STS-55 – Wikipédia, a enciclopédia livre

STS-55
Informações da missão
Operadora NASA
Ônibus espacial Columbia
Astronautas Steven Nagel
Terence Henricks
Jerry Ross
Charles Precourt
Bernard Harris
Ulrich Walter
Hans Schlegel
Base de lançamento Plataforma 39A, Centro
Espacial John F. Kennedy
Lançamento 26 de abril de 1993
14h50min00s UTC
Cabo Canaveral, Flórida,
Estados Unidos
Aterrissagem 6 de maio de 1993
14h29min00s UTC
Base Aérea de Edwards,
Califórnia, Estados Unidos
Órbitas 160
Duração 9 dias, 23 horas,
39 minutos, 59 segundos
Altitude orbital 312 por 304 quilômetros
Inclinação orbital 28,45 graus
Distância percorrida 6 701 603 quilômetros
Imagem da tripulação
Em pé: Harris, Schlegel, Ross e Walter Sentados: Henricks, Nagel e Precourt
Em pé: Harris, Schlegel, Ross e Walter
Sentados: Henricks, Nagel e Precourt
Navegação
STS-56
STS-57

STS-55 foi uma missão da nave Columbia, lançada de Cabo Canaveral em 26 de abril de 1993, que levou ao espaço o laboratório multifuncional Spacelab, para a realização de oitenta e oito experiências científicas de onze países diferentes, de ciências biológicas a observações da Terra.[1][2][3]

Tripulação[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

Posição Astronauta
Comandante Estados Unidos Steven Nagel
Piloto Estados Unidos Terence Henricks
Especialista de missão 1 Estados Unidos Jerry Ross
Especialista de missão 2 Estados Unidos Charles Precourt
Especialista de missão 3 Estados Unidos Bernard Harris
Especialista de carga 1 Alemanha Ulrich Walter
Especialista de carga 2 Alemanha Hans Schlegel

Hora de acordar[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

Principais fatos[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

O Columbia carregou o segundo Spacelab alemão reutilizável na missão STS-55 e demonstrou a habilidade do ônibus espacial para a cooperação internacional, exploração e pesquisa no espaço. O módulo Spacelab e uma estrutura de suporte exterior experimental contidas no compartimento de carga compunham a carga do Spacelab D-2 (o primeiro voo de um Spacelab alemão, o D-1, voou na missão STS-61-A em Outubro de 1985). Os Estados Unidos e a Alemanha obtiveram uma significativa experiência para futuras operações em uma estação espacial.

A missão D-2, como ela era comumente chamada, continuou o programa de pesquisa sobre a microgravidade iniciado pela missão D-1. O German Aerospace Research Establishment (DLR) havia sido selecionado pela Agência Espacial Alemã (DARA) para conduzir a segunda missão. O DLR, a NASA, a Agência Espacial Européia (ESA), e agências na França e no Japão contribuíram para o programa científico D-2. Onze nações participaram nos experimentos. Dos 88 experimentos conduzidos na missão D-2, quatro foram patrocinados pela NASA.

O grupo trabalhou em dois turnos de meio período para realizar investigações nas áreas de mecânica dos fluidos, ciência dos materiais, ciências da vida, ciências biológicas, tecnologia, observações da Terra, física atmosférica e astronomia. Muitos dos experimentos avançaram as pesquisas da missão D-1 conduzindo testes similares, utilizando hardware aprimorado, ou implementando métodos que se utilizassem dos avanços técnicos alcançados até o ano de 1985. A missão D-2 também continha uma série de novos experimentos que não havia voado anteriormente na missão D-1.

A D-2 conduziu a primeira captura tele-robótica de um objeto flutuando livremente através de controladores na Alemanha. O grupo também conduziu a primeira injeção intravenosa de solução salina no espaço para estudar a resposta do corpo humano à substituição direta de fluidos como uma contra-medida para problemas durante o voo espacial. Eles também completaram com sucesso um procedimento de manutenção em voo de coletagem de água suja, permitindo que a missão continuasse.

Os membros da STS-55 também participaram de dois experimentos de radioamadorismo, o SAREX II dos Estados Unidos e o SAFEX da Alemanha. Os experimentos permitiram que estudantes e operadores de radioamador de todo o mundo conversassem diretamente com o ônibus espacial em órbita e também a participação em uma conferência de medicina espacial junto com a Clínica Mayo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Mark Wade. «STS-55». Encyclopedia Astronautica. Consultado em 26 de julho de 2019 
  2. a b c d Joachim Becker e Heinz Janssen (1 de janeiro de 2019). «STS-55». SPACEFACTS. Consultado em 26 de julho de 2019 
  3. a b c d «STS-55». NASA. Consultado em 26 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
STS-56
Programa de Ônibus espaciais
1981 - 2011
Sucedido por
STS-57
Precedido por
STS-56
Voos tripulados
Sucedido por
STS-57