Ilha de Pantelária – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pantelária
Pantelleria/Pantillirìa

Localização de Pantelleria.
36° 50′ 0′′ N, 11° 57′ 0′′ E
Geografia física
País Itália
Localização Mar Mediterrâneo
Ponto culminante Montagna Grande, 836 m
Geografia humana
População 7679 (2004)
Densidade 73 hab./km²

Pantelária (em italiano Pantelleria e em siciliano Pantillirìa, antiga Cossyra) é uma ilha no Estreito da Sicília no Mar Mediterrâneo, 85 km a sudoeste da extremidade da Sicília ocidental e a 70 km a leste da costa africana.[1][2][3] A ilha pertence à província siciliana de Trapani.[1][2][3] Administrativamente, a ilha tem apenas um município, que leva o mesmo nome da ilha (a comune de Pantelária), cuja população em 2001 era de 6044 habitantes.

A ilha é inteiramente de origem vulcânica, sendo seu ponto mais alto uma cratera vulcânica extinta que se eleva a 836 metros acima do nível do mar. Fontes de água mineral quente e ebulições de vapor ainda denunciam a presença de atividade vulcânica. A ilha é fértil, mas carece de água fresca.

Pantelleria conecta-se com a ilha-mãe por barcos que partem de Trápani ou Agrigento.[1][2][3] É através do transporte marítimo que a ilha exporta sua produção vinícola.[1][2][3]

Uma das principais atrações da ilha são os dammusi, pequenas casas rurais feitas em pedras lávicas em formato cúbico, com aberturas em arco e tetos brancos em cúpula.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências