STS-122 – Wikipédia, a enciclopédia livre

STS-122
Informações da missão
Operadora NASA
Ônibus espacial Atlantis
Astronautas Stephen Frick
Alan Poindexter
Leland Melvin
Rex Walheim
Hans Schlegel
Stanley Love
Subindo
Léopold Eyharts
Descendo
Daniel Tani
Base de lançamento Plataforma 39A, Centro
Espacial John F. Kennedy
Lançamento 7 de fevereiro de 2008
19h45min00s UTC
Cabo Canaveral, Flórida,
Estados Unidos
Aterrissagem 20 de fevereiro de 2008
14h07min10s UTC
Centro Espacial John F.
Kennedy
, Cabo Canaveral,
Flórida, Estados Unidos
Órbitas 202
Duração 12 dias, 18 horas,
21 minutos, 50 segundos
Altitude orbital 339 por 331 quilômetros
Inclinação orbital 51,6 graus
Distância percorrida 8,5 milhões de quilômetros
Imagem da tripulação
Melvin, Frick, Walheim, Eyharts, Love, Poindexter e Schlegel
Melvin, Frick, Walheim, Eyharts, Love, Poindexter e Schlegel
Navegação
STS-120
STS-123

STS-122 foi uma missão da NASA com o ônibus espacial Atlantis dando continuidade a construção da Estação Espacial Internacional, sendo a 24ª missão para a ISS (sigla em inglês), e o 121º voo de um ônibus espacial, também denominada como missão 1E para montagem da ISS.[1][2][3]

Tripulação[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

Posição Tripulantes Duração Pousou na
Comandante Estados Unidos Stephen Frick 12d 18h 21m 38s STS-122
Piloto Estados Unidos Alan Poindexter
Especialista de Missão 1 Estados Unidos Leland Melvin
Especialista de Missão 2 Estados Unidos Rex Walheim
Especialista de Missão 3 Alemanha Hans Schlegel
Especialista de Missão 4 Estados Unidos Stanley Love
Especialista de Missão 5 Estados Unidos Léopold Eyharts 48d 04h 53m 36s STS-123

Retornando da ISS[editar | editar código-fonte]

Posição Tripulantes Duração Lançou na
Tripulante da ISS Estados Unidos Daniel Tani 119d 22h 28m 49s STS-120

Objetivos[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

A data inicial da missão STS-122 era o dia 6 de dezembro de 2007, contudo uma falha na leitura do sensor (ECO), responsável em informar se o tanque de combustível está cheio, provocou o adiamento para o dia 9 de dezembro de 2007. Durante os preparativos para o lançamento, novamente os sensores falharam, o que resultou em novo adiamento para o dia 3 de janeiro de 2008, e posteriormente para 10 de Janeiro, sendo finalmente lançando em 7 de fevereiro de 2008.

Continuar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Sendo o principal objetivo acoplar o módulo europeu Columbus na ISS (avaliado em US$ 1,9 bilhão), principal contribuição da ESA à estrutura da Estação, e troca de parte da tripulação da Expedição 16. O francês Léopold Eyharts substitui o Engenheiro de Voo, Daniel Tani, que retorna à Terra.

Dia a dia[editar | editar código-fonte]

Fontes:[1][2][3]

Lançamento do Atlantis
O laboratório Columbus
O astronauta Walheim
O astronauta Schlegel
Walheim instala o Columbus
O Columbus instalado
A ISS após a partida do Atlantis
O pouso do Atlantis

7 de fevereiro - Quinta-feira

Depois de correr o risco de não ser lançada novamente devido ao mau tempo, o Atlantis finalmente partiu com sucesso às 19h45 UTC (17h45 de Brasília).

8 de fevereiro - Sexta-feira

O ônibus espacial Atlantis viaja em direção à ISS. Feita inspeção na nave para verificar danos durante o lançamento.

9 de fevereiro - Sábado

O ônibus espacial Atlantis se acoplou neste sábado à Estação Espacial Internacional (ISS) às 17h17 (UTC), no total a viagem de quase 400 mil km durou 48 horas. A abertura das comportas que separam as duas naves aconteceu cerca de uma hora depois, tempo necessário para verificar o hermetismo das mesmas.

10 de fevereiro - Domingo

O astronauta alemão Hans Schlegel, que participaria da 1ª caminhada, fica doente e é substituído pelo americano Stanley Love, informou a agência espacial americana, assim a caminhada prevista para hoje foi adiada para segunda-feira.

11 de fevereiro - Segunda-feira

Foi realizada a primeira caminhada espacial da missão que instalou o laboratório espacial europeu Columbus conectando-o ao módulo Harmony. O novo laboratório pesa 12,8 t e mede quase sete metros de comprimento, ele foi retirado do ônibus Atlantis através do braço robótico e instalado pelos astronautas Stan Love e Rex Walheim que ficaram no espaço 7 horas e 58 minutos.

12 de fevereiro - Terça-feira

Após ter passado mal, e ser substituído por outro astronauta na primeira caminha espacial que acabou tendo um atraso de 24 horas, o alemão Hans Schlegel foi confirmado para participar da segunda caminha espacial junto com Rex Walheim.

Os astronautas Léopold Eyharts e Hans Schlegel, da Agência Espacial Européia (ESA), entraram pela primeira vez no laboratório Columbus, antes de abrir a escotilha de acesso, Eyharts disse que se tratava "de um grande momento", "Hans e eu estamos muito orgulhosos de estar aqui e de entrar pela primeira vez no módulo Columbus" completou.

