STS-41-B – Wikipédia, a enciclopédia livre

STS-41-B
Informações da missão
Operadora NASA
Ônibus espacial Challenger
Astronautas Vance Brand
Robert Gibson
Bruce McCandless
Robert Stewart
Ronald McNair
Base de lançamento Plataforma 39A, Centro
Espacial John F. Kennedy
Lançamento 3 de fevereiro de 1984
13h00min00s UTC
Cabo Canaveral, Flórida,
Estados Unidos
Aterrissagem 11 de março de 1984
12h15min55s UTC
Centro Espacial John F.
Kennedy
, Cabo Canaveral,
Flórida, Estados Unidos
Órbitas 128
Duração 7 dias, 23 horas, 15 minutos,
55 segundos
Altitude orbital 317 quilômetros
Inclinação orbital 28,5 graus
Distância percorrida 5 329 150 quilômetros
Imagem da tripulação
Stewart, Brand, McNair, Gibson e McCandless
Stewart, Brand, McNair, Gibson e McCandless
Navegação
STS-9
STS-41-C

A STS 41-B foi a décima missão espacial a utilizar um ônibus espacial e a quarta missão do Challenger. Nela, pela primeira vez um astronauta flutuou solto no espaço operando uma Unidade Manual de Manobra e a missão fez seu primeiro pouso no Centro Espacial Kennedy.[1]

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Posição Astronauta
Comandante Vance Brand
Piloto Robert Gibson
Especialista de missão 1 Bruce McCandless
Especialista de missão 2 Robert Stewart
Especialista de missão 3 Ronald McNair

Parâmetros da missão[editar | editar código-fonte]

Caminhadas no espaço[editar | editar código-fonte]

  • McCandless e Stewart - EVA 1
  • Começo do EVA 1: 7 de Fevereiro de 1984
  • Fim do EVA 1: 7 de Fevereiro de 1984
  • Duração: 5 horas, 55 minutos
  • McCandless e Stewart - EVA 2
  • Começo do EVA 2: 9 de Fevereiro de 1984
  • Fim do EVA 2: 9 de Fevereiro de 1984
  • Duração: 6 horas, 17 minutos

Hora de acordar[editar | editar código-fonte]

Principais fatos[editar | editar código-fonte]

Após a STS-9, o sistema de numeração dos voos para missões com ônibus espaciais foi mudado, Então, o voo seguinte. ao invés de ser designado STS-10, se tornou STS 41-B. O novo sistema de numeração foi desenvolvido para ser mais específico de modo que o primeiro numeral indicava o ano fiscal em que o lançamento ocorreu.

O segundo numeral representava o local de lançamento com 1 para o Centro Espacial Kennedy e 2 para a Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. A letra representava o ordem do lançamento , " B" era o segundo lançamento marcado neste ano fiscal. (Após o acidente com a Challenger, a NASA restabeleceu o sistema de numeração original. O voo seguinte ao 51-L foi o STS-26.)

A missão foi o quarto voo da Challenger. A decolagem ocorreu em 3 de Fevereiro de 1984. Dois satélites de comunicação, um para a Western Union (Westar 6) e outro para a Indonésia (Palapa B2) foram lançados no espaço oito horas após o lançamento da nave. Entretanto, o Payload Assist Modules (PAM) de ambos os satélites funcionou com problemas, colocando-os em uma órbita inferior à planejada. Ambos os satélites foram resgatados e lançados com sucesso em novembro seguinte, durante a STS 51-A, a décima quarta missão, pela Discovery.

O grupo da STS 41-B incluía o comandante Vance Brand, em seu segundo voo em um ônibus espacial; o piloto Robert Gibson; e os especialistas de missão Bruce McCandless II, Ronald McNair e Robert Stewart.

Um ponto alto da missão ocorreu no primeiro dia quando os astronautas McCandless e Stewart realizaram a primeira caminhada no espaço livre, operando a Unidade Manual de Manobra Manned Maneuvering Unit (MMU) pela primeira vez. McCandless, foi o primeiro satélite terrestre humano e se distanciou até 98 metros da nave, enquanto Stewart testou a "estação de trabalho" seguro pelo pé, no final do braço robótico do ônibus espacial. No sétimo dia da missão, ambos os astronautas realizaram um EVA para praticar os procedimentos de captura, recuperação e reparo do satélite Solar Maximum Mission, planejada para a próxima missão, a STS 41-C.

Outro fato importante do STS 41-B foi o voo do satélite SPAS-1 financiado pela Alemanha Ocidental, que havia voado originalmente na STS-7. Desta vez, entretanto, ele se manteve no compartimento de carga devido a um problema elétrico no braço robótico. A missão também carregou cinco caixas de GAS, seis ratos vivos no deck abaixo da cabine de comando, uma câmera Cinema-360 e a continuação do sistema de fluxo contínuo de eletroforese e os experimentos com o reator de Latex monodisperso.

O voo de 7 dias, 23 horas, 15 minuto e 55 segundos terminou em 11 de Fevereiro às 12h15min UTC, em Cabo Kennedy, sendo a primeira aterrissagem de um ônibus espacial neste local. A Challenger completou 127 órbitas e percorreu 5 329 150 km.

O astronauta Bruce McCandless executa o Manned Maneuvering Unit (Unidade Manual de Manobra). (NASA)
McCandless aproxima-se da máxima distancia do Challenger.
Bruce McCandless demonstra o MMU flutuando no espaço sobre uma Terra cheia de nuvens. (NASA)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NASA. «STS-41B». Consultado em 13 de maio de 2013 

Precedido por
STS-9
Voos tripulados
Sucedido por
Soyuz T-10