] (8 de Abril de 2010)
  3. Donaldson, J.S. 2003. Stangeria eriopus In: IUCN 2010. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.1. Dados de 8 de Abril de 2010.(em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Stangeria eriopus
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Stangeria eriopus