Microcycas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Como ler uma infocaixa de taxonomiaMicrocycas
Microcycas calocoma
Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico [1]
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Cycadophyta
Clado: Tracheophyta
Clado: Gymnospermae
Classe: Cycadopsida
Ordem: Cycadales
Família: Zamiaceae
Subtribo: Microcycadinae
D.W.Stev.
Género: Microcycas
A.DC.
Espécie: M. calocoma
Nome binomial
Microcycas calocoma
(Miq.) A.DC., 1868
Sinónimos[2]

Microcycas é um género de cicas da família Zamiaceae que contém uma única espécie, Microcycas calocoma, um endemismo numa pequena área da Província de Pinar del Río, Cuba.[3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A planta cresce até 10 m de altura com um tronco vertical, às vezes ramificado, com 30 a 60 cm de diâmetro. As folhas são de coloração verde-escura e medem de 0,6 a 1,2 m de comprimento. Uma característica única é que as folhas parecem ser truncadas perto do ápice porque os folíolos médios e distais têm comprimentos semelhantes.

Os pecíolos têm 8–10 cm de comprimento e não têm espinhos; os ráquis também carecem de espinhos. Os folíolos são verde claro a escuro, lanceolados, articulados na base e coriáceos com uma margem inteira. Os folíolos do meio têm 15–25 cm de comprimento por 0,8–1 cm de largura.

Os cones masculinos são cilíndricos, com 25–30 cm de comprimento e 5–8 cm de diâmetro, castanho-amarelados e pilosos. Os cones femininis são amplamente cilíndricos, com 50–90 cm de comprimento e 13–16 cm de diâmetro, castanho-amarelados e piloos. Os esporófilos têm duas projeções apicais arredondadas. As sementes são elíptica, de cor rosa ou vermelha, com 3,5–4 cm de comprimento e 2–2,5 cm de diâmetro.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Em sua área nativa, Microcycas calocoma cresce em pequenos grupos de 10 a 50 plantas em florestas montanas a 85 a 250 m de altitude. Também cresce nas encostas de ravinas e barrancos e em campos abertos e matagais até 50 m de altitude. Os tipos de solo variam de franco alcalino desenvolvido em calcário a argilas ácidas contendo sílica. Em muitos desses grupos de plantas, no entanto, a razão sexual é muito desequilibrada, resultando em baixa produção de sementes.

A ação humana impactou negativamente a espécie por meio de operações florestais, desmatamento e uso de pesticidas. Por causa da aparência graciosa e ornamental da planta, a colheita de plantas e sementes pelos produtores também afetou seriamente M. calocoma. Muitas populações estão agora protegidas em reservas.

Conservação[editar | editar código-fonte]

A espécie está criticamente ameaçada de extinção, com uma população mundial de apenas cerca de 600 plantas. Está listado no Apêndice I da CITES que proíbe o comércio internacional de espécimes desta espécie, exceto quando o objetivo da importação não é comercial, por exemplo, para pesquisa científica.

Embora coroa redonda e as folhas caídas e brilhantes de Microcycas calocoma a tornem uma planta muito ornamental, o cultivo é limitado devido à falta de material de cultivo. Os moradores usaram as raízes tóxicas da planta como veneno para ratos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Donaldson, J.S. 2003. Microcycas calocoma in the IUCN Red List of Threatened Species. Downloaded on November 2006.
  2. Kew World Checklist of Selected Plant Families
  3. Jones, David L. Cycads of the World: Ancient Plants in Today's Landscape. Washington, D.C.: Smithsonian Institution Press, 2002. ISBN 1-58834-043-0.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Microcycas
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Microcycas