Com uma vida útil prevista de 10 anos, o Columbus tem 7 m e pesa 10,3 t em terra. Apesar de ser o menor dos laboratórios da ISS, tem um volume e potência similares aos demais.

13 de fevereiro - Quarta-feira

Os astronautas Walheim e Schlegel fazem a segunda caminhada espacial com o objetivo de instalar um novo tanque de nitrogênio, que faz parte do sistema de refrigeração da ISS, na viga P1, o tanque velho foi retirado com ajuda dos braços robóticos. O novo tanque possui massa de 250 Kg e poderá ser futuramente reabastecido em orbita. No total a caminhada durou 6h45min.

14 de fevereiro - Quinta-feira

Astronautas se apressam em preparar o laboratório espacial europeu Columbus para suas primeiras experiências, além de fazer todos os preparativos para a terceira caminhada espacial. A NASA informou que a missão foi prorrogada por mais 24 horas.

15 de fevereiro - Sexta-feira

Os astronautas Walheim e Love fizeram a terceira e última caminhada espacial, o principal objetivo foi instalar equipamentos no exterior do laboratório espacial europeu Columbus, dentre os quais duas unidades científicas, uma delas é o Solar, um observatório para monitorar a atividade do Sol durante pelo menos 18 meses, e o outro é o Sistema Europeu de Exposição Tecnológica, que realizará nove experimentos que requerem contato com o ambiente espacial.

Walheim e Love também recolheram um giroscópio quebrado da ISS e determinaram se uma pequena depressão em um dos corrimões rasgou uma das luvas dos astronautas. No total a caminhada durou 7 horas e 25 minutos.

16 de fevereiro - Sábado

As tripulações do ônibus espacial e da ISS passaram o dia transferindo equipamentos para o laboratório espacial europeu Columbus, e também participaram de uma videoconferência com a imprensa. Foram acionados o sistema de propulsão do Atlantis com objetivo de elevar a órbita da ISS em 2,2 km, tendo como meta preparar a Estação Espacial para chegada do Endeavour durante a missão STS-123.

17 de fevereiro - Domingo

Concluída a transferência de equipamentos e suprimentos entre o Atlantis e ISS. Foram feitos os procedimentos para desacoplamento do ônibus espacial, prevista para 6h27 de segunda-feira. A tripulação conjunta do Atlantis e da ISS com dez astronautas ao todo, dedicou as últimas horas de trabalho à ativação de diferentes sistemas no interior do laboratório Columbus.

18 de fevereiro - Segunda-feira

O Atlantis desacoplou da ISS, às 9h24 (UTC), e inicia seu retorno à Terra, a chegada está prevista para 20 de fevereiro às 11h06 de Brasília no Centro Espacial Kennedy, situado no Cabo Canaveral.

19 de fevereiro - Terça-feira

Os sete astronautas do ônibus espacial Atlantis ajustaram equipamentos a bordo da nave e montaram um assento especial para Daniel Tani, que passou 120 dias na ISS, enquanto se preparam para o retorno à Terra. O comandante Stephen Frick, e o piloto Alan Poindexter testaram os motores propulsores e outros sistemas cruciais da nave de 100 t.

20 de fevereiro - Quarta-feira

O ônibus espacial Atlantis pousou com sucesso às 9h07 (UTC) (11h07 pelo horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral. O procedimento começou com o acionamento dos motores por volta das 10h (de Brasília), quando a Atlantis completava a órbita 202, a uma velocidade de 27 700 km/h. Ao frear a nave, os astronautas tornaram a Atlantis suscetível à gravidade do planeta.

Na sede do Centro Espacial, familiares da tripulação aguardavam a chegada da nave para dar boas-vindas aos astronautas. "Nós estamos extremamente felizes por estar em casa", disse o comandante da missão, Stephen Frick. "Graças a todos por nos trazer em segurança à Terra", completou.

Caminhadas espaciais[editar | editar código-fonte]

[1][2][3]

Missão Astronautas Começo (UTC) Fim (UTC) Duração Tarefa
EVA1 Rex Walheim
Stanley Love
11 de Fevereiro
14h13
11 de Fevereiro
22h11
7 horas 58 minutos Instalar e ativar o módulo Columbus
EVA2 Walheim
Hans Schlegel
13 de Fevereiro
14h27
13 de Fevereiro
21h12
6 horas, 45 minutos Instalar um novo tanque de nitrogênio na viga P1
EVA3 Walheim
Love
15 de Fevereiro
13h07
15 de Fevereiro
20h32
7 horas, 25 minutos Instalar equipamentos científicos no Columbus, entre eles, o Observatório SOLAR e recolher um giroscópio defeituoso.

Hora de acordar[editar | editar código-fonte]

Fonte:[1][2][3]

No que se tornou uma tradição nas missões espaciais, é tocada uma música no começo de cada dia, escolhida especialmente por terem uma ligação com algum tripulante ou mesmo com a situação de momento.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d e f Mark Wade. «STS-122». Encyclopedia Astronautica. Consultado em 29 de julho de 2019 
  2. a b c d e f Joachim Becker e Heinz Janssen (1 de janeiro de 2019). «STS-122». SPACEFACTS. Consultado em 29 de julho de 2019 
  3. a b c d e f «STS-122». NASA. Consultado em 29 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre STS-122

Precedido por
STS-120
Programa de Ônibus espaciais
1981 - 2011
Sucedido por
STS-123
Precedido por
STS-120
Voos tripulados
Sucedido por
STS-123