Leonard Kleinrock – Wikipédia, a enciclopédia livre

Leonard Kleinrock
Leonard Kleinrock
Nascimento 13 de junho de 1934 (89 anos)
Nova Iorque
Residência Nova Iorque, Los Angeles
Nacionalidade estadunidense
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Ocupação matemático, cientista de computação, inventor de patentes, professor
Prêmios Prêmio Marconi (1986), Prêmio SIGCOMM (1990), Prêmio Memorial Harry H. Goode (1996), Prêmio Internet IEEE (2000), Medalha Nacional de Ciências (2007), Prêmio Dan David (2010), Medalha Alexander Graham Bell IEEE (2012), Internet Hall of Fame (2012), Prêmios Fronteiras do Conhecimento (2014)
Empregador(a) Universidade da Califórnia em Los Angeles
Orientador(a)(es/s) Edward Arthurs
Instituições Universidade da Califórnia em Los Angeles
Campo(s) ciência da computação
Tese 1963: Message Delay in Communication Nets with Storage
Página oficial
https://www.lk.cs.ucla.edu/index.html

Leonard Kleinrock (Nova Iorque, 13 de junho de 1934) é um engenheiro e cientista da computação e professor de ciência da computação da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), que fez diversas contribuições importantes para o campo das redes de computadores, em especial para o lado teórico das redes de computadores e da teoria das filas. Ele também desempenhou um papel importante no desenvolvimento da Arpanet, a precursora da Internet, na UCLA.

Sua obra mais conhecida e importante é o seu trabalho inicial sobre a teoria das filas, que tem aplicações em vários campos, entre elas, como base matemática para a comutação de pacotes, a tecnologia básica por trás da Internet. Sua primeira contribuição para este campo foi sua tese de doutorado no Massachusetts Institute of Technology, em 1962.

Induzidos no Internet Hall of Fame 2012, incluindo Leonard Kleinrock (sentado, quinto a partir da esquerda)

Ele descreveu este trabalho como:

"Basicamente, o que eu fiz para minha pesquisa de doutorado em 1961-1962 foi de estabelecer uma teoria matemática de redes de pacotes ...."

Sua obra teórica sobre roteamento hierárquico, feito no final de 1970 com seu então aluno Farouk Kamoun, é fundamental para o funcionamento da Internet atualmente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


·