Richard Whitcomb – Wikipédia, a enciclopédia livre

Richard Whitcomb
Richard Whitcomb
Nascimento 21 de fevereiro de 1921
Evanston
Morte 13 de outubro de 2009 (88 anos)
Newport News
Nacionalidade estadunidense
Prêmios Medalha Nacional de Ciências (1973), Medalha Howard N. Potts (1979)
Campo(s) Engenharia aeroespacial

Richard T. Whitcomb (Evanston, 21 de fevereiro de 1921Newport News, 13 de outubro de 2009) foi um engenheiro aeroespacial estadunidense. Tornou-se reconhecido internacionalmente por suas contribuições para a aerodinâmica. Whitcomb foi responsável por três ideias marcantes, todas foram sobre partidas radicais da teoria aerodinâmica e convencional. Ideias essas, que mudaram para sempre o voo de aeronaves.

Nasceu em Evanston, Illinois, mas cresceu em Worcester, Massachusetts. Bacharelou-se no Instituto Politécnico de Worcester e passou a maior parte da sua carreira no Langley Research Center operado pelo NACA e pelo seu sucessor, NASA.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Na década de 1950, a regra de área afirma que dois corpos com a mesma distribuição de área transversal terão o mesmo arrasto de onda, como medido no campo distante. Como o corpo AXI-simétrico com o arrasto de onda mínima no fluxo transónico foi mostrado para ser o Sears-Haack corpo, isso proporcionou uma distribuição ideal para comparar projetos. O impacto deste conceito no desenho das aeronaves foi imediato. O protótipo Convair YF-102 foi encontrado para não ser capaz de exceder a velocidade do som em voo nivelado. Esculpindo a fuselagem, para reduzir a fuselagem área transversal na região da asa, a distribuição de área da aeronave foi feita mais perto do ideal. A aeronave resultante foi encontrada para ser capaz de exceder velocidade do som em voo nivelado. Para esta descoberta, a "e" ganhou o Collier Trophy em 1954.

Na década de 1960, a Wingtip desenvolveu o supercrítico, e na década de 1970, a dispositivo de winglets, os dispositivos usados no wingtips, normal ao wingspar, estendendo-se para cima e para baixo, o que reduz os vórtices Wingtip e o Arraste induzido tais vórtices criam, melhorando a eficiência aerodinâmica da asa e visto frequentemente em aerolinhas modernas, em que eles reduzem o consumo de combustível, e em planadores em que eles melhoram a proporção plana.

Recebeu os seguintes prémios. A medalha de serviço excecional de naca em 1955, medalha de serviço ilustre 1956, medalha de serviço científico excecional da NASA 1959, Medalha Nacional de ciência em 1973, o Troféu Memorial de Ana Wright, a Academia Nacional de engenharia de 1976, Medalha de Howard N. Potts em 1979, e o Hall da fama nacional de inventores 2003.

Referências

  1. «Dr. Richard T. Whitcomb». National Air and Space Museum (em inglês). 16 de janeiro de 2016. Consultado em 13 de janeiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